LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PREÇO DA ENERGIA ELÉTRICA DEVE CAIR 26%

O pacote de redução dos custos de energia elétrica, somado ao resultado do terceiro ciclo de revisão tarifária das distribuidoras, deve gerar queda média de aproximadamente 26% nas tarifas aos consumidores, segundo o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite.
Segundo estudo da Abradee, 20% da redução de custos deve vir das medidas que o governo anunciou no dia 11 de setembro, que incluem a diminuição de encargos setoriais e a renovação das concessões de geração e transmissão de energia.
Outros 6% devem vir da redução da componente tarifária de distribuição, que também terá impacto nas tarifas finais dos consumidores.
Concessões
Leite afirmou ainda que, dentro desse cenário, a tendência para as empresas de distribuição é aceitar as condições apresentadas pelo governo e renovar as concessões que vencem entre 2015 e 2017.
Entre as empresas de geração e transmissão, ainda há dúvidas sobre se a melhor alternativa é aceitar as condições para renovar as concessões ou deixar que os contratos vençam, aproveitando, até o prazo final, tarifas mais elevadas. "Mas entre as distribuidoras, não há maiores questionamentos", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário