LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

10 CAPITAIS PODEM NÃO TER 2° TURNO

A cerca de 48 horas do início das votações em todos os municípios do Brasil, o privilégio de vencer a eleição já em primeiro turno é considerado por 10 candidatos à prefeitura entre as 26 capitais.
Nestas cidades, as intenções de voto dos líderes superam os 40%, de acordo com as pesquisas mais recentes, enquanto seus oponentes mais próximos derrapam ao redor dos 20% ou 10%. O Rio de Janeiro é a capital mais previsível Os 90 dias de campanha eleitoral apenas comprovaram o favoritismo do atual prefeito Eduardo Paes (PMDB) à reeleição contra a oposição de PSOL, PSDB, DEM e PV.

O candidato, cujo apoio soma 15 partidos, vai às urnas neste domingo com a projeção de 57% das intenções de voto — 66% na contagem apenas dos votos válidos, modo como a Justiça Eleitoral divulga o resultado oficial das eleições. Marcelo Freixo , do PSOL, espera confirmar 20% dos votos cariocas na segunda posição, revelou o Datafolha. Porto Alegre e Boa Vista também indicam que mais de 50% dos eleitores já escolheram um candidato: José Fortunati , do PDT, com 51% das intenções de voto, e Teresa, do PMDB, com 54%.


A capital com cenário mais polarizado é Belo Horizonte. O atual prefeito Marcio Lacerda (PSB) e aliados anunciam uma vitória à militância já neste domingo, apesar do crescimento do rival Patrus Ananias (PT), que alcança os 34%. Lacerda aparece com 45% das intenções de voto, segundo a última pesquisa Datafolha, e 54% contando apenas os votos válidos.
Na reta final, a capital mineira foi palco de ataques em discurso entre o senador tucano Aécio Neves e a presidenta Dilma Rousseff , o que deve provodcar efeitos colaterais na boca de urna. “Belo Horizonte votará em um cenário mais ou menos fragmentado”, observa o cientista político Leoncio Rodrigues.


Em uma análise partidária das dez capitais prestes à uma decisão, PT ou PSDB não contam com candidatos em cinco — Goiânia, Palmas, Aracaju, Maceió e Boa Vista. E em outras três — Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória — uma das duas legendas está fora da disputa pela liderança. “Isso mostra que petistas e tucanos saíram enfraquecidos destas eleições, perderam espaço”, afirma Rodrigues.
Se o antagonismo entre as duas siglas é mais evidente na capital mineira, na capital capixaba seus candidatos apresentam campanhas opostas. O tucano Luiz Paulo Velloso Lucas é o favorito com 43% das intenções de voto. Já Iriny Lopes, do PT, chega apenas aos 16%, segundo última pesquisa Ibope. Em Porto Alegre, Adão Villaverde (PT) e Wambert di Lorenzo (PSDB) oscilaram entre 12% e 2%. “Há um esgotamento desta polarização, desde a eleição para presidente em 1994”, diz Carlos Melo, professor de Ciência Política do Insper.
“Isso significa um enjoo do eleitor, e o surgimento de outras alternativas”, acrescenta, citando os casos de São Paulo ( Celso Russomanno ) e Curitiba (Ratinho Jr). “Porém, a maior lição destas eleições é que o resultado de uma pesquisa é apenas a foto do dia”, pondera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário