LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 11 de agosto de 2012

COLIGAÇÃO CANCELA COMÍCIO DE HOJE NO BOA ESPERANÇA


Em virtude do falecimento ocorrido hoje pela manhã no Hospital Luiz Antônio do Sr José Rodrigues de Albuquerque, conhecido como   Zé de Joca, pai de Tonho do Bar , Manelzinho, João Biscoito  e do Candidato a vice prefeito Ramalho do PSDC , EM RESPEITO AO LUTO DE TODA A FAMÍLIA  não haverá movimentação da coligação vitória que vem do povo , movimentação esta que estava programada para o bairro Boa Esperança onde reside sua família.

CANDIDATA OTÊMIA E COLIGAÇÃO FAZEM GRANDE MOVIMENTAÇÃO NESTE SÁBADO

 

A coligação vitória que vem do povo fará movimentação neste sábado, às 19 horas haverá concentração na Praça 20 de julho e de lá sairemos com destino ao bairro Boa Esperança onde lá a coligação fará um comício em que candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador falarão ao povo daquela comunidade.

 O trajeto da passeata será a saída da Praça 20 de julho as 20 horas  onde passaremos pela Princesa Isabel , pegando a rua José Moreira, descendo pela Augusto Gomes , dai iremos pela Rua São José, Manoel Pinheiro, entrando pela Rua Idalino Dário em  direção a Praça São Pedro .

Está confirmada a presença  todos os candidatos da coligação, além  de lideranças politicas, vereadores, educadores, comerciantes , taxistas ,  juventude de Montanhas  e a grande participação popular como já é de costume nas movimentações da coligação.



COLIGAÇÕES FAZEM MOVIMENTO NESTE FINAL DE SEMANA



Partido Verde – PV - SÁBADO

Recebemos em nossa redação, por parte do Partido Verde, Diretório Municipal, a programação do final de semana, na oportunidade Adriana Cruz, Candidata a Prefeita por esta agremiação partidária, comunica aos nossos leitores e a população de Montanhas, que neste sábado, dia 11 de agosto, estará realizando passeata e comício no bairro Cidade Nova.
Nos informa que a passeata, sairá do seu comitê, localizado na Av. Augusto Gomes, de frente a Delegacia de Polícia, atualmente desativada, pelas ruas da cidade de Montanhas, a partir das 8:00 horas. Adriana convida todos a fazerem presente na passeata e que participem do comício para que assim possam ouvir as suas propostas, bem como as dos seus candidatos a vereador.

Coligação “Unidos pelo Povo” PSDC e PCdoB - DOMINGO

A coligação que apresenta como candidato a Prefeito Manuel Gustavo, fará neste domingo, dia 12 de agosto, Carreata pelas Ruas da Cidade de Montanhas, concentração no Bairro Cidade Nova, a partir das 17:00 horas, com itinerário programado pela Rua Severino Soares, Av. Princesa Isabel, Praça 20 de Julho, Rua Joaquim Inácio, Rua São João, Rua São José, Rua Manoel Pinheiro, Rua Principal Boa Esperança, Rua José Pinto Freire e Av. Augusto Gomes, onde realizará Comício, com a participação de lideranças políticas, apresentação dos Candidatos a Vereador, e falará ao Povo de Montanhas os candidatos a Vice Prefeito Ramalho e a Prefeito Manoel Gustavo, na oportunidade, ambos falarão sobre suas propostas de governo.
Confira e faça a sua avaliação, essas foram as informações que chegaram até o presente momento em nossa redação. Continuem votando em nossa enquete, sobre a questão do debate político, já ultrapassamos os 500 votos em pouco menos de uma semana, portanto, agradecemos aos acessos.

CREDITOS DO BLOG MONTANHAS EM AÇÃO

COLIGAÇÃO FORÇA DO POVO-DOMINGO

A coligação fará concentração as 19h na Praça do Bairro Cidade Nova, percorrendo as principais ruas da cidade e finalizando com o 1º comício na Praça São Pedro no Bairro Boa Esperança.

O trajeto será pela rua  Francisco Soares, Princesa Isabel , praça 20 de julho, Rua São Jsé, Rua Manoel Pinheiroe Chegada no Bairro Boa Esperança onde haverá comicio na Praça São Pedro, onde os candidatos da coligação levarão suas falas ao povo da comunidade e aos demais presentes  .

créditos :facebook

CAMINHÃO DA MARÉ MANSA VIRA EM SANTA CRUZ


Na noite dessa quinta  (09), por volta das 21:00 hs, um caminhão de pequeno porte das lojas Maré Mansa estava sendo rebocado por outro caminhão devido a problemas mecânicos quando o cabo de aço que vinha preso aos dois caminhões se desprendeu. Com isso, o veículo da Maré Mansa caiu em uma ribanceira, tombando em seguida. Ninguém se feriu gravemente. 

Os ocupantes do veiculo, que eram o motorista e um ajudante, sofreram apenas escoriações leves e estão bem. O fato ocorreu próximo à cidade de Santa Cruz-RN.

POLICIA APRESENTA ASSALTANTES DOS CORREIOS



Três integrantes da quadrilha que tentou assaltar a agência dos Correios de Arez  (a 63 km de Natal) foram presos na manhã desta sexta-feira (10).  Fabrício Ferreira Gomes, 30, Genilson Antônio do Nascimento, 31 e um menor de 17 anos já estão presos na Delegacia de Polícia do município.  Com o trio, foram apreendidos três revolveres calibre 38, com munição. O bando tentou arrombar o cofre do prédio, quando foi percebida por um funcionária do local, que acionou os agentes da Polícia Civil. A ação contou com policiais civis e militares da região. A polícia acredita que pelo menos oito pessoas participaram da ação. 

A perseguição seguiu até a região da Fazenda Santa Cruz, na zona rural do município, onde mais um integrante foi pego,  quando tentava fugir por uma zona de mata. O bando estaria na cidade desde a noite de ontem, aguardando o exato momento para invadir a agência. Estão sendo procurados um pálio vermelho e o corola prata, que teriam sido usados durante a fuga.

Com a ajuda de guarnições da Companhia de Policiamento de Goianinha e do 8º Batalhão de Polícia Militar, a polícia ainda procura um Toyota Corolla de cor prata, utilizado na fuga. O inquérito da tentativa de assalto deverá contar com a 
participação da Polícia Federal, já que Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é uma instituição federal.

BAIA FORMOSA: UM CONVITE AO TURISTA




A temporada de ventos está a todo vapor, mudando a paisagem encravada de pedras de Baía Formosa para um visual mais propício ao banho de sol ou aos jogos na areia. A cidade litorânea, colada na Paraíba, a 90km de Natal, agrega natureza espetacular, com ondulação perfeita para a prática de surf, diversas opções de passeios ao ar livre, além de um roteiro gastronômico de dar água na boca.
Alex RégisNa baixa temporada, Baía Formosa é um paraíso para práticas esportivas e passeios ao solNa baixa temporada, Baía Formosa é um paraíso para práticas esportivas e passeios ao sol

Nessa época, que é considerada baixa temporada, o sol ainda não está escaldante e o ambiente intimista de BF justifica uma fugida para esse verdadeiro paraíso.

Quem preferir aportar na cidade na sexta-feira, pode desfrutar da música ao vivo no Castelobaía, um misto de bar, lanchonete, pizzaria e restaurante que funciona durante o dia e a noite. Para acompanhar a cerveja gelada, ou matar aquele fome de última hora, espetinhos a preços justos, além das tigelas de açaí e pizzas ótimas.

O sábado é um convite ao sol, com opções de surf nos picos variados, caminhadas à beira-mar, subida do morro do careca para tonificar as pernas, voley, futevoley, ou simplesmente lagartixar ao sol, na areia ou nas piscinas naturais. Para quem gosta e tem mais disposição, Mata da Estrela, a pé ou de bike. No melhor point de surf, o Pontal, destaque para a Barraca do Zé. O proprietário Zé Pretinho abre o bar quando quer, mas recebe amigos para reuniões intimistas. Ele e seu espaço são verdadeiras atrações turísticas.

Tanto esforço físico vale um almoço bem regional, de preferência, com o pé na areia. A parada obrigatória é no Bar do Cocota (na praia principal, ou rua da Cacimba), que se diferencia pelo excelente nível da comida litorânea (destaque para a peixada e o peixe grelhado), cerveja "mofada", caranguejo, caldos etc. O atendimento exclusivo também faz o cliente querer voltar mais vezes ao local. Funciona de terça a domingo, da baixa à alta estação. Na praia, existem outras opções para refeições à base de frutos do mar, como o Bar Gaivota, o restaurante da Vandete e a barraca da Dona Raimunda.

 TRIBUNA DO NORTE
Fim de tarde, início da noite, hora de dar uma volta na cidade. O Açaí do Júlio, um dos muitos surfistas de Baía Formosa, congrega a galera do surf para saborear a melhor tigela da cidade. Pessoas ilustres do esporte estão sempre na área, como o big rider Calunga. Na mesma esquina, a tradicional sopa, iguaria que também encontra lugar na lanchonete da Divina (rua Manoel Rodrigues de Melo), onde também é servido um suco de uva no leite, famoso desde o tempo que o surfista Fábio Gouveia (único brasileiro a faturar um título mundial) frequentava a cidade, há uns bons 20 anos.

Para quem não abre mão da boa cozinha italiana, o  bistrô Casa Velha, situado no alto do Bacopari,  tem o toque praiano conferido pelo proprietário Robinson Martins. No menu, destaque para o talharim à Casa Velha, com camarão, cogumelo seco porcini e rúcula. O tradicional filé à pamergiana também faz valer a subida da ladeira. A casa funciona às sextas e sábados, a partir das 18h, e aceita reservas para o fim de semana ou para dias excepcionais, pelo telefone (84) 9117- 4570.  

O giro pela cidade pode se estender para os crepes da Papillon Creperia. Ou ainda aos petiscos do Pôr do Sol (localização privilegiada, em frente à baía). E para quem não dispensa uma lanche simples, o caldo de cana do Cheiroso (na rua Adauto Dornelas Câmara) justifica uma pausa para reposição dos ânimos, à tarde, com direito a um pecado quase mortal: a coxinha de galinha, que é muito bom mesmo.

Quem não está cansado de tantos passeios, pode esticar no Clube Executivo. É onde rola a balada típica local. Cerveja em lata, muito forró nas caixas, isto é, sem muitas atrativos, mas é onde a moçada jovem da cidade se reúne.

JUSTIÇA OBRIGA ESTADO DO RN NOMEIAR TODOS CONCURSADOS

O Governo do Estado terá que convocar e nomear todos os candidatos aprovados no último concurso público da secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Além disso, o Estado está proibido de renovar o termo de parceria com a empresa Associação Marca (A.Marca) para gerir e administrar o Hospital da Mulher "Parteira Maria Correia", em Mossoró. A decisão é do juiz Pedro Cordeiro Júnior, da Vara da Fazenda Pública, que deferiu o pedido feito pelo Ministério Público. Até a tarde de ontem, a Sesap não havia sido intimada, mas garante que irá cumprir todas as determinações judiciais.
Rodrigo SenaHospital da Mulher está sob gestão de A. Marca até o dia 29Hospital da Mulher está sob gestão de A. Marca até o dia 29

De acordo com Fabiana Bezerra, assessora jurídica da Sesap, o Estado, independente da decisão da Justiça, não iria renovar o contrato com a A.Marca. "Desde que a Operação Assepsia foi deflagrada, bloqueamos o pagamento da associação e decidimos que não iríamos renovar o contrato", disse. Até o dia 29 deste mês, o Hospital da Mulher será administrado pela Marca. O contrato assinado em fevereiro passado, custou aos cofres públicos a quantia de R$ 15,8 milhões.

Em curso na Sesap, está o processo para contratação de uma nova empresa que irá administrar o hospital. Ontem, foi encerrado o prazo para que instituições que atuam na área da saúde pública no Estado se qualificarem como organizações sociais (OSs). Quatro empresas procuraram a Secretaria. O resultado desta qualificação será divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) da próxima terça-feira. O Estado espera resolver, nos próximos dias, a contratação da nova OS. Em Mossoró, os funcionários contratados pela Marca já estão cumprindo aviso prévio.

Caso não seja concluído o processo ou se as entidades não atenderem os requisitos exigidos, o Estado poderá apelar, mais uma vez, para a contratação emergencial, explicou o Consultor Geral do Estado, José Marcelo Ferreira Costa, em entrevista concedida à TRIBUNA DO NORTE na última terça-feira. "Vamos esperar a conclusão do processo de qualificação e convocação para adotar outras medidas", disse.

Uma outra opção é assumir os serviços no Hospital da Mulher. Aliás, o juiz Pedro Cordeiro deu prazo de 60 dias para o Estado assim proceder. O magistrado determinou ainda a convocação e nomeação imediata de "todos os aprovados no Concurso Público nº 001/2010 - Searh/Sesap, como forma de substituir todos os profissionais contratados em caráter precário para prestarem serviços no Hospital Parteira Maria Correia". Segundo Fabiana Bezerra, a lista de pessoas que esperam a convocação do Governo é pequena. "Alguns técnicos de enfermagem e enfermeiros, apenas. Salvo engano, todos os médicos pediatras, por exemplo, já foram convocados", disse.

Fabiana informou ainda que um novo concurso público, no prazo de 60 dias, é impossível de ser viabilizado. "O que podemos fazer é o remanejamento de pessoal para que possam assumir os serviços no Hospital da Mulher", colocou. Na prestação de contas apresentada pela A.Marca ao Conselho Estadual de Saúde (CES/RN) no mês de maio, havia no Hospital da Mulher o total de 271 funcionários. 

Para o juiz Pedro Cordeiro, o Estado desrespeita a regra constitucional que determina a prestação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) diretamente pelo poder público, o repasse de verbas públicas sem o devido processo licitatório e a contratação de pessoal sem a realização de concurso público ou teste seletivo. O não cumprimento da determinação judicial enseja ao Estado e ao titular da Sesap, Isaú Gerino, a aplicação de multa diária no valor de R$ 10 mil.

Audiência vai definir futuro dos contratos

Na próxima quarta-feira, um representante do Ministério Público Estadual (MPE), secretaria Municipal de Saúde (SMS), o procurador-geral do Município e o interventor judicial da A.Marca, Marcondes Diógenes, vão participar de uma audiência de conciliação convocada pelo juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, Airton Pinheiro. O objetivo da audiência é "a tentativa de conciliação sobre os termos da extinção dos contratos, fase transitória de intervenção e encampação do objeto pelo Município do Natal".

A intervenção na A.Marca foi autorizada após a deflagração da "Operação Assepsia" pelo MPE no dia 27 de junho. A Justiça decretou a intervenção judicial da Associação na gestão da UPA Pajuçara e Ambulatórios Médicos Especializados - AMES (Nova Natal, Planalto e Brasília Teimosa), e nomeou um interventor para administrar provisoriamente essas unidades de saúde.

No início desse mês, o interventor Marcondes Diógenes apresentou o primeiro relatório sobre as atividades da A.Marca. No documento, ele detalhou os procedimentos utilizados para tentar manter a regularidade do serviço de saúde prestado ao cidadão natalense e sobretudo as dificuldades encontradas.

A "Operação Assepsia" investiga as contratações do Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS), a primeira a administrar a UPA do bairro de Pajuçara; do Instituto de Tecnologia, Capacitação e Integração Social (ITCI), contratado para gerir o Projeto Natal contra a Dengue, e também da Associação Marca para Promoção de Serviços, atualmente responsável pelos contratos de gestão da UPA Pajuçara e dos Ambulatórios Médicos Especializados (AMES) mantidos pelo Município de Natal.

T.R.E PODE TIRAR FACEBOOK DO AR POR 24 HORAS

A rede social Facebook poderá ter que suspender o acesso dos usuários em todo o País por 24 horas por descumprimento da legislação eleitoral. A decisão é do juiz da 13ª Zona Eleitoral, de Florianópolis, Luiz Felipe Siegert Schuch. No final da tarde desta sexta-feira (10), o Facebook apresentou a Schuch pedido de reconsideração da decisão. O juiz ainda analisa o caso, que só deve ser decidido na próxima segunda-feira (13).

Se a decisão do juiz for mantida, o Facebook deverá interromper o acesso à rede social e apresentar a informação de que o site está fora do ar por descumprir a legislação eleitoral. Se essa determinação não for atendida, a empresa terá que pagar multa diária de R$ 50 mil e o prazo de suspensão do Facebook no País será duplicado.

De acordo com a decisão, o Facebook descumpriu uma liminar anterior que determinou que fosse retirada do ar a página “Reage Praia Mole”. A suspensão foi solicitada pelo vereador Dalmo Deusdedit Menezes (PP), de Florianópolis, que concorre à reeleição. O parlamentar argumentou que houve veiculação de "material depreciativo" contra ele, feita de maneira anônima por um usuário. O juiz eleitoral também determinou a identificação das pessoas que criaram a página no Facebook.
Segundo o TRE-SC, o Facebook poderá recorrer ao tribunal regional ou ainda ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A assessoria de imprensa do Facebook no Brasil informou que ainda aguarda um posicionamento oficial da sede, na Califórnia (Estados Unidos), para se manifestar.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

"SENHOR BARRIGA" LANÇA LIVRO EM BIENAL

De longe, ninguém diria que Édgar Vivar é o mesmo homem que interpretou o rabugento Senhor Barriga do seriado Chaves, veiculada em vários países da América Latina a partir da década de 70. Ao menos 60 kgs mais magro, o ator, no entanto, ainda guarda a feição - e os óculos - do personagem. Nesta sexta-feira (10), ele esteve na Bienal de São Paulo para autografar o livro “Chaves – a história oficial ilustrada” (ed. Universo dos Livros) e disse que se surpreende por ainda ser conhecido entre pessoas com menos de 30 anos.
“O Brasil foi o último país a estrear o programa e o que tem mais adeptos. Acredito que seja pela cultura similar, um menino que não é muito inteligente pela falta de nutrição, é uma coisa comum nos países latino-americanos”, disse Édgar.
Daniel Simioni e a namorada, Roselaine Pelizzer (Foto: Giovana Sanchez/G1)Daniel Simioni e a namorada, Roselaine Pelizzer
(Foto: Giovana Sanchez/G1)
Os fãs fizeram fila para ver o ator, e alguns vieram de longe. O professor de espanhol Rodrigo Ceribelli, de 23 anos, é de São Joaquim da Barra, no interior paulista, e viajou seis horas de ônibus para ver o Senhor Barriga. “Amo. Chaves é a minha vida”, disse o jovem, mostrando fotos do quarto decorado com motivos da série.
Muito emocionado, Daniel Simioni abraçou Édgar por um bom tempo. “Assisto [Chaves] desde os três anos. Comecei a me apaixonar, imitava os personagens. Essa humildade que tenho hoje, me sinto uma pessoa melhor porque vejo Chaves”, disse o jovem.
O livro traz uma compilação de entrevistas com o criador da série, Roberto Bolaños, o Chavez, fotografias e depoimentos dos personagens. O preço de capa é R$ 39,90, mas sai por R$ 30 para visitantes da Bienal. O ator fará outra sessão de autógrafos neste sábado, às 16h, no estande da editora Universo dos Livros na Bienal.
 

PARTÍCULA DE DEUS É MALCOMPORTADA

A partícula de Deus está, ao que parece, do jeito que o diabo gosta: malcomportada. É o que indica uma análise preliminar de dados coletados no LHC, maior acelerador de partículas do mundo.
O trabalho, feito por Oscar Éboli, do Instituto de Física da USP, sugere que o chamado bóson de Higgs, que seria responsável por dar massa a tudo o que existe, não está se portando como deveria, a julgar pela teoria que previu sua existência, o Modelo Padrão.
Se confirmado, o comportamento anômalo da partícula seria a deixa para uma nova era da física.

Editoria de arte/folhapress
A descoberta do possível bóson, anunciada com estardalhaço no mês passado, foi comemorada como a finalização de uma etapa gloriosa no estudo das partículas fundamentais da matéria.
Sua existência, em resumo, explicaria porque o Sol pode produzir sua energia e criaturas como nós podem existir.
Dada sua importância para a consistência do Universo (e fazendo uma analogia com a história bíblica da torre de Babel), o físico ganhador do Nobel Leon Lederman deu ao bóson o apelido de "partícula de Deus".
Para analisar o bóson de Higgs, é preciso primeiro produzir uma colisão entre prótons em altíssima velocidade -função primordial do LHC.
Então, do impacto de alta energia, surgem montes de novas partículas, dentre as quais o Higgs, que rapidamente decai, como se diz.
É que, por ser muito instável, o bóson se "decompõe" quando a energia da colisão diminui. Aparecem, no lugar dele, outras partículas. É esse subproduto que pode ser detectado e indicar a existência do bóson de Higgs.
Contudo, isso exige a realização de muitos impactos, até que as estatísticas comecem a sugerir a presença do procurado bóson.
Os dados coletados até aqui são suficientes para apontar a existência da partícula, mas suas características específicas ainda não puderam ser determinadas.
"Estamos ainda num estágio inicial da exploração das propriedades da dela", diz Éboli. "Contudo, há uma indicação de que o Higgs decaia mais em dois fótons [partículas de luz] do que seria esperado no Modelo Padrão."
Os resultados dessa análise preliminar foram divulgados no Arxiv.org, repositório de estudos de física na internet, e abordados na revista "Pesquisa Fapesp".
SURPRESA BEM-VINDA
A novidade anima os cientistas. "Para a maioria dos físicos, o Modelo Padrão é uma boa representação da natureza, mas não é a teoria final", afirma Éboli.
"Se de fato for confirmado que o Higgs está decaindo mais que o esperado em dois fótons, isso pode significar que novas partículas podem estar dentro do alcance de descoberta do LHC."
Poderia ser o primeiro vislumbre de um novo "zoológico" de tijolos elementares da matéria. Previa-se que essas partículas exóticas começassem a aparecer com as energias elevadas do LHC.
Tudo muito interessante, mas nada resolvido.
"É um trabalho muito sério, mas eu acho que ainda é muito cedo para se tirar qualquer conclusão se se trata ou não do Higgs padrão", afirma Sérgio Novaes, pesquisador da Unesp que participa de um dos experimentos que detectaram o bóson de Higgs.
"Até o final do ano as coisas estarão um pouco mais claras", avalia ele.

POLICIA FRUSTRA ASSALTA A CORREIOS DE AREZ

A Polícia prendeu três homens que tentaram assaltar a agência dos Correios no município de Arez, a 58km de Natal. Os bandidos estavam armados e já estavam na cidade desde a noite de ontem (9), provavelmente planejando e aguardando o momento certo para o crime. Dois foram presos logo no início da manhã, enquanto o terceiro suspeito foi detido após ação policial. A Polícia acredita no envolvimento de pelo menos mais cinco pessoas.

De acordo com informações das polícias Civil e Militar, os criminosos estavam em atividade suspeita desde a noite de ontem e pernoitaram em um posto de gasolina. Porém, ainda na madrugada, os criminosos entraram na agência dos Correios, onde tentaram arrombar o cofre até que foram surpreendidos pela Polícia.

Logo no início da manhã, policiais militares e civis estavam na cidade para realizar uma operação, quando se depararam com uma situação suspeita nos Correios. Havia um Corola prata e um Palio vermelho próximos ao local e, ao observarem a ação dos policiais, o homem que estava no Palio fugiu no carro, assim como os quatro ocupantes do Corola prata. Os bandidos fugiram para o canavial e foram presos em seguida.

Dois foram detidos logo nos primeiros momentos da ação, enquanto o terceiro foi cercado em uma propriedade rural em Arez e preso em seguida. Com os criminosos, a Polícia recolheu três revólveres calibre 38.

A Polícia Federal foi acionada para realizar a perícia no cofre da agência dos Correios. Nada foi levado. A Polícia segue em diligência para identificar os outros envolvidos.

Atualizada às 10h02

MÃE TENTOU ARREMESSAR FILHO DA PONTE EM NATAL

Policiais militares do 4° BPM impediram que uma mãe arremessasse seus três filhos – um de colo, e outros dois de 3 e 5 anos – de cima da ponte Newton Navarro, na noite dessa quinta-feira (9).

De acordo com o oficial de operações do 4° BPM, a mulher foi denunciada pela avó das crianças. “Assim que recebemos a denúncia uma de nossas viaturas foi até o local e localizou ela ainda subindo a ponte”.

O oficial ainda revelou que ao ser abordada, a mulher afirmou ser dependente química e confessou a intensão de matar as crianças.

Mãe, filhos e avó foram levados para a delegacia de plantão Zona Norte e lá firmado um Termo de Guarda Provisória das crianças para a avó delas; mãe das crianças acabou solta.

UCRANIANAS TIRAM A ROUPA A -22ºc EM PROTESTO CONTRA A GASPROM


Seguranças da Gazprom tentam impedir as ativistas de realizarem o protesto  Foto: ReutersAtivista é arrastada na neve ao ser detida durante o protesto  Foto: AFPAtivistas do movimento Femen protestam atrás das grades da sede da empresa Gazprom, em Moscou  Foto: AFPAtivista do grupo feminista Femen protestam seminuas em frente à sede companhia de gás Gazprom, em Moscou, na Rússia. Apesar do intenso frio de -22°C que atinge a capital russa nesta segunda-feira, as ativistas foram ao local para protestar contra o monopólio da exportação de gás que a companhia desfruta no país   Foto: Reuters
Ativista do grupo feminista Femen protestam seminuas em frente à sede companhia de gás Gazprom, em Moscou, na Rússia. Apesar do intenso frio de -22°C que atinge a capital russa nesta segunda-feira, as ativistas foram ao local para protestar contra o monopólio da exportação de gás que a companhia desfruta no país Ativistas ucranianas invadiram a sede da Gazprom para protestar contra os preços do gás impostos pela Rússia, que elas consideram abusivos  Foto: Reuters

FALSO ENTERRO SÓ TINHA TIJOLOS NO CAIXÃO


09/08/2012 15h53 - Atualizado em 09/08/2012 20h20

Roberta Lemes Do G1 RS
30 comentários
Ao abrir o caixão, polícia encontrou apenas um tijolo e um lençol  (Foto: (Foto: Marcel Agostini/Jornal O Garibaldense))Ao abrir o caixão, polícia encontrou apenas um tijolo e um lençol (Foto: Marcel Agostini/Jornal O Garibaldense)
A Polícia Civil de Garibaldi, na Serra do Rio Grande do Sul, investiga a suposta morte e o falso enterro de um bebê. A polícia foi alertada no início da semana por funcionários do Cemitério Municipal. Na quarta-feira (8), agentes estiveram no local, onde encontraram um tijolo e um lençol no caixão em vez do corpo de uma criança. O velório e o sepultamento foram encomendados a uma funerária da cidade por uma mulher em 27 de julho. A polícia não descarta a hipótese de que o bebê nunca tenha existido.
 Segundo o delegado Clóvis Rodrigues de Souza, a mulher mora em Garibaldi e contratou os serviços da funerária Nossa Senhora do Carmo para o sepultamento do filho de cinco meses. De acordo com ela, a criança morreu em Porto Alegre em decorrência de meningite e que o corpo seria encaminhado a Garibaldi no dia 27 de julho. “No entanto, o corpo não chegou. Houve velório durante toda a madrugada e na manhã de sábado (28) os procedimentos prosseguiram e foi realizado o enterro”, disse ao G1.
Falso enterro de bebê em Garibaldi (Foto: Marcel Agostini/Jornal O Garibaldense)Delegado agora dará continuidade às investigações
(Foto: Marcel Agostini/Jornal O Garibaldense)
Depois do aviso, a polícia realizou a abertura do caixão na quarta. No local, foram encontrados um tijolo e um lençol. A partir desta quinta (9), a mulher e outras testemunhas serão ouvidas pelo delegado. “Daremos um rumo às investigações. É difícil precisar o que aconteceu, mas após conversas informais com parentes não descartamos a hipótese de que a criança nunca tenha existido. Se isso se confirmar, vamos buscar as motivações”, informa o delegado.
A proprietária da funerária Nossa Senhora do Carmo, Gabriela Bonadinan, confirmou o caso ao G1, inclusive que o sepultamento seria realizado sem o corpo da criança no caixão. Conforme ela, a mãe afirmou que o bebê havia sido sepultado na capital e que o enterro em Garibaldi seria 'simbólico'. Gabriela conta ainda que havia parentes durante o velório, o que dava credibilidade à história. “Nunca imaginamos que algo assim pudesse acontecer. A mãe disse que o atestado de óbito seria entregue mais tarde. Sabemos que é um momento delicado para a família e não quisemos pressionar. Fomos orientados pela administração do cemitério a dar continuidade ao serviço funerário”, relata ela, que diz não fazer ideia de como os objetos foram colocados dentro do caixão. “Não ficamos a noite inteira acompanhando, não sabemos se foi aberto. A polícia agora fica a cargo dessas respostas.”
A administração do Cemitério Municipal de Garibaldi confirma que foi contatada pela funerária, mas que a responsabilidade na verificação da existência ou não de um corpo é do estabelecimento comercial. “Apenas autorizamos a cedência de uma urna perpétua. É o procedimento padrão. A funerária fica a cargo de encaminhar uma cópia do atestado de óbito posteriormente”, diz a responsável pelo setor de Patrimônio da Prefeitura, Ana Sofia Scheer. “Mas vamos abrir um processo administrativo para rever processos.”
 

PROJETO CRIA DIA DO PEDAGOGO

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou o Projeto de Lei 6953/10, do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), que institui a data de 9 de setembro como o Dia Nacional do Administrador.
De acordo com Mabel, foi nesse dia, em 1965, que foi regulamentada a profissão de administrador, pela Lei 4.769. A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA).
A CCJ também aprovou o Projeto de Lei 7264/10, do deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), que institui o Dia Nacional do Pedagogo, a ser comemorado em 20 de maio. Segundo a relatora, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), os pedagogos já celebram a profissão nesta data. O projeto apenas inscreve a comemoração em lei.
Tramitação
Como tramitam em caráter conclusivo e foram aprovados anteriormente pela Comissão de Educação e Cultura, os dois projetos serão remetidos para a análise do Senado, caso não haja recurso assinado por 52 deputados para que sejam votados pelo Plenário da Câmara.

NAVE DA NASA EXPLODE NOS EUA

O protótipo do projeto Morpheus, da Agência Espacial Americana, pegou fogo e explodiu nesta quinta-feira (9) poucos segundos após decolar durante um teste no Centro Espacial Kennedy (Cabo Canaveral), na Flórida. Segundo a Nasa, o objetivo da sonda era o desembarque de carga para missões na Lua. O Acidente não deixou feridos.
Protótipo Morpheus falhou, pegou fogo e explodiu logo após decolar. (Foto: Nasa / Reuters)Protótipo Morpheus falhou, pegou fogo e explodiu logo após decolar. (Foto: Nasa / Reuters)
O veículo já havia sido submetido a outros exercícios, e passava pelo seu primeiro teste de voo autônomo. Ao decolar, a sonda desviou bruscamente e bateu no solo, incendiando-se e explodindo.

SENADORES PRESTARÃO CONTA DE SALÁRIO EXTRA

Brasília (AE) - Cobrados pela Receita Federal, os atuais e ex-senadores terão de prestar contas sobre o não pagamento do imposto devido pelos 14º e 15º salários. Todos eles foram intimados a apresentar, no prazo de 20 dias, contracheques mensais e comprovantes de rendimentos anuais do período de cinco anos, de 2007 a 2011, para os que exerciam o mandato na época, ou os do ano passado, para os que foram eleitos 2010. O pagamento só agora percebido pela Receita Federal é feito a deputados e senadores desde a década de 1940 como auxílio às mudanças dos parlamentares de seus Estados para o Distrito Federal.
Jane AraújoSenador José Sarney afirma que contratou um advogado para parcelar o débito com o FiscoSenador José Sarney afirma que contratou um advogado para parcelar o débito com o Fisco

O valor não foi recolhido dos dois salários recebidos pelos parlamentares no início e no final do ano, de R$ 26,7 mil atualmente. A Casa aprovou no primeiro semestre um projeto acabando com os vencimentos extras, mas o pagamento continua sendo feito até que a Câmara dos Deputados vote e aprove a proposta. Sem multa ou juros, estima-se que os senadores com mais tempo de mandato terão de entregar à Receita cerca de R$ 60 mil.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse ter contratado um advogado para parcelar seu débito. Ele informou que espera repetir na Casa o mesmo acordo feito pela Câmara dos Deputados para isentar os parlamentares contribuintes do pagamento de multas e juros do imposto devido. "Como cada senador está recebendo a notificação, deixou de ser um problema do Senado para ser um problema fiscal de cada um", admitiu.

"Recebi a cobrança. Eles me mandaram a notificação e eu constitui um advogado para tratar do assunto". Na sua opinião, houve uma "falha" do Senado ao não fazer o desconto no contracheque dos senadores, a partir do momento em que a Receita Federal decidiu que o 14º e 15º salários são remunerações e não da ajuda de custo, chamada de verba indenizatória.

A Comunicação Social do Senado informou que a diretoria-geral disponibilizou um advogado para orientar os parlamentares e não para agir em nome de cada um deles. Ao mesmo tempo, aguarda a manifestação do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a cobrança. Mas, ao julgar pela iniciativa de Sarney, o tribunal também entendeu que a cobrança do imposto é correta.

Senadores como o presidente do DEM, José Agripino (RN), entendem que cabe à instituição se entender com a Receita. "Se o Senado como órgão pagador não retém o imposto, por que é que a devolução desses valores cabe a nós, senadores?", questionou. No seu entender, pode estar ocorrendo um "equívoco" em notificar os parlamentares e não a instituição pagadora. Agripino lembrou que o valor dos dois salários extras, hoje em torno de R$ 54 mil, entram na declaração anual de rendimentos na rubrica não tributável. A mesma opinião tem o líder do PSDB, Alvaro Dias (PR), ainda certo de que um advogado da Casa está à frente da causa. "Se há um equívoco nisso, é do Senado e não dos senadores e são os senadores que vão pagar a conta", protestou.

SEQUESTRADORA DE POPÓ É SUPLENTE DE VEREADOR




A delegada titular da Divisão Especializada no Combate ao Crime Organizado (Deicor), Sheila Freitas, durante coletiva realizada ontem à tarde, esclareceu como os policiais realizaram a prisão de mais uma acusada de participar do sequestro de Porcino Segundo, o Popó. Orlandina Torres Carneiro, 33 anos, é a nona pessoa indiciada criminalmente pela autoria do sequestro do estudante que passou 37 dias em cativeiro entre Parnamirim e a praia de Pitangui, em Extremoz.

Orlandina foi presa na tarde da última quarta-feira, em Fortaleza-CE, quando participava do velório de um parente. Ela é apontada pela polícia como a responsável pelo financiamento do bando. "Foi ela quem alugou as casas que foram usadas como cativeiro e comprava os mantimentos com o dinheiro dela. Ela era quem custeava tudo", disse Sheila.

Segundo a delegada, Orlandina era parceira de crime do sequestrador Paulo Victor e já havia sido presa duas vezes: no ano de 2010, na cidade de Assu, e anos antes, no Distrito Federal. O motivo das prisões foi o mesmo: estelionato. A acusada ficou nove meses presa em Mossoró e desde o ano passado reside em Natal. "Ela conta que na capital potiguar não cometia crimes, mas confessou que aplicava golpes nas cidades de Recife-PE e João Pessoa-PB", afirmou Sheila. Orlandina está presa no Centro  de Detenção Provisória (CDP) de Emaús. A prisão foi autorizada pela pela juíza de Ceará-Mirim, Valentina Damasceno, que expediu um mandato de prisão preventiva.

Além de Orlandina Torres Carneiro, a Deicor indiciou mais duas mulheres, Antônia Berenice  Damasceno Lima e Leonora Gomes de Sena, conforme os autos que estão em tramitação na Vara Criminal da Comarca de Ceará-Mirim. Berenice Damasceno Lima está em liberdade condicional desde 28 de setembro de 2011. Ela havia sido autuada criminalmente pelo crime de favorecimento à prostituição e exploração sexual, crime tipificado no artigo 228 do Código Penal Brasileiro. Ambas ainda não foram encontradas pela polícia.

Para chegar à Orlandina, a delegada Sheila explicou que a polícia contou com a ajuda de um integrante do bando que sequestrou Popó. Sheila explicou que a Deicor recebeu uma ligação anônima contando detalhes do crime. "Investigamos e confirmamos que a pessoa que estava ligando, na verdade faz parte do grupo de sequestradores", contou. Além dessa pessoa, que não teve a identidade revelada, Sheila confirmou que outros integrantes do grupo que estão presos ajudaram na investigação.

No dia do estouro do cativeiro, 24 de julho, em Pitangui, o sequestrador Francisco Genério Bruno da Silva, o "Cabeção", foi morto durante confronto com a Polícia, motivo pelo qual a juíza Valentina de Lima Damasceno vai extinguir a sua punibilidade.

Nessa ocasião também foram presos  Paulo Victor Lopes Monteiro, tido como líder da quadrilha e a namorada dele Bruna de Pinho Landim, além de José Orlando Evangelista Silva, preso em Japecanga, em Parnamirim e Anderson de Souza Nascimento, que saiu na operação policial que libertou "Popó" do cativeiro.

Além dessas quatro prisões iniciais, um dia depois do "estouro" do cativeiro a Polícia Civil prendeu Luís Eduardo Lima Magalhães Filho, identificado a partir da gravação de imagem de um telejornal local, feita quando ele passou por Japecanga perguntando à vizinha pelas pessoas que estavam na casa usada como local do primeiro cativeiro de "Popó".

Atualmente, os autos encontram-se à disposição do  Ministério Público, em Ceará-Mirim, para emissão de parecer. A Deicor acredita que as investigações serão encerradas no prazo de 30 dias. A Polícia Civil do RN conta com a colaboração de policiais do Ceará e Pernambuco para elucidação do crime.

TRIBUNA DO NORTE

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

JUSTIÇA OBRIGA PREFEITO A PAGAR O PISO AOS PROFESSORES



O prefeito de Currais Novos terá que pagar “de fato” o piso salarial dos educadores da rede municipal de ensino. A sentença é do juiz Marcus Vinicius da comarca do município que ordena que o gestor pague a partir do mês de setembro o devido valor para cada educador.
A ação foi impetrada pelo Sindicato dos Educadores – SINTE.

Vitória para a categoria da rede municipal de Currais Novos. A Justiça determinou que a prefeitura deve pagar o Piso Salarial no mês de setembro e aplicar o 1/3 de hora atividade.
Após inúmeras tentativas frustradas de negociação com a prefeitura, o SINTE-RN ingressou com uma ação judicial reivindicando três pontos principais: o pagamento do piso, a aplicação da hora atividade em 1/3 e retrativo desde 2009.
A coordenadora geral Fátima Cardoso disse que “agora devemos aguardar a reação do município. O Juiz foi extremamente cauteloso, visto que a lei vem sendo descumprida desde 2009 e condenar o município não seria suficiente”. De acordo com a sindicalista, “o mais importante nesta ação foi determinar a data de pagamento”.

JORGE CHAU-QUEM NÃO LEMBRA DE SEU PROGRAMA?



 Imagem:jornalied

Nos saudosos anos de TV analógica muitas lembranças vagam em tempos intercalados, e sempre retornam, como um eterno carimbo  cravado na lembrança das imagens em preto e branco que norteavam nossas tardes de criança à frente dos destacados telefunken  de grandes válvulas. Os aparelhos de TV da época e de onde ficávamos dependurados nas janelas dos abastados disputando os melhores lugares. Belos dias!!
E das imagens mais antigas que lembro é a da figura bastante extrovertida e diferente do saudoso comunicador Jorge Albuquerque de Sá, o “Jorge Chau”, que apresentava um programa na TV jornal de Recife e talvez retransmitido pela antiga Tupi, única emissora  que, na época, tinha o sinal captado  em nossa cidade.
Hoje depois de passados os anos procurei notícias sobre o apresentador e percebi que, a injustiça e a ingratidão no mundo vive presente e que circunda a tudo e a todos.
hoje programas como os de Raul Gil, Ratinho,etc tem um estilo muito parecido com os seus programas da época, porém sem o pioneirismo requintado de outrora.


Claudianor C. Bento
 Imagem:jornalied
Aparelho Telefunken 1974

Veja o que diz Ed Cavalcante em seu Blog lá em Recife.

Jorge Chau morreu pobre e esquecido, no dia 21 de Janeiro de 2002, aos 85 anos, no Recife. Nem mesmo nos programas locais ele aparecia. Essa, segundo os amigos mais próximos, era a sua maior mágoa. Vasculhei o Youtube à procura de imagens dos hilários programas dele, mas nada encontrei. Infelizmente, a riquíssima história da TV Jornal se perdeu no tempo devido aos problemas econômicos que a emissora enfrentou na década de oitenta. Uma pena. Ao grande Jorge Chau, meus respeitos!