LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

terça-feira, 2 de outubro de 2012

VIOLENCIA POLITICA NO INTERIOR DO RN

A reta final da campanha eleitoral está marcada pela violência no interior do Rio Grande do Norte. Até agora já foram pelo menos dez incidentes registrados, a maior parte em municípios de pequeno porte. Os atos são justificados pelos ânimos acirrados, normalmente entre dois grupos políticos rivais, os que estão no poder e os que fazem oposição, ou motivados por suspeitas de compra de voto. Na Justiça Eleitoral, por enquanto, não há registros formais de nenhuma ocorrência porque os crimes são investigados na Justiça comum. O Diário de Natal fez um levantamento e constatou notícias de incidentes em Mossoró, Santa Cruz, Touros, Francisco Dantas, Monte Alegre, Ceará-Mirim, Caiçara do Rio do Vento, Pau dos Ferros, Antônio Martins e Cruzeta.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o reforço de tropas federais para garantir a segurança da população em 119 municípios potiguares. Mas o pedido ainda não foi julgado. Proporcionalmente, o RN é o estado brasileiro que mais pediu reforços, o que fez com que fossem solicitadas vistas ao pedido pela ministra Carmem Lúcia. Porém, nenhum dos incidentes está sendo investigado pela Corte Eleitoral porque normalmente se enquadram como crimes da Justiça comum. (Sérgio Henrique)
istante 389 quilômetros de Natal, a cidade de Francisco Dantas, na região de Pau dos Ferros (Alto Oeste), é a que mais preocupa pelos índices de ocorrências. De acordo com o chefe de cartório da 40ª Zona Eleitoral (Pau dos Ferros), João Milton, os ânimos estão acirrados na cidade. "Não sabemos porque tanta violência. O pessoal é muito apaixonado. Agrediram um rapaz com um capacete numa carreata. Teve até agressões com um chicote de vaqueiro, e uma briga generalizada numa carreata e comício. Com a briga, as garrafas de um bar que fica próximo foram arremessadas na multidão", contou ele. O chefe de cartório destaca que não apenas os eleitores se envolvem em confusão.

TRE solicitou tropas federais para garantir as eleições em 119 municípios. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
No dia 18 de setembro, o ex-prefeito e atual delegado partidário Geraldo Magela foi preso em flagrante por porte ilegal de arma. "Ele é policial aposentado e estava com uma pistola com numeração raspada fazendo visita a eleitores". No caso do município de Francisco Dantas, um fato complicador é que acidade não está contemplada na lista que solicitou reforço federal. "Quando a gente solicitou tropas para Pau dos Ferros, Rafael Fernandes e São Francisco do Oeste, aqui na região, Francisco Dantas não estava tão perigosa. Para coibir a violência, solicitamos apoio ao comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM)", explicou.

Caiçara: cerco a jornalistaUm atentado de morte foi registrado em Caiçara do Rio do Vento, a 95 quilômetros de Natal, no dia 15 de setembro. O jornalista Roberto Guedes, de 60 anos, foi vítima de uma emboscada quando um grupo de homens cercou seu carro e arremessou pedras. Ele teve um braço quebrado ao tentar fugir do cerco, e obteve ajuda num posto da Polícia Rodoviária Federal em Macaíba. Roberto Guedes precisou ser internado num hospital particular da capital. A vítima declarou em entrevistas que os responsáveis são pessoas ligadas politicamente ao ex-prefeito Felipe Elói Muller (PP) e a dois vereadores. Em comunicado à imprensa, o ex-prefeito negou as acusações.

Santa Cruz: disparos e pedra nos carrosA campanha está turbulenta também em Santa Cruz, no Trairi, a 111 quilômetros da capital, que tem quatro candidatos a prefeito. Um rapaz teria sofrido disparos por arma de fogo na passeata do prefeito e candidato a reeleição Péricles Rocha (PSD). A coligação Agora Vai, da candidata Dra. Fernanda Costa (PMDB), acusa adversários de atirar pedras nos carros de campanha. Na quarta da semana passada (25), o prefeito Péricles foi perseguido por duas motocicletas com quatro pessoas enquanto fazia campanha política por residências da cidade e solicitou escolta policial. Ele também registrou Boletim de Ocorrência.

Touros: falso atentadoEm Touros (litoral Norte do Estado), a 98 quilômetros de Natal, houve um suposto falso atentado contra o candidato Ney Leite (PSD) no sábado passado. O ato seria criação dos próprios correligionários do candidato, no intuito de culpar os eleitores da atual prefeita e candidata a reeleição, Luciana Farias (PPS).

Antônio Martins: atentado ao prefeitoO prefeito do município de Antonio Martins (distante 357 quilômetros da capital), Edmilson Fernandes de Amorim (PMDB), sofreu um atentado no dia 20 de setembro, no caminho entre sua cidade e a vizinha Frutuoso Gomes, ambas no Alto Oeste Potiguar. Ele disse que seu carro foi interceptado por quatro homens em um Pálio de cor branca e, após a interceptação, ele foi obrigado a descer do seu veículo, quando foi espancado. Nas urnas, Edmilson enfrenta o ex-prefeito e ex-aliado político José Júlio (PSD), que divulgou nota de esclarecimento sobre o caso negando qualquer participação ou interesse na agressão ao seu adversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário