LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

RN:ESTADO TEM DIFICULDADES PARA PAGAR FOLHA DOS SERVIDORES

O Executivo faz uma leitura pessimista dos números, mas quer evitar motivos para alarmismo sobre a crise financeira nas contas do tesouro estadual. Para o secretário Obery Rodrigues (Planejamento), o “momento é difícil em relação em equilíbrio das receitas e despesas”, principalmente devido à queda nos repasses constitucionais – como do Fundo de Participação dos Estados (FPE) – e as pressões das despesas com pessoal. Ele confirma que, em setembro, não foi possível fazer o provisionamento mensal para o 13º salário, mas garante que “o governo está trabalhando firmemente para pagar a segunda parcela até o dia 20 de dezembro”.
O provisionamento mensal do 13º salário dos servidores está fixado em lei. São 12 parcelas mensais que garantem um adiantamento de 40% sobre o salário bruto, em junho, e os outros 60% (com descontos) em dezembro. Segundo o secretário, o Governo já integralizou R$ 86 milhões do valor anual do provisionamento e “até o fim deste mês de outubro vai depositar mais R$ 20 milhões”, ficando com parcelas menores (valores não informados) para os dois últimos meses do ano.
Obery usa das mesmas garantias – “disposição e trabalho firme do Governo” – ao responder sobre os riscos de atrasos nos salários. “Todos os nossos esforços estão sendo no sentido de cortar despesas, garantir o mínimo necessário aos serviços básicos, e assegurar o pagamento de pessoal”, acrescentou.
Para isso, ele ressalta a necessidade do Executivo “contar com a colaboração dos demais poderes”.  A referência é direta: as propostas orçamentárias do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Estado, enviadas à Assembleia, acima dos limites fixados pelo Governo.

UFRN DIVULGA NOVAS REGRAS DE ACESSO

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) extinguiu o Argumento de Inclusão para se adequar as Leis de Costas que será utilizada já este ano para o Vestibular 2013. Assim, os vestibulandos que cursaram o ensino médio na rede pública terão a reserva de 12,5% das vagas do processo seletivo. Esse percentual também levará em consideração a renda e a raça desses candidatos. Essas modificações foram aprovadas ontem (24) pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFRN.  Durante coletiva, a reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz e a presidente da COMPERVE, Magda Pinheiro, explicaram as mudanças.
O Vestibular 2013 da UFRN oferece 3.015 vagas e dessas, 12,5% serão reservadas para os candidatos que cursaram, integralmente, o ensino médio em escolas públicas. Desse total, 50% serão reservadas para os candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e os outros 50% para os candidatos com renda superior a 1,5 salário mínimo per capita.

Segundo explicou Magda Pinheiro, de cada 50% das vagas destinadas a quem tem renda inferior ou superior a 1,5 salário mínimo per capita, serão destinados aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, em proporção no mínimo igual a pretos, pardos e índios na população do RN, segundo o último censo do IBGE,  que é de 57,8%, conforme prevê a lei.

Os cálculos para entender as mudanças não são simples. Para ilustrar a situação, foi tomado como exemplo um curso oferecendo 50 vagas. Aplicando os 12,5% determinados pela lei,  43 vagas são para livre concorrência e sete vagas  são para os alunos de escola pública. (Veja divisão das vagas no infográfico).

Para concorrer nessas condições, o candidato deve atingir os critérios adotados pela UFRN, como por exemplo, o ponto de corte. Cada curso possui uma quantidade de pontos mínimas que o vestibulando tem que fazer para ser classificado para a segunda fase. Essa por sua vez, também tem um argumento mínimo a ser atingido.

Todas essas mudanças estarão explicadas em uma cartilha que será publicada hoje no site da COMPERVE (juntamente com o edital do vestibular retificado). Ela também será distribuída no primeiro dia de provas. Mas só no último dia é que os candidatos vão preencher o formulário e optar se estão enquadrados ou não no benefício das cotas.

Segundo a reitora da UFRN, Ângela Paiva, a quantidade de alunos beneficiados pela lei de cotas será semelhante a de anos anteriores quando era utilizado o argumento de inclusão. Ela disse ainda que a universidade está trabalhando para manter o nível do ensino da UFRN. "Estamos trabalhando para garantir mais investimento. Nós temos que incluir, acolher e garantir a permanência, com sucesso, dos alunos. Estou certa de que as cotas só trará benefícios. Estimulará os alunos a estudar mais, pois o acesso", disse.

Os alunos ainda poderão concorrer a uma vaga na UFRN através do ENEM, que oferecerá pouca mais de três mil vagas, que também obedecerá a lei de cotas.  Para o ano de 2013 a UFRN está oferecendo 6.030 vagas. O acesso a metade destas será feito por meio do Enem. O restante, 3.015, será destinado ao vestibular,  cujo sistema de cotas será aplicado.

POLICIA DE BOM JESUS É ROUBADA

Um fato inusitado marcou hoje a Cidade de Bom Jesus, a cerca de 46 km de Natal. De acordo com a polícia, dois homens pediram ajuda a um policial militar, colocaram armas na sua cabeça e numa ação ousada invadiram o Destacamento, fugindo em seguida levando armas e a viatura. O fato foi confirmado pelo Comandante da Polícia Militar Coronel Francisco Araújo.

O crime aconteceu por volta das 18h. De acordo com o Coronel, o soldado PM Custódio deixava o prédio do Destacamento policial de Bom Jesus para jantar quando dois homens acenaram para ele pedindo ajuda. "Quando o policial parou a viatura, eles pediram uma informação e nesse momento colocaram armas na sua cabeça e o renderam. Em seguida, se dirigiram para o Destacamento e levaram as armas", explicou o Coronel. O soldado Custódio foi trancado numa das celas. Os bandidos levaram dois revólveres, duas pistolas, duas escopetas e um fuzil, segundo o Coronel Araújo.

Na fuga, a dupla fugiu na viatura da polícia, abandonando-a minutos depois próximo a uma campo de futebol. Lá, eles entraram em outro veículo, ainda não identificado, que dava apoio a ação. "Acreditamos que neste veículo havia pelo menos mais dois homens", relatou o Coronel. "Graças a Deus o soldado está bem, sem ferimentos", completou. Policiais do Grupo Tático Operacional de Macaíba e de regiões vizinhas já estão em diligências na tentativa de localizar os suspeitos.

TESTE RAPIDO IDENTIFICA TUBERCULOSE

 
 
 
 
 
 
Um teste inovador para a identificação rápida da tuberculose será oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) até o segundo semestre do próximo ano. O GeneXpert – testado experimentalmente em Manaus (AM) e no Rio de Janeiro (RJ) – é capaz de diagnosticar a doença em duas horas e com risco mínimo de contaminação, uma vez que a análise é totalmente automatizada, sem a necessidade de manuseio das amostras pelo profissional de saúde responsável pelo exame.
Além disso, o teste identifica – também de forma mais rápida e com maior precisão – resistência ou não à rifampicina, que é o antibiótico usado no tratamento da tuberculose, o que facilita a prescrição também mais ágil e correta do tratamento da doença.

MONTANHAS: O LIXO CONTINUA AVANÇANDO

O Lixo esta tomando conta das ruas de Montanhas, a cidade vive o pior caos administrativo de sua história,por onde se passa dá pra ver e sentir a proliferação do lixo em todas as ruas. O lixo acumulado é carregado pelo cachorros a procura de resto de comida e causam uma fedentina enorme que vem pra dentro das residencias.
Escolas só funcionam meio expediente por falta de merenda e água, na semana passada dois alunos da zona rural passaram mal: os memsos saem de casa para a estudar na cidade e conmo saem muito cedo não se alimentam e quando chegam a não encontram merenda escolar.
O hospital está quase abandonado, falta agua  e medicamentos alem de ser raro encontrar médicos para um bom atendimento.
Funcionários estão sendo demitidos, depois do dia 8 de outubro numa clara constatação que foram colocados apenas para que dessem seu voto e depois foram descartados e sem perspectiva de receber pelos dias trabalhados.
Além disso há noticias que a empresa responsável pela limpeza publica  e que realiza a coleta de lixo estão sem receber seus salário e a empresa alega que a prefeitura também não repassou o que lhe é devido .
Os prórpios moradores estaõ varrendo as ruas , cada um varre a frente da sua casa e até a do vizinho.








                                            Na josé Pinto Freire os próprios moradores varrem a  rua

CATADOR DE LIXO É ATROPELADO POR CAMINHÃO



O catador de lixo Wellington, mais conhecido como “Letinho”, de 13 anos de idade, foi atropelado por volta das 10:50h, desta quarta-feira (24), no lixão de Guarabira, quando tentava subir no caminhão que faz o transporte do lixo.
De acordo com o relato de Roberto, também catador de lixo, quando o caminhão se aproximou do lixão para descarregar o lixo já coletado, o menor correu e tentou subir pela grande do veículo quando escorregou e caiu embaixo do mesmo. Ainda de acordo com Roberto, o motorista não viu e acabou passando por cima da criança, com as rodas traseiras. Roberto alertou o condutor do caminhão e pediu para que ele parasse. No momento, uma guarnição da ROTAM, que fazia diligências no local, na tentativa de localizar e prender um homem acusado de efetuar disparos de arma de fogo contra outro naquelas imediações, agiu rapidamente e pediu para que um homem que passava de carro na hora socorresse a vítima, enquanto os policiais abriam caminho no trânsito.
“Letinho” foi levado para o Hospital Regional de Guarabira, onde passou por uma avaliação médica, na sala de emergência, e depois transferido para o Hospital de Trauma, da capital, com suspeitas de fraturas pelo corpo.
Uma guarnição do 2º BPTran esteve no local, apreendeu o caminhão por estar com a documentação atrasada e em seguida conduziu o condutor até e Delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento.

INFORMAÇÕES SOBRE FACEBOOK É FALSA

Viral no Facebook dá dica errada sobre como proteger privacidade na rede social


Você pode não ter assistido ao “Fantástico” no último domingo, mas certamente ao acessar o Facebook na segunda-feira (22) viu uma mensagem que citava o programa e ainda dava uma “dica” de como proteger sua privacidade na rede social. Porém, a “dica” é ineficaz e serve apenas para que você pare de receber atualizações sobre comentários e “curtidas” dados pelo seu amigo.
O post, que ainda circula na rede social, sugere ao usuário do Facebook fazer um ajuste sobre as atualizações que recebe do amigo que publicou a mensagem-boato. Mas ao desmarcar a opção “Comentários e curtir” no perfil do amigo, somente o usuário que realizou a ação deixará de visualizar esse tipo de publicação.
Além disso, todos os outros tipos de informações, como fotos, eventos, atualizações de status e outras continuarão visíveis para qualquer pessoa na rede social, caso o usuário não restrinja a privacidade do post antes de publicá-lo.
No NovaCruzOficial do Tecnologia UOL

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

LEI PROIBE PREFEITO DE OMITIR DADOS DA ADMINISTRAÇÃO

Um candidato que tenta comandar uma grande prefeitura promete fazer determinada obra que a cidade precisa e deixou de ser feita pelo atual prefeito. Este, prontamente, responde: não há verba para fazer. O adversário clama por transparência da administração municipal para poder formular seu plano de governo e entrar de modo igual na competição. A população fica no escuro, sem saber em quem acreditar.
Comum a praticamente todos os candidatos de oposição a prefeituras do país, a queixa pode ter uma solução com um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados. O texto transforma em crime de responsabilidade o não envio pelo prefeito, em ano eleitoral, dos dados contábeis, financeiros e orçamentários da administração à Câmara Municipal. Ele tem prazo de até 30 dias antes das convenções partidárias – quando são escolhidos os candidatos – para cumprir a obrigação.
A proposta altera o Decreto-lei 201/67, que define os crimes de responsabilidade de prefeitos e vereadores passíveis de ação pública e puníveis com reclusão de dois a 12 anos ou três meses a três anos, dependendo da infração. Tal norma diz ainda que os condenados sofrem perda do cargo e ficam cinco anos sem poder exercer cargos públicos eletivos ou de nomeação. O crime pode ser julgado pelo Judiciário, independentemente de pronunciamento da Câmara Municipal. Caso a proposta seja aprovada, serão punidos os prefeitos que não enviarem “mensagem com a demonstração da real situação contábil, financeira e orçamentária do município”.
O texto aguarda votação na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e já tem parecer do deputado relator, Alexandre Roso (PSB), pela aprovação. Depois desta, é preciso passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania antes de chegar a plenário. O autor da proposta, deputado federal Vitor Penido (DEM/MG), justifica a necessidade do projeto alegando que os candidatos oposicionistas muitas vezes são levados a defender programas fictícios por falta de acesso a dados que permitam a elaboração de ações compatíveis com a capacidade do erário.
“A legislação já manda que o prefeito faça isso, só que não é cumprida. O que queremos é que no ato do registro da candidatura os candidatos tenham acesso a informações como gastos com pessoal, comprometimento do endividamento da cidade e outros. Isso é necessário para que as pessoas possam ter conhecimento e, de qualquer lado que estejam, possam fazer promessas que poderão ser cumpridas”, afirmou Penido.
Realidade Derrotado na disputa para voltar à Prefeitura de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o parlamentar apresentou o texto em maio deste ano. Ele cita o exemplo próprio para mostrar a dificuldade que os candidatos podem ter. “Quando era prefeito, há oito anos, a cidade tinha uns 300 cargos de confiança. Hoje são cerca de 1,5 mil. Descobri isso em reuniões que tive e não dentro da prefeitura. Como você projeta um governo para frente sem saber a realidade do município?”, questiona. Apesar de reconhecer a dificuldade de aprovar propostas, Penido acredita que seja interesse da maioria a transparência para tornar menos desigual as campanhas eleitorais.

HOMEM É EXECUTADO NA ZONA NORTE

Um homem de 42 anos identificado como João Batista Januário Soares foi morto a tiros no começo da noite desta terça-feira, na Zona Norte de Natal.

De acordo com a polícia, o crime ocorreu na rua Francisco Aprígio, no Vale Dourado. "Ainda não temos maiores informações sobre este crime, uma vez que qando chegamos ao local a vítima já havia sido socorrida e levada ao hospital", informou o oficial de operações da Zona Norte.

João Batista foi socorrido e encaminhado ao hospital Clóvis Sarinho. Contudo, ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A polícia ainda não tem pistas dos suspeitos e nem sabe o que motivou o crime.

O caso será investigado pela polícia civil.

CASAS BAIA INAUGURA LOJA NO SHOPPING MIDWAY


Empresa já conhecida nacionalmente inicia expansão no Nordeste (D.A.Press)
Empresa já conhecida nacionalmente inicia expansão no Nordeste
A Casas Bahia vai abrir sua primeira filial no Rio Grande do Norte na próxima quinta-feira (25). A inauguração será realizada a partir das 12h, no Shopping Midway, em Natal.

Estarão presentes na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração da Viavarejo – holding que controla as marcas Casas Bahia e Pontofrio – Michael Klein, e os principais executivos da empresa e falarão à imprensa sobre a chegada da rede a este novo mercado, os planos de investimento e o ciclo de expansão da marca para a região Nordeste do país.

JUSTIÇA OBRIGA ESTADO DO RN A CONVOCAR 1500 PROFESSORES

No VNT do Panomrama Político/TN

O Governo do Estado deverá convocar 1.500 professores concursados da Secretaria Estadual de Educação. A decisão foi da juíza convocada do Tribunal de Justiça Fátima Soares. Ela atendeu ao pedido feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação.
Em pedido liminar, na primeira instância, a juíza Patrícia Gondim indeferiu a liminar. O Tribunal de Justiça reformou a decisão.
O principal argumento do advogado Carlos Gondim, que defende o Sinte, foi o fato do Estado manter cerca de 1.500 professores contratados e já renovando as negociações temporárias, enquanto os concursados aguardavam a convocação.

ADOLESCENTE MATA CUNHADA DE PREFEITO



Uma adolescente de 16 anos foi detida na manhã desta terça-feira (23), em Macau, acusada de matar uma mulher por vingança. De acordo com o delegado titular da cidade, Antônio Pinto, a jovem atirou na cabeça de Jamila Galdino de Faria, 26 anos, que é cunhada do prefeito eleito do município, Kerginaldo Pinto.
O motivo alegado pela adolescente, segundo o titular da DP de Macau, foi o fato de ela ter sido espancada pela vítima na noite anterior. Jamila Galdino foi morta em sua casa, ainda nesta manhã. Após diligências, a Polícia Militar conseguiu capturar a acusada, que neste momento se encontra na delegacia local sendo interrogada.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

DECISÃO DE JUIZ MUDA A LISTA DE VEREADORES ELEITOS EM NATAL

Em decisão proferida pelo juiz Ibanêz Monteiro, a coligação União por Natal II teve todos os seus votos anulados. Assim Raniere Barbosa (PRB) e George Câmara (PCdoB) ficam de fora da lista dos vereadores eleitos.

Fato se deu porque o PTdoB apesar de fazer oficialmente parte da coligação Natal Olha pra Frente, também segundo entendimento da justiça, fazia parte de forma irregular da coligação União por Natal II.

Uma comissão provisória do PTdoB foi quem fez a coligação com a União por Natal II, o que deixou o partido participando ao mesmo tempo de duas chapas, o que não é permitido.

Com a decisão, Cláudio Porpino e Edivan Martins estão como vereadores eleitos.

TRABALHADOR PODE CONSULTAR FGTS PELA INTERNET

Acordo entre as centrais sindicais e a Caixa Econômica Federal pretende ampliar o acesso dos trabalhadores a informações sobre suas contas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A partir de agora, o cidadão poderá receber dados sobre saldo, depósitos ou saques no FGTS por meio da internet e de mensagens SMS (serviço de mensagens curtas - short message service, na sigla em inglês) no celular. O trabalhador interessado deve cadastrar uma senha nos sites do fundo ou da Caixa e solicitar o serviço, que é gratuito e já está disponível.

“Além da celeridade na movimentação do saldo e no saque do FGTS, o trabalhador passa a ser o fiscal mais eficiente da própria conta, acompanhando se a empresa está ou não depositando as parcelas descontadas”, disse, em nota, o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fábio Cleto.

A Caixa estima que mais de 27 milhões de pessoas sejam beneficiadas pela medida até 2013. Atualmente, cerca de 1 milhão de pessoas têm acesso a esse serviço, que deverá chegar a aproximadamente 3,1 milhões de usuários até o final do ano. No total, há cerca de 105 milhões de contas no FGTS.

Para atingir essa meta, a Caixa e as centrais sindicais que participam do Conselho Curador do FGTS – a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Força Sindical, a Central Geral dos Trabalhadores (CGT), a Nova Força Sindical, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) – firmaram acordo na última semana para expandir a divulgação do serviço.

Os trabalhadores que quiserem podem continuar a ter acesso às informações do FGTS por meio do recebimento de extrato bimestral via Correios. Para isso, é preciso manter o endereço residencial atualizado, que pode ser confirmado ou modificado pela internet.

CONSULTE SEU SALDO AQUI

JUSTIÇA PROCLAMA PREFEITO ELEITO EM MONTE ALEGRE

o VNT do DN Online

O juiz eleitoral Marcos José Sampaio de Freitas Júnior, proclamou como prefeito eleito do município de Monte Alegre, distante 34km de Natal, o candidato Severino Rodrigues, do PMDB.
A eleição em Monte Alegre ficou sem a definição de vencedor já que as duas chapas (de Severino Rodrigues do PMDB, e da prefeita Graça do PMN) estavam com os registros de vice ainda por serem analisados. O juiz eleitoral Marcos José Sampaio de Freitas Júnior proclamou eleito Severino Rodrigues, que obteve 6.860 votos; a prefeita Graça Marques, candidata à reeleição conseguiu 6.389 votos.

“A pendência que havia era se o registro do vice (Kleber Maciel, que foi candidato com Severino Rodrigues) seria aceito. Como foi aceito pela Justiça Eleitoral, os votos passaram a ser válidos e o ele (Severino Rodrigues) foi proclamado eleito”, explicou o juiz.

Ele confirmou que a diplomação ocorrerá em dezembro, mas ainda com data a ser definida.

O magistrado explicou ainda que os votos obtidos pela candidata que tentava a reeleição, Graça Marques, estão sendo considerados nulos porque o candidato a vice na chapa dela ainda não teve o registro aceito pela Justiça Eleitoral. No entanto, mesmo que isso ocorra, não trará alteração no resultado, já que Severino Rodrigues obteve 471 votos a mais do que ela.

PREFEITURA DE EXTREMOZ ABRE 380 VAGAS EM CONCURSO

A Prefeitura de Extremoz (RN) divulgou edital de concurso público para 380 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 656,44 a R$ 1.841,11

As inscrições devem ser feitas no período de 22 de outubro a 22 de novembro pelo site www.conpass.com.br . A taxa é de R$ 37 para nível fundamental, R$ 47 para nível médio e R$ 57 para nível superior.


A prova escrita está prevista para o dia 13 de janeiro de 2013. Ainda haverá prova de títulos para os cargos de professores.

O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.
 
faça sua inscrição AQUI

STF CONDENA QUADRILHA PETISTA

BRASÍLIA, 22 Out (Reuters) - O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro da sigla Delúbio Soares foram condenados nesta segunda-feira por formação de quadrilha pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da ação penal do mensalão.
Os três, que já haviam sido condenados por corrupção ativa no mesmo processo, foram condenados por seis votos a quatro.
Votaram pela condenação os ministros Joaquim Barbosa (relator do caso), Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e o presidente da Corte, ministro Carlos Ayres Britto.
Consideraram os réus inocentes os ministros Ricardo Lewandowski (revisor da ação penal), Rosa Weber, Cármen Lúcia e Dias Toffoli.
Dirceu é apontado na denúncia do Ministério Público Federal (MPF) como o "chefe da quadrilha" responsável pelo esquema de desvio de dinheiro público para compra de apoio parlamentar durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ex-ministro deixou o cargo à época do escândalo e retomou seu mandato de deputado federal, que viria a ser cassado pela Câmara em meio às denúncias.
Genoino era presidente do PT à época do escândalo e, após ser condenado por corrupção, anunciou sua saída do cargo de assessor que ocupava no Ministério da Defesa.
Delúbio foi acusado de indicar os beneficiários dos recursos do esquema, que se tornou a pior crise política dos oito anos do governo Lula.
(Reportagem de Hugo Bachega e Ana Flor)

TRE PODE CANCELAR 58 CANDIDATURAS A VEREADOR EM NATAL

Uma reviravolta na eleição para a Câmara Municipal de Natal poderá deixar de fora do legislativo no quadriênio 2013/2014 dois dos principais adversários da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), que teriam sido reeleitos irregularmente no último dia 7 de outubro. Raniere Barbosa (PRB) e George Câmara (PC do B), reeleitos vereadores pela coligação “União por Natal II”, formada por PRB, PPS, PPL, PSD e PC do B, podem ficar de fora do parlamento municipal. Um terceiro nome, Marcos do PSOL (PSOL), também poderá ser afetado pela mudança.
O motivo é o cancelamento de 58 candidaturas da coligação “União por Natal II”, por conta de irregularidades na participação do PT do B na coligação. O PT do B de Natal aliou-se à coligação proporcional de apoio ao candidato Carlos Eduardo Alves (PDT), mas não tinha poder para tanto por ter sido dissolvido pelo Diretório Estadual, que inscreveu a legenda na coligação “Natal Olha pra Frente”, do candidato do PSDB a prefeito de Natal, Rogério Marinho, formada por PTB, PSL, DEM, PRTB, PRP, PSDB e PT do B.
O fato foi questionado pela coligação “Transformar Natal II”, que perdeu na primeira instância (69ª Zona Eleitoral de Natal), mas ganhou em grau de recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte. No dia 29 de agosto, o TRE expediu acórdão reconhecendo a impossibilidade de o PT do B ter se inscrito na coligação “União por Natal II”.  O argumento é simples. Os partidos só podem se coligar proporcionalmente entre os partidos que fazem parte da coligação majoritária. Neste caso, os partidos que apoiaram Rogério são diferentes dos que apoiam Carlos Eduardo.
Até aí, nenhum efeito prático havia sido formulado pelo TRE. Contudo, o advogado da coligação “Transformar Natal II” e “Natal Olha pra Frente”, André Castro, provocou o TRE, através de um embargo de declaração, a respeito da aplicação ao caso concreto do artigo 69 da resolução nº 23.373, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que diz que “recebida a comunicação de que foi anulada a deliberação sobre coligações e os atos dela decorrentes (…), o juiz eleitoral deverá, de oficio, cancelar todos os pedidos de registro, para as eleições majoritárias e proporcionais, que tenham sido requeridos pela coligação integrada pelo respectivo partido comunicante”.
Justiça Eleitoral já reconheceu pedido e cancelou candidaturas
Com base no artigo 69 da Resolução 23.373 e atendendo o embargo do advogado André Castro, o juiz Verlano Queiroz de Medeiros, relator da matéria no TRE, expediu um novo acórdão, afirmando que o dispositivo se aplica ao caso em análise. Segundo o magistrado, a partir do reconhecimento, por parte da Corte Eleitoral, da prevalência da decisão judicial que incluiu o PT do B na coligação majoritária “Natal Olha pra Frente”, e da consequente impossibilidade de a mesma agremiação partidária formar coligação para o pleito proporcional com partidos diversos do que compõem aquela coligação majoritária, restaram sem efeito os atos da Comissão Provisória dissolvida do PT do B, que deliberaram pela inclusão deste na coligação “União por Natal II”.
Assim, o juiz considerou como “decorrência lógica” da aplicação deste dispositivo “a necessidade de cancelamento dos registros requeridos pela coligação integrada pelo partido que comunica a anulação de atos deliberativos é decorrência lógica da determinação constante do parágrafo primeiro do artigo 36 da resolução supracitada”, afirma no acórdão. “Agora, a Justiça Eleitoral terá que cancelar esses registros”, explica o advogado André Castro, autor da Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC), que resultou na reviravolta na eleição para a Câmara.
Com o cancelamento dos registros dos 58 candidatos da coligação “União por Natal II”, os 27.444 votos obtidos pela coligação serão extintos e a Justiça Eleitoral terá que recalcular os votos da eleição para vereador em Natal. Pelo menos dois – talvez três – vereadores, fiquem de fora, sendo eles, diretamente, Raniere e George, por fazerem parte da coligação irregular, e, talvez, Marcos do PSOL, por estar entre aqueles que poderão ser atingidos pelo recálculo dos votos da coligação, uma vez que foi eleito com apenas 717 votos.
Toda a reviravolta poderia ter sido evitada se o acórdão do TRE que cancelou os registros, em data anterior à eleição, tivesse sido cumprido. Nos meios jurídicos, atribui-se o descuido ao momento turbulento por que passou a Justiça Eleitoral em determinado momento do processo, já próximo do dia da eleição, com muitas demandas. “Na realidade, os votos dessa coligação não deveriam sequer ser computados, deveriam ter ficado suspensos, como aconteceu com os votos do candidato a vereador Wober Júnior (PPS), que teve o registro indeferido, mas pôde concorrer por conta e risco por ter recorrido ao TSE”, explicou uma fonte do TRE, que pediu para não ser identificada. “Tempo para isso houve e não se sabe, ainda, porque os votos foram computados”.

Cancelamento beneficia Edivan Martins, Ney Lopes Júnior e Professor Luiz Carlos
Se confirmando a decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o atual presidente da Câmara, Edivan Martins (PV), e os vereadores Ney Júnior (DEM) e Professor Luiz Carlos (PMDB) poderão ser beneficiados. O primeiro suplente do PSB, Claudio Porpino, também teria chance, embora menor. Para saber quem ocupará as vagas que serão abertas, a Justiça Eleitoral deverá recalcular os votos da eleição.
Os advogados da coligação “União por Natal II”, contudo, vão tentar evitar, através do TSE, que os votos sejam cancelados. Já há inclusive um recurso naquela instância, que será relatado pelo ministro Dias Tofolli.  Apesar disso, o caso é considerado de difícil solução porque a decisão do TRE seria irreformável, uma vez que o artigo 69 da resolução do TSE não deixaria margem a controvérsias ao determinar o cancelamento de “todos os pedidos de registro” da coligação em casos como esse. Além disso, o Ministério Público também votou neste sentido.
DEFESA
Segundo a defesa do vereador Raniere Barbosa, a dupla filiação do PT do B a duas coligações concorrentes no último pleito eleitoral será motivo de sanção judicial apenas no âmbito majoritário e não terá qualquer consequência na proporcional. Segundo Barbosa, o PT do B realmente foi impugnado, mas na parte proporcional, ou seja, não fez parte da nossa coligação, nem na propaganda eleitoral nem com votos na urna, e foi transferido apenas ao PSDB do deputado Rogério Marinho.

DUPLA É EXECUTADA EM BOM PASTOR

Data: 22 outubro 2012 - Hora: 14:27 - Por: Portal JH
Uma terceira vítima foi baleada e está grave no hospital. Foto: Sérgio Costa
Duas pessoas foram mortas e uma terceira ficou gravemente ferida após um atentado violento ocorrido na noite deste domingo (21), na travessa Ouvidor, no bairro do Bom Pastor, zona Oeste de Natal. As vítimas foram identificadas como Erivaldo Pereira de Araújo, de 29 anos, Willison Sales Pinto, de 17 anos, e outro jovem identificado apenas pelo nome de Alexandre. Todos estavam na frente de uma residência quando foram baleados.
De acordo com o soldado Marcos Silva, do 9º Batalhão, as vítimas foram mortas por um grupo de quatro homens que chegou no local em um veículo Celta de cor preta. A quadrilha entrou na travessa atirando sem chance de defesa para os jovens. “Quando perceberam que eram os alvos dos atiradores, as vítimas tentaram se esconder na casa de Reivaldo, mais conhecido como ‘Nenêm’, mas os assassinos também entraram na residencia e atiraram novamente”, relatou.
Ainda segundo o policial, “Nenêm” morreu na hora, enquanto Willison, que também atendia pelo apelido de “Datufe”, e Alexandre, foram socorridos. “Datufe”, morreu no caminho do pronto socorro.
A reportagem do Portal BO conversou com a mulher de Erivaldo. A jovem de 21 anos que deu a luz a um filho há uma semana, preferiu não revelar o seu nome, mas disse que o marido não tinha problemas com crimes e acha que ele morreu por que estava no lugar errado e na hora errada.
“Ele nunca fez nada de errado e estava feliz por que foi pai há pouco tempo. Eu não acredito que ele morreu inocentemente”, disse. Os familiares das outras vítimas não foram encontrados e a polícia ainda não identificou a autoria do duplo homicídio.

JOVENS ENVOLVIDOS COM NARCOTRÁFICO SÃO EXECUTADOS EM NATAL

Chão da sucata ficou manchado de sangue após triplo homicídio no Nova República (Paulo de Sousa/DN/D.A.Press)
Chão da sucata ficou manchado de sangue após triplo homicídio no Nova República
 Três jovens foram assassinados em uma sucata do loteamento Nova República, na zona Norte de Natal, durante a manhã desta segunda-feira (22). Segundo a Polícia, quatro homens armados em um Fiat Palio prata chegaram ao estabelecimento, localizado à Rua Supervisor Everaldo,e executaram as vítimas. Dois deles, irmãos, morreram ainda no local. Um terceiro foi socorrido pelo serviço de atendimento móvel de urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos. Quanto à motivação, há suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas.

Conforme o relato de testemunhas à Polícia, os dois mecânicos Josey Wallace Trajano da Silva, 28 anos, e seu irmão Jamerson Trajano da Silva, 26, trabalhavam na sucata e o amigo Francinildo Vieira da Silva, 18, visitava o local nesta manhã. Por volta das 10h30, quatro homens armados pararam o Fiat Palio prata em frente ao estabalecimento e anunciaram ser da Polícia Civil. Os bandidos invadiram o estabelecimento e passaram a atirar contra os três. Em seguida, fugiram do local sem deixar pistas. Nem mesmo as cápsulas das balas foram encontrada na sucata.

Josey e Jamerson morreram na hora. Francinildo Vieira ainda foi socorrido para o Hospital Walfredo Gurgel, mas chegou à unidade médica já sem vida.

De acordo com as primeiras informações levantadas pela polícia, os dois irmãos tinham envolvimento com o narcotráfico à época em que viviam no município de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal. Os dois mecânicos estavam vivendo no Nova República há cerca de apenas dois meses. Francinildo Vieira também era viciado em entorpecentes, mas, conforme apurado pela equipe da 6ª delegacia de Polícia no Pajuçara, foi morto por engano, apenas por estar no local na hora do crime.

COBRA PICA PENIS DE HOMEM NO INTERIOR DO RN

Um caso inusitado foi registrado neste final de semana no município de São José do Seridó, distante 240 km de Natal. Um homem identificado como Alisson Farias foi picado por uma cobra da espécie Jararaca no pênis quando iria usar um sanitário.

Segundo o irmão da vítima, o fato aconteceu na manhã de domingo quando Alisson teria ido usar um banheiro desativado e ao sentar no vaso uma cobra o picou no pênis. Em seguida, ele correu e avisou aos familiares que mataram a cobra e descobriram que a mesma era da espécie Jararaca.

Alisson conseguiu ainda ir de moto a Maternidade Santa Costa e de lá foi transferido para Caicó, onde passou todo o dia internado. Nesta segunda-feira ele recebeu alta e já está em casa.

JOVEM É EXECUTADO EM FRENTE A FAMILIA



Um jovem identificado como Thiago Cavalcanti dos Santos, de 22 anos, foi executado na noite desse domingo (21), por volta de 19h20, na frente de sua esposa e filho de 2 anos, dentro de sua residência no município de Passa e Fica, situado a 101 km de distância de Natal. De acordo com o sargento Alexandria, comandante do Destacamento da cidade, a mulher da vítima disse que seu marido foi surpreendido por dois homens armados, que chamaram por ele e efetuaram pelo menos cinco disparos de revólver calibre 38.

Segundo o sargento Alexandria, a vítima começou a se baleada na porta de caso, tentou correr, mas também foi atingido nas costas e morreu ainda no local. O comandante do destacamento de Passa e Fica disse que a dupla fugiu em uma motocicleta com destino ignorado. 

A causa da execução pode estar relacionada com envolvimento da vítima com droga. Thiago Cavalcanti dos Santos também tinha passagem pela polícia por roubo e cumpria a pena em liberdade. Diligências ainda foram realizadas na área em busca dos acusados, mas nenhum suspeito foi encontrado. O caso será investigado pela Polícia Civil. 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

FANTÁSTICO DENUNCIA TRAFICO DE CRIANÇAS NO NORDESTE

O Fantástico volta ao sertão da Bahia, onde, no domingo (14), você conheceu a história de Silvânia e Gerôncio. O casal teve os cinco filhos tirados à força de casa e entregues para famílias em São Paulo. O repórter José Raimundo encontrou outros casos de mulheres que foram enganadas por agenciadores e nunca mais viram os filhos.

Vilarejos do sertão baiano, comunidades que convivem com a seca, onde a renda média não chega a um salário mínimo. A região de Monte Santo foi escolhida por uma quadrilha que há mais de cinco anos atua no tráfico de crianças.

Mães de famílias pobres, pouca instrução, baixa ou nenhuma escolaridade, solteiras de preferência, são os alvos da quadrilha, segundo a Justiça. Uma das vítimas mora em uma casa na zona rural de Monte Santo.

Marivalda tem 25 anos, quatro filhos. Três moram com ela. Na última gravidez, concordou em dar a caçula para a adoção. E ela foi iludida com a promessa de que sempre poderia rever a filha.

“Ela falou bem assim: não se preocupe, nós vamos trazer sua filha. Quando nós viermos, vamos fazer uma reforma na sua casa”, lembra Marivalda.

Mas a promessa não foi cumprida. Há três anos, Marivalda não vê a filha.

“É meu sonho ver a minha netinha nos meus braços, fazendo carinho, juntamente com ela”, diz o avô da criança.

Para os avôs da menina, parece que esses três anos não passaram.

“O meu sentimento ainda hoje nunca saiu do meu coração. Aquela dor, aquela angústia”, afirma o avô, que nem chegou a conhecer a neta direito, mas sente falta dela. “Sinto falta dela. Misericórdia, não é bom nem de falar isso aí. Eu estimo a minha família, eu choro com a minha família”, acrescenta ele.

Há um ano, foi Eunice quem entregou a única filha. Em troca, a mesma promessa de que a menina não sumiria da vida da mãe.

Em outro povoado, foram levados uma menina de 2 anos e o irmão dela, ainda bebê. A mãe, Odília, teve um ponto fraco descoberto pela quadrilha: foi ameaçada de ser presa porque seu companheiro era usuário de drogas.

Com medo de ser presa, Odília entregou as duas crianças.

“Enquanto levou, com mais uma semana, para duas semanas, ainda tinha notícia. Eu ligava e ela ainda atendia. Depois, comecei a ligar e ouvia ‘telefone não existe’”, acrescenta ela.

São três mulheres que perderam filhos que estão vivos. Três mães que dariam tudo para saber onde e como suas crianças estão crescendo.

“Tem horas que eu fico só pensando e choro. Em outras horas, eu fico com o coração assim, só abafado, não consigo chorar”, lamenta Odília.

O Ministério Público afirma que tudo nessas histórias é ilegal.

“Foi feita a entrega das crianças pela família biológica, mas sem o necessário processo de adoção”, explica o promotor Luciano Ghignone.

Há suspeitas de que as quatro crianças foram levadas com documentos falsos. De acordo com as investigações, as falsificações podem ter sido feitas no fórum de Monte Santo.

O promotor não tem dúvida de que há uma associação criminosa voltada para o agenciamento e tráfico de crianças.

O atual juiz de Monte Santo não descarta uma infiltração da quadrilha no serviço público. E, por isso, mandou fechar os cartórios de registro civil e da vara criminal. Ele tem medo de que as provas sejam adulteradas ou simplesmente sumam.

Agora, preste atenção em dois nomes que aparecem nos depoimentos das mães: Carmem e Edite.

Marivalda conta que, há alguns meses, pediu a Edite o telefone e o endereço de Carmem. Edite teria ajudado Carmem a levar os filhos de Marivalda.

A equipe do Fantástico encontrou Edith de Jesus no restaurante dela. Ela nega ter apresentado Carmem para as mulheres.

“Quero que elas digam a mim que eu apresentei. E, se eu disser ao senhor para me dar esse aparelho, o senhor é obrigado a dar?”, argumenta Edite.

A outra mulher é Carmem Topschall, acusada de ser a principal intermediária. É a mesma mulher que você viu no Fantástico domingo passado (14).

Ela conversou com a equipe do Fantástico sobre o caso de Silvânia e Gerôncio. Eles tiveram os cinco filhos entregues, de uma hora para outra, para casais paulistas.

“Eu apareço no processo porque acompanhei o pessoal. Levei e mostrei o caminho, mas eu não fui intermediária”, defende-se Carmem.

Outro elo entre as histórias de Monte Santo é o juiz Vítor Manoel Xavier Bizerra. Foi ele quem mandou retirar à força, de dentro de casa, as crianças de Silvânia.

E era ele o juiz quando as outras três mulheres perderam seus filhos.

O Conselho Nacional de Justiça orientou o Tribunal da Bahia a investigar Vítor Bizerra.

“A escala de punições que um juiz está sujeito é advertência, censura, disponibilidade e aposentadoria compulsória com vencimentos proporcionais”, diz o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Mário Alberto Hirs.

Domingo passado (14), o juiz não quis falar. Mais uma vez, a equipe do Fantástico tentou uma entrevista com ele.

“Eu estou resolvendo algumas coisas, eu não estou disponível para conversar agora”, diz Bizerra.
A equipe do Fantástico voltou aos endereços dos casais paulistas que estão com as cinco crianças. De novo, ninguém atendeu.

Agora, o atual juiz de Monte Santo trabalha na revisão dos processos. Ele vai decidir se Gerôncio e Silvânia terão ou não os filhos de volta.

Silvânia garante que está preparada para cuidar das crianças. “Tenho condições, com a ajuda dos meus pais e do pai das crianças. Todo mundo está disposto a ajudar”, diz ela.

Decidida mesmo, por enquanto, só a devolução da fiança paga por Josias Firmino de Souza, o avô paterno, quando Gerôncio foi preso ao reclamar no Conselho Tutelar a falta de notícia dos filhos. Seu Josias precisou vender a casa para conseguir os R$ 5 mil estipulados para a soltura de Gerôncio.

A Secretaria dos Direitos Humanos, ligada à Presidência da República, identificou dez irregularidades praticadas pelo juiz Vítor Bizerra. E a CPI da Câmara Federal, que investiga o tráfico de pessoas, anunciou que vai apurar as denúncias.
http://tinyurl.com/8pfyzhy

VICE- GOVERNADOR ACUMULA VITÓRIAS NO AGRESTE

O resultado das eleições 2012 em municípios do Agreste foi comemorado com festa pelos prefeitos eleitos e pelo vice-governador Robinson Faria (PSD). Presidente estadual do PSD, Robinson participou nesta segunda-feira (8) da festa de correligionários e aliados do Agreste.
Em Nova Cruz, a festa da comemoração foi nas ruas em um arrastão pelos bairros do centro da cidade. Ao lado do prefeito eleito Cid Arruda (PSB), Robinson abraçou o povo e agradeceu pelos votos em seu candidato. Cid já foi prefeito de Nova Cruz e terá como vice-prefeita, Monique Targino (PSB)
Depois, Robinson seguiu para o município de Montanhas, onde o PSD conseguiu a maioria da votação nos candidatos Algacir (PSD) e no vice, Caldas Neto (PSD). Algacir é filho da ex-prefeita Otemia Maria (PSD) e foi o nome escolhido para substituir a liderança da chapa nas eleições 2012.
A última comemoração da noite foi no município de Pedro Velho, onde o prefeito eleito Tio Zé (PSD) e o seu vice, Danilo (PSD) reuniram milhares de pessoas que ainda estava em clima de vitória. É a primeira vez que José Marques irá administrar a cidade de Pedro Velho.
PSD
O vice-governador comemorou também os resultados do partido mais novo do Rio Grande do Norte: o PSD que ocupa o terceiro lugar no ranking dos prefeitos eleitos no Estado com 21 prefeitos.
O partido também elegeu 19 vice-prefeitos e 191 vereadores em todo o Estado.

ESTADOS UNIDOS TEM 5 CANDIDATOS A PRESIDENTE

 

A eleição presidencial de 2012 nos Estados Unidos está prevista para ser realizada em uma terça-feira, 6 de novembro de 2012. Será a 57ª eleição presidencial do país, que oficialmente irá eleger o presidente e o vice-presidente dos Estados Unidos em 17 de dezembro de 2012. O presidente Barack Obama está concorrendo para um segundo e último mandato. Seu principal concorrente é o ex-governador de Massachusetts, o republicano Mitt Romney. Dois outros candidatos obtiveram votação suficiente para estar presente na cédula de votação: o ex-governador do Novo México Gary Johnson, candidato pelo Partido Democrata;  e Jill Stein, o candidato do Partido Verde.Os candidatos Virgil Goode (Partido da Constituição) e Rocky Anderson (Partido da Justiça) estaram presentes na cédula de votação e também como candidatos write-in em estados que possuem o suficiente para alcançar os 270 votos do colégio eleitoral para vencer a eleição.
Conforme especificado na Constituição, a eleição presidencial de 2012 vai coincidir com as eleições para o Senado dos Estados Unidos, onde um terço dos senadores poderão ser candidatos à reeleição (33 assentos de um total de 100 senadores, pertencendo a Classe I), e as eleições para Câmara dos Representantes (o que ocorre a cada dois anos) e elegerá os membros para o 113º Congresso. Onze eleições para governadores e muitas outras eleições para os legislativos estaduais também serão realizados ao mesmo tempo.

 

Outros partidos


Outros partidos também nomearam candidatos que possuem presença na cédula de votação de pelo menos 270 votos no colégio eleitoral, que é o número mínimo necessário para ser eleito presidente dos Estados Unidos. O Partido da Justiça não tem chances de eleger o candidato nomeado para a presidência, uma vez que pode ter no máximo 152 votos no colégio eleitoral.

Partido Libertário

  • Gary Johnson, ex-governador do Novo México; candidato à vice-presidente: James P. Gray, juiz aposentado da Califórnia
Presente na cédula de votação: Johnson está em todas as cédulas de votação do país, exceto no Michigan e Oklahoma, onde sua presença na cédula votação foi contestado (515 votos potenciais no colégio eleitoral)

Partido Verde

  • Jill Stein, médica de Massachusetts; candidato à vice-presidente: Cheri Honkala, organizador social da Pensilvânia.
Presente na cédula de votação: Alabama, Alaska, Arizona, Arkansas, Califórnia, Carolina do Sul, Colorado, Dakota do Norte, Delaware, Flórida, Havaí, Idaho, Illinois, Iowa, Kentucky, Louisiana, Maine, Maryland, Massachusetts, Michigan, Minnesota, Mississippi, Nebraska, Nova Hampshire, Nova Jersey, Novo México, Nova Iorque, Ohio, Oregon, Pensilvânia, Rhode Island, Tennessee, Texas, Utah, Virgínia, Virgínia Ocidental, Washington, Washington D.C., Wisconsin - (447 votos potenciais no colégio eleitoral)

Partido da Constituição

  • Virgil Goode, ex-representante dos Estados Unidos pela Virgínia; candidato à vice-presidente: Jim Clymer da Pensilvânia
Presente na cédula de votação: Alabama, Carolina do Sul, Colorado, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Flórida, Idaho, Iowa, Louisiana, Michigan, Minnesota, Missouri, Mississippi, Nova Hampshire, Nova Jersey, Novo México, Nova Iorque, Nevada, Ohio, Rhode Island, Tennessee, Utah, Virgínia, Washington, Wisconsin, Wyoming - (257 votos potenciais no colégio eleitoral)

Partido da Justiça

  • Rocky Anderson, ex-prefeito Salt Lake City e membro fundador do Partido da Justiça do Utah; candidato à vice-presidente: Luis J. Rodriguez da Califórnia.
Presente na cédula de votação: Colorado, Connecticut, Flórida, Idaho, Louisiana, Michigan, Minnesota, Mississippi, Nova Jersey, Novo México, Oregon, Rhode Island, Tennessee, Utah, Vermont, Washington - (152 votos potenciais no colégio eleitoral)
O Partido da Justiça é um novo partido que foi fundado em 13 de dezembro de 2011. Com um começo pequeno, apenas 30 pessoas no evento de lançamento com nenhuma equipe de TV cobrindo a fundação do partido, o partido conseguiu nomear Rocky Anderson para presidente, e vai aparecer na cédula de votação em 16 estados. Ele é agora o sexto maior partido em termos de acesso às cédulas de votações em eleições presidenciais.

MILITARES BRASILEIROS FORAM CUMPLICES DO GOLPE CONTRA ALLENDE

Documento descoberto no Arquivo Nacional traz esta revelação...
Um documento descoberto agora no Arquivo Nacional (graças à Lei do Acesso, que pôs fim ao sigilo eterno) e trazido a público pelo repórter Alex Rodrigues, da Agência Brasil, informa que meses antes das eleições presidenciais chilenas de 1970 os militares brasileiros já previam que as FFAAs reagirião a uma eventual vitória de Salvador Allende, como de fato aconteceu em 1973.
Os documentos que estão vindo e continuarão a vir à tona só comprovarão a participação e o apoio da ditadura brasileira ao golpe militar no Chile, promovido pelos Estados Unidos e que o apoiaram abertamente. Está tudo documentado nos arquivos abertos, lá como aqui, agora. A diferença é que aqui, ao contrário do que aconteceu lá e d os demais países latino-americanos, os militares ficaram impunes até agora. E continuam a buscar a eternização da impunidade.
Outro ponto importante a notar na atualidade é que os EUA, a direita, os militares e a mídia conservadora não estão parados. Continuam se articulando para derrubar governos eleitos democraticamente que não se submetem aos seus interesses, como acabamos de assistir em Honduras e no Paraguai. Agora com novos métodos. Como tentaram aqui em 2005 e não conseguiram.
E sempre também com o apoio da mídia conservadora do continente. Que – não devemos nos esquecer jamais – apoiou de forma entusiástica o golpe sangrento de Pinochet, assim como o golpe civil-militar aqui no Brasil, em 1964. São os dois braços dos interesses dominantes: o braço armado e o braço midiático.
O que diz o documento
A presença do Chile socialista na OEA, diz o documento, era vista como ameaça à segu rança continental. Nesse documento – um dos milhares elaborados pelo Estado Maior das Forças Armadas (EMFA), extinto com a criação do Ministério da Defesa – confirma, assim, que a situação política interna do Chile ocupava a atenção dos militares e diplomatas brasileiros desde antes de Allende chegar ao poder pelo voto popular.
Os militares e diplomatas alegavam temer pela segurança da embaixada e dos representantes brasileiros que trabalhavam no país vizinho, onde a tensão política aumentava na medida em que cresciam as chances de ser eleito e empossado democraticamente um primeiro presidente socialista no continente.
“A situação (chilena) é muito grave face à conjuntura mundial e, principalmente, a da América Latina, se considerarmos os rumos que poderá tomar em setembro próximo, por ocasião das eleições presidenciais chilenas”, pondera o então cel. Luiz José Torres Marques. No documento, o cel. relata a superiores u ma reunião realizada na embaixada brasileira no Chile, em maio de 1970, e da qual participaram todos os secretários e adidos militares da representação, além do embaixador Antÿnio Cândido da Câmara Canto. Este, depois de 1973, revelou-se notório colaborador do regime de Pinochet.
No documento esse cel. afirma que o candidato do Partido Nacional, o empresário e ex-presidente da República Jorge Alessandri (1958/1964), “um homem austero e digno”, era o preferido da “classe mais elevada da população chilena e daqueles que não desejam ver o comunismo implantado no país”. Para o brasileiro, se Alessandri vencesse as eleições por maioria absoluta, o Chile “continuaria com um governo democrático”.
O coronel, contudo, não descartava nem a hipótese de Alessandri vencer por maioria relativa e o Congresso acabar referendando a vitória de Allende, nem a de o socialista vencer por maioria relativa e terminar empossado. Em ambos os ca sos, concluía Marques, as prováveis consequências seriam as mesmas: a eclosão de um movimento militar a fim de impedir Allende de governar.
O cel. se queixa, ainda, que os representantes diplomáticos brasileiros em Santiago viviam em clima de insegurança e desconforto, que ele atribuia à presença de milhares de refugiados brasileiros que buscaram asilo político no Chile após o golpe militar de 1964 .

BANDIDO É EXECUTADO EM MOSSORO

Um foragido do Complexo Penal Mário Negócio foi executado no Km-45 da BR-304, na Avenida do contorno, quando saia de uma festa do Bom Jesus, em Mossoró. O crime aconteceu neste domingo, por volta das 4h30. Daniel Felipe da Silva, de 21 anos, foi executado com cerca de quatro disparos de arma de fogo. A informação é do blog O Câmera.

Segundo o blog, Daniel estava foragido do Complexo Penal Mário Negócio, onde cumpria pena, acusado do crime de receptação. De acordo com informações de uma moça que esteve no local do crime se dizendo esposa, Daniel estava refugiado na cidade de Areia Branca, mas constantemente vinha a Mossoró.

Ainda segundo a moça, os dois participavam de uma festa e ele teria dito que ia a um bar, no mesmo bairro. Ele foi encontrado caído, já sem vida ao lado da motocicleta da esposa, cerca de 500 metros do local para onde teria ido. Daniel foi morto quando tentava fazer um retorno na BR.

CARRO FICA PENDURADO NA PONTE EM CURRAIS NOVOS


 (Sd PM J. Júnior/Divulgação)
Um motorista ficou com o veículo pendurado em uma ponte em Currais Novos e por pouco não aconteceu uma tragédia. O fato aconteceu no mesmo local onde um caminhão da Nestlê caiu na última segunda feira. As informações são do soldado PM J. Júnior e foram publicadas no blog PM Currais Novos.

De acordo com o soldado, o condutor do Gol, de placas JOJ-2301/Currais Novos, identificado apenas como Alex, que trabalha no Hospital Regional de Currais Novos, apresentava sintomas de embriaguez, vinha sozinho no veículo, e ficou pendurado numa altura de aproximadamente cinco metros. A ponte está sem a mureta de proteção que foi arrancada no acidente anterior.

Um guincho foi acionado e teve muito trabalho para retirar o veículo, pois havia o risco do mesmo cair de cima da ponte.

Policiais do 2ºGPRE também foram acionados e fizeram o isolamento do local, que ficou interditado por alguns minutos.

HOMENS ASSALTAM FUNASA

Cinco homens fortemente armados invadiram o prédio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na manhã deste domingo e, segundo as primeiras informações da Polícia Militar, levaram cerca de R$ 200 mil de um caixa eletrônico do Banco do Brasil, instalado no local.

De acordo com o Coronel Alarico Azevedo, os bandidos chegaram ao local, que fica no cruzamento da Alexandrino de Alencar com a Rui Barbosa, por volta das 5h20. "Eles renderam os quatro vigilantes que estavam no local, os trancaram em uma sala e usaram um maçarico para arrombar o caixa", disse o Coronel. "Na fuga, após levarem o dinheiro, eles ainda fugiram levando as armas dos vigilantes", completou.

Ainda de acordo com a polícia, os bandidos levaram cerca de R$ 200 mil do caixa. Logo após a ação, eles deixaram o local deixando um rastro de destruição. No prédio onde funciona a Funasa, também estão instalados a Advocacia Geral da União e o Tribunal de Contas da União. Por se tratar de órgãos federais, é possível que as investigações fiquem a cargo da Polícia Federal. A polícia ainda não tem pistas dos suspeitos.

domingo, 21 de outubro de 2012

ROSALBA MUDARÁ SECRETARIADO EM 2013

A reforma do secretariado da governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, provocará uma mudança radical na equipe de governo no início do próximo ano quando alguns nomes serão remanejados e outros deixarão os seus respectivos cargos para dar lugar a novos convocados. O objetivo das mudanças, segundo uma fonte próximo à governadora Rosalba Ciarlini, é mudar o perfil do governo e em consequência melhorar a gestão pública que nesses dois primeiros anos enfrentou dificuldades e desgaste político. Da atual equipe deverão permanecer o secretário de Recursos Hídricos, Gilberto Jales, e da Infraestrutura, Kátia Pinto. Um dos mais próximos da governadora, Obery Rodrigues, do Planejamento e Finanças, deverá ser remanejado para a secretaria de Administração. Todos esses do grupo mossoroense.
O secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa, que foi indicado pelo senador/ministro, Garibaldi Filho,  Odair Rocha, da segurança, e Kélcio Pinto, da Justiça e Cidadania, também deverão permanecer nos seus respectivos cargos, além do Comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, que mesmo enfrentando dificuldades de ordem financeira,  realizam um bom  trabalho. A Informação é de que serão substituídos o secretário de Saúde, Isaú Gerino, por não ter conseguido resolver os problemas básicos da saúde, nem tampouco mudar o modelo de gestão, mesmo a governadora Rosalba Ciarlini tendo reforçado o orçamento e apoiado várias ações. Ela chegou, inclusive, a passar uma semana despachando diariamente na secretaria da Saúde, demonstrando assim, que está preocupada e priorizando o setor.
EDUCAÇÃO
Apesar da reconhecida competência pessoal da secretária Betânia Ramalho, ela não tem conseguido articular políticas públicas de educação nem melhorar os índices educacionais do Estado. Neste caso, a permanência da secretária Betânia Ramalho no cargo estaria sendo analisada pelo governo. O secretário Betinho Rosado, irmão do mentor intelectual do governo responsável pelo setor de agricultura, deverá retornar à Câmara Federal, desconvocando assim, o suplente Rogério Marinho, que foi candidato a prefeito de Natal, mas não conseguiu êxito. Betinho Rosado também não teve um bom desempenho à frente da pasta e estaria desmotivado em razão dos baixos índices de aprovação do governo da cunhada.
SAÍDA DO BAIANO
Outro que deverá deixar o governo é o baiano Benito Gama, que exerce a secretaria de Desenvolvimento Econômico e veio para o Rio Grande do Norte por intermédio do colega de Câmara Federal, Betinho Rosado. Benito Gama, além de não ter tempo para se dedicar ao governo na condição de secretário, o baiano assumiu recentemente a presidência nacional do PTB em substituição ao “mensaleiro” Roberto Jefferson. Benito Gama foi protagonista de um imbróglio com os deputados estaduais em razão da tomada do PTB do deputado Ezequiel Ferreira de Sousa, causando insatisfações e manifestações contrárias à atitude de Benito Gama.  O secretário de Turismo, Renato Fernandes, que foi indicado pelo deputado João Maia, líder do PR no Estado, ter restrições por parte do trade turístico, que não vêem em Renato um nome identificado com o sotor. É um dos que poderão ser substituído.
GABINETE CIVIL
O secretário chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, deverá deixar o cargo para dar lugar a Carlos Augusto Rosado, esposo de Rosalba Ciarlini. Anselmo é mossoroense e nome do grupo íntimo do Poder desde quando a governadora era prefeita de Mossoró. Em razão disso, deverá ser aproveitado em outro cargo. Quem também deverá permanecer no governo é o secretário de Esportes, Joacy Bastos. Ele é titular de uma secretaria inexpressiva com pequeno orçamento que deveria ser transformada numa coordenadoria. Por isso, não desperta interesse nem é objeto de disputa entre correligionários e aliados do governo. Esdras Alves, secretário de Articulação Política é outro que deverá permanecer no cargo. Indicação do senador José Agripino, Esdras, esteve desmotivado no início do governo, mas parece ter tomado gosto, apesar de exercer uma secretaria inóqua e desprestigiada.
EMINENTE TÉCNICO
José Airton é titular da secretaria de Tributação, um cargo eminentemente técnico. A informação é de que a sua atuação encontra-se em avaliação. É outro auxiliar que poderá permanecer no governo. O secretário de Comunicação, Alexandre Mulatinho, também deverá permanecer, já que mesmo desempenhando uma atuação discreta (esse é seu estilo), Mulatinho tem cumprido a missão dentro da normalidade. Problemas surgidos no setor no início do governo, parece ter sido superados e o jornalista deverá permanecer incólume. Disposta a promover uma mudança radical no perfil do governo, Rosalba Ciarlini deverá ter dificuldades para convidar novos auxiliares qualificados, já que o salário não é atrativo. Um secretário de Estado recebe líquido pouco mais de 6 mil reais para uma jornada full time de trabalho.

ALUNO PUBLICA FOTOS DE PROFESSORA NUA NA INTERNET

uitos jovens estudantes têm sonhos de se relacionarem com professoras. Justin Foster era um deles e conseguiu realizar sua fantasia. No entanto, acabou passando dos limites e publicou fotografias de Anna Michelle Walters, a docente em questão, nua na Internet. A polêmica em torno da escola Cosby High School, na Virgínia, Estados Unidos, foi enorme e, obviamente, culminou com a demissão da senhorita Walters.
O jovem foi ao Twitter nesta última semana para dizer que tinha uma “surpresa” para os alunos e ex-alunos da Cosby. Recém-formado, ele prometeu divulgar algo grande para os amigos. Depois de receber muitas mensagens, ele revelou o que havia acontecido: garantiu que dormiu com a professora enquanto ainda estudava no colégio.
Para provar sua teoria, o garoto publicou fotografias de Walters nua e ainda tirou screens da tela de seu iPhone que revelavam conversas de cunho sexual entre os dois. Pouco depois, as imagens da professora foram apagadas, porém os flagras dos SMS ainda estão disponíveis na conta do jovem no microblog.
A repercussão, é claro, foi enorme e ele recebeu muitas mensagens no Twitter. A maioria das pessoas que o apoioram disseram que ele foi vítima de um escândalo sexual, enquanto outras criticaram a atitude do garoto. O curioso é que parece que a escola já havia tomado ciência do ocorrido antes mesmo de ele divulgar as fotografias.
A relação estava sendo investigada e a professora foi demitida no último dia 12, ou seja, quase uma semana antes de tudo vir a público. Agora, a polícia foi acionada para saber se o caso envolveu aliciamento de menores – já que Foster poderia ser menor de idade na época em que aconteceu o affair.

Imagens renderam muita polêmica

CAMPI DE SANTA CRUZ TERA CURSO DE MEDICINA



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou que vai criar um curso de Medicina no campus do município de Santa Cruz, a 111 quilômetros de Natal. 


 O anúncio foi feito, pela reitora Ângela Cruz, na inauguração do Pavilhão Acadêmico e da Residência Universitária da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), que aconteceu na última quarta (20). 



Curso de Medicina do campus de Santa Cruz foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) e está na fase de elaboração da estrutura pedagógica. A primeira turma está prevista somente no ano de 2014.



Para aplicar os seus conhecimentos na prática, os alunos terão uma maternidade em Santa Cruz e Centros Cirúrgicos nas cidades de Caicó e Currais Novos. Também está previsto criação de parcerias com outras cidades vizinhas.