LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 22 de junho de 2013

JOAQUIM BARBOSA DIZ EM ENTREVISTA QUE VOTOU EM LULA E EM DILMA

O “dia mais chocante” da vida de Joaquim Benedito Barbosa Gomes, 57, segundo ele mesmo, foi 7 de maio de 2003, quando entrou no Palácio do Planalto para ser indicado ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A ocasião era especial: ele seria o primeiro negro a ser nomeado para o tribunal.
joaquim barbosa dilma lula
O ministro Joaquim Barbosa em seu gabinete no STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília
“Eu já cheguei na presença de José Dirceu [então ministro da Casa Civil], José Genoino [então presidente do PT], aquela turma toda, para o anúncio oficial. Sempre tive vida reservada. Vi aquele mar de câmeras, flashes…”, relembrava ele em seu gabinete na terça-feira, 2.

A importância de Frei Betto

Barbosa diz que foi Frei Betto, que o conhecia por terem participado do conselho de ONGs, que fez seu currículo “andar” no governo.


“Eu passava temporada na Universidade da Califórnia, Los Angeles. Encontrei Frei Betto casualmente nas férias, no Brasil. Trocamos cartões. Um belo dia, recebo e-mail me convidando para uma conversa com [o então ministro da Justiça] Márcio Thomaz Bastos em Brasília.” Guarda a mensagem até hoje.
“Vi o Lula pela primeira vez no dia do anúncio da minha posse. Não falei antes, nem por telefone. Nunca, nunca.”
Por pouco, não faltou à própria cerimônia. “Veja como esse pessoal é atrapalhado: eles perderam o meu telefone [gargalhadas].”
Dias antes, tinha sido entrevistado por Thomaz Bastos. “E desapareci, na moita.” Isso para evitar bombardeio de candidatos à mesma vaga.
“Na hora de me chamar para ir ao Planalto, não tinham o meu contato.” Uma amiga do governo conseguiu encontrá-lo. “Corre que os caras vão fazer o seu anúncio hoje!”
Depois, continuou distante de Lula. Não foi procurado nem mesmo nos momentos cruciais do mensalão. “Nunca, nem pelo Lula nem pela [presidente] Dilma [Rousseff]. Isso é importante. Porque a tradição no Brasil é a pressão. Mas eu também não dou espaço, né?”
O ministro votou em Leonel Brizola (PDT) para presidente no primeiro turno da eleição de 1989. E depois em Lula, contra Collor. Votou em Lula de novo em 2002.
“Vou te confidenciar uma coisa, que o Lula talvez não saiba: devo ter sido um dos primeiros brasileiros a falar no exterior, em Los Angeles, do que viria a ser o governo dele. Havia pânico. Num seminário, desmistifiquei: ‘Lula é um democrata, de um partido estabelecido. As credenciais democráticas dele são perfeitas’.”
O escândalo do mensalão não influenciou seu voto: em 2006, já como relator do processo, escolheu novamente o candidato Lula, que concorria à reeleição.
“Eu não me arrependo dos votos, não. As mudanças e avanços no Brasil nos últimos dez anos são inegáveis. Em 2010, votei na Dilma.”

DE LADO

No plenário do STF, a situação muda. Barbosa diz que “um magistrado tem deveres a cumprir” e que a sociedade espera do juiz “imparcialidade e equidistância em relação a grupos e organizações”.
Sua trajetória ajuda. “Nunca fiz política. Estudei direito na Universidade de Brasília de 75 a 82, na época do regime militar. Havia movimentos significativos. Mas estive à parte. Sempre entendi que filiação partidária ou a grupos, movimentos, só serve para tirar a sua liberdade de dizer o que pensa.”

VENCEDOR E VENCIDO

Barbosa gosta de dizer que não tem “agenda”. Em 2007, relatou processo contra Paulo Maluf (PP-SP). Delfim Netto não era encontrado para depor como testemunha. Barbosa propôs que o processo continuasse. Foi voto vencido no STF. O caso prescreveu.
No mesmo ano, relatou processo em que o deputado Ronaldo Cunha Lima (PSDB-PB) era acusado de tentativa de homicídio. O réu renunciou ao mandato e perdeu o foro privilegiado. Barbosa defendeu que fosse julgado mesmo assim. Foi voto vencido no STF.
Em 2009, como relator do mensalão do PSDB, propôs que a corte acolhesse denúncia contra o ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo. Quase foi voto vencido no STF –ganhou por 5 a 3, com três ministros ausentes.
Dois anos antes, relator do mensalão do PT, propôs que a corte acolhesse denúncia contra José Dirceu e outros 37 réus. Ganhou por 9 a 1.

NOVELA RACISTA

Barbosa já disse que a imprensa “nunca deu bola para o mensalão mineiro”, ao contrário do que faz com o do PT. “São dois pesos e duas medidas”, afirma.
A exposição na mídia não o impede de fazer críticas até mais ácidas.
“A imprensa brasileira é toda ela branca, conservadora. O empresariado, idem”, diz. “Todas as engrenagens de comando no Brasil estão nas mãos de pessoas brancas e conservadoras.”
O racismo se manifesta em “piadas, agressões mesmo”. “O Brasil ainda não é politicamente correto. Uma pessoa com o mínimo de sensibilidade liga a TV e vê o racismo estampado aí nas novelas.”
Já discutiu com vários colegas do STF. Mas diz que polêmicas “são muito menos reportadas, e meio que abafadas, quando se trata de brigas entre ministros brancos”.
“O racismo parte da premissa de que alguém é superior. O negro é sempre inferior. E dessa pessoa não se admite sequer que ela abra a boca. ‘Ele é maluco, é um briguento’. No meu caso, como não sou de abaixar a crista em hipótese alguma…”
Barbosa, que já escreveu um livro sobre ações afirmativas nos EUA, diz que o racismo apareceu em sua “infância, adolescência, na maturidade e aparece agora”.
Há 30 anos, já formado em direito e trabalhando no Itamaraty como oficial de chancelaria –chegou a passar temporada na embaixada da Finlândia–, prestou concurso para diplomata. Passou. Foi barrado na entrevista.

DE IGUAL PARA IGUAL

É o primeiro filho dos oito que o pai, Joaquim, e a mãe, Benedita, tiveram (por isso se chama Joaquim Benedito).
Em Paracatu, no interior de Minas, “Joca” teve uma infância “de pobre do interior, com área verde para brincar, muito rio para nadar, muita diversão”. Era tímido e fechado.
A mãe era dona de casa. O pai era pedreiro. “Mas ele era aquele cara que não se submetia. Tinha temperamento duro, falava de igual para igual com os patrões. Tanto é que veio trabalhar em Brasília, na construção, mas se desentendeu com o chefe e foi embora”, lembra Joaquim.
O pai vendeu a casa em que morava com a família e comprou um caminhão. Chegou a ter 15 empregados no boom econômico dos anos 70. “E levava a garotada para trabalhar.” Entre eles, o próprio Joaquim, então com 10 anos.

RUMO A BRASÍLIA

No começo da década, Barbosa se mudou para a casa de uma tia na cidade do Gama, no entorno de Brasília.
Cursou direito, trabalhou na composição gráfica de jornais, no Itamaraty. Ingressou por concurso no Ministério Público Federal.
Tirou licenças para fazer doutorado na Universidade de Paris-II. E passou períodos em universidades dos EUA como acadêmico visitante. Fala francês, inglês e alemão.
Hoje, Barbosa fica a maior parte do tempo em Brasília, onde moram a mãe, os sete irmãos e os sobrinhos. O pai já morreu. Benedita é evangélica e “superpopular”. Em seu aniversário de 76 anos, juntou mais de 500 pessoas.
O ministro tem também um apartamento no Leblon, no Rio, cidade onde vive seu único filho, Felipe, 26. Se separou há pouco de uma companheira depois de 12 anos de relacionamento.

DEVER

Nega que tenha certa aversão por advogados. E nega também que tenha prazer em condenar, sem qualquer tipo de piedade em relação à pessoa que perderá a liberdade.
“É uma decisão muito dura. Mas é também um dever.”
“O problema é que no Brasil não se condena”, diz. “Estou no tribunal há sete anos, e esta é a segunda vez que temos que condenar. Então esse ato, para mim e para boa parte dos ministros do STF, ainda é muito recente.”
Diante de centenas de grandes escândalos de corrupção no Brasil, e de só o mensalão do PT ter chegado ao final, é possível desconfiar que a máquina de investigação e punição só funcionou para este caso e agora será novamente desligada?
“Não acredito”, diz Barbosa. “Haverá uma vigilância e uma cobrança maior do Supremo. Este julgamento tem potencial para proporcionar mudanças de cultura, política, jurídica. Alguma mudança certamente virá.”

MEQUETREFE

O caso Collor, por exemplo, em que centenas de empresas foram acusadas de pagar propina para o tesoureiro do ex-presidente, chegou “desidratado” ao STF, diz o ministro. “Tinha um ex-presidente fora do jogo completamente. E, além dele, o quê? O PC, que era um mequetrefe.”
O país estava “mais próximo do período da ditadura” e o Ministério Público tinha recém-conquistado autonomia, com a Constituição de 1988. Até 2001, parlamentares só eram processados no STF quando a Câmara autorizava. “Tudo é paulatino. Mas vivemos hoje num país diferente.”

PONTO FINAL

Desde o começo do julgamento do mensalão, o ministro usa um escapulário pendurado no pescoço. “Presente de uma amiga”, afirma.
Depois de flagrado cochilando nas primeiras sessões, passou a tomar guaraná em pó no começo da tarde.
Diz que não gosta de ser tratado como “herói” do julgamento. “Isso aí é consequência da falta de referências positivas no país. Daí a necessidade de se encontrar um herói. Mesmo que seja um anti-herói, como eu.”

NESTE DOMINGO VEREMOS A SUPER LUA

superlua_sem_medo_01
No domingo, dia 23 de Junho de 2013, a Lua alcançará o perigeu, o ponto mais próximo da Terra na órbita do satélite rochoso ao redor do planeta. Embora algumas pessoas tenham, sugerido que a Super Lua pode deixar as pessoas loucas, gerar desastres naturais, provocar marés violentas, não existem evidências que suportam essas ideias, garante a NASA.
O geólogo planetário Noah Petro, disse que enquanto as marés possam ser um pouco maiores devido à maior aproximação da Terra, não acontecerá nenhuma mudança significativa para aquele observador tradicional. A única coisa que os humanos experimentarão nesse fim de semana será um belo show lunar.
“Não devemos ter nenhum impacto para ninguém na Terra”, disse Petro durante uma série de entrevistas na NASA TV. “Não deve ter nada especial, exceto pelo fato de que talvez mais pessoas estarão olhando para a Lua, o que deve ser uma coisa maravilhosa”.


Os observadores que têm monitorado a Lua recentemente, poderão vê-la um pouco maior e mais brilhante nesse fim de semana, mas será algo difícil para a média dos observadores notarem essas diferenças com relação às outras 11 Luas Cheias desse ano, disse Perro.
“É uma diferença muito sútil”, disse Petro. “Será realmente um prêmio para as pessoas que estão olhando para a Lua regularmente”.
Petro, ainda disse, que todo mundo deve sair e observar a Lua, claro que se o tempo permitir. Logicamente, podemos usar esse evento como uma desculpa para que todos possam ter a oportunidade de observar o nosso belo satélite.
A Lua alcançará o máximo de sua fase cheia às 08:32, hora de Brasília. Aproximadamente meia hora antes disso, a Lua alcançará o perigeu, o que fará com que ela fique 12%mais perto da Terra do que quando ela está no apogeu, o ponto mais distante da Terra em sua órbita.
Na sua maior aproximação da Terra, no domingo, a Lua estará a aproximadamente 356991 km da Terra. Na média, a distância entre a Terra e a Lua é de 384402 quilômetros.
A melhor hora para registrar a Lua será logo depois do pôr-do-Sol no sábado a noite, mas qualquer momento nesse fim de semana será um bom momento.

IBAMA APREENDE PÁSSAROS SILVETRES EM UMA RESIDENCIA NO INTERIOR DO RN



Aves foram apreendidas engaioladas numa casa na cidade de Touros, litoral Norte do RN (Foto: Divulgação/Ibama-RN)Uma equipe de fiscalização do Ibama apreendeu, na manhã desta sexta-feira (21), 32 pássaros silvestres numa residência em Touros, a 90 quilômetros de Natal. Entre as aves havia azulões, galos-de-campina, caboclinhos e papa-capins. O proprietário da residência quis resistir à fiscalização e foi conduzido à delegacia de polícia do município. Ele foi autuado em R$ 16 mil pela posse ilegal dos animais e outros R$ 3 mil por dificultar a ação fiscalizatória.
Segundo os agentes ambientais federais que participaram da ação, os pássaros estavam distribuídos por toda a casa, até mesmo dentro de quartos e banheiros. Como o estado de saúde da maioria é bom - e nenhuma das espécies é ameaçada de extinção - poderão ser devolvidos à natureza rapidamente. "As exceções são um tiziu, que não tem uma das asas (provavelmente amputada pelo manejo ou captura incorretos), e um sibite, que está com as pontas das penas aparadas. O sibite poderá ser solto assim que as penas crescerem novamente. Já o tiziu deverá permanecer para sempre em cativeiro", informou o Ibama.
O autuado tem 20 dias para apresentar defesa ao Ibama. Todavia, como manter aves sem licença é crime, deverá responder a um processo na Justiça e, se condenado, poderá pegar um ano de detenção. Já a pena por dificultar a ação do Ibama pode chegar a três anos de detenção. 

AMEAÇA DA FIFA EM TRANSFERIR COPA DAS CONFEDERAÇÕES PARA OUTRO PAÍS AINDA PERSITE

     
     
A Fonte Nova receberá um esquema reforçado de segurança para evitar que haja atos de violência que ameacem a integridade das seleções e dos organizadoresA Fonte Nova receberá um esquema reforçado de segurança para evitar que haja atos de violência que ameacem a integridade das seleções e dos organizadores


O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, foi contundente. “Pedimos a segurança que nós precisamos para ver o torneio ir até o final”, afirmou, após se reunir em encontro de emergência com membros do Comitê Executivo da Fifa e da CBF, entre eles, o vice-presidente Marco Polo Del Nero. “O resumo da reunião é que é necessário reforço de segurança. O que nós queremos é que o governo dê segurança para as delegações”, disse Del Nero.

Segundo ele, a situação é preocupante. “Lógico que estamos preocupados e certamente o governo vai dar essa segurança”, disse, insistindo que a competição irá continuar. “A segurança já estamos dando. Só temos de aumentar o efetivo”, declarou.  O governo federal admitiu estar preocupado com a possibilidade de que os protestos que se alastram pelo País atinjam diretamente a realização da Copa das Confederações. O temor é real de que os ataques a prédios públicos e privados sejam direcionados à Fifa e às delegações das seleções. Dirigentes da entidade diariamente cobram ações. Em resposta ao inesperado cenário, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) vai aumentar em pelo menos 30% o efetivo policial .

As decisões com relação à segurança estão sofrendo ajustes diários e, por isso, o jogo de hoje é considerado “estratégico”. “A decisão de manter o torneio no Brasil é praticamente decidida a cada dia”, afirmou uma fonte. Se a partida se transformar em um caos, dentro ou fora do estádio e, se as delegações oficiais tiverem dificuldades, a Fifa teme que não terá como segurar as seleções no País, com jogadores milionários.

A Fifa está perplexa, pois jamais pensou enfrentar esse tipo de problema no Brasil e chegou a perguntar aos órgãos de segurança nacional o que está havendo no País.  Se essa segurança não for suficiente ou se um “incidente grave” ocorrer neste fim de semana, a Fifa está disposta a pensar na suspensão do torneio já neste domingo. “Estaremos todos em Salvador”, admitiu Valcke. O presidente do Comitê de Organização da Copa da Fifa, Jacques Anouma, admitiu: “a situação é crítica”. Questionado sobre o que ocorreria nos próximos dias, ele foi taxativo. “Não sabemos o que vai ocorrer”, reconheceu.

Caso a violência afete o jogo, os torcedores ou as delegações, a Fifa acionaria um plano alternativo, que consistiria em jogar as duas partidas das semifinais em outros países, provavelmente na Europa. O jogo teria uma preparação equivalente a de um amistoso Mas, na prática, a transferência decretaria o fim da relevância do torneio e da confiança no Brasil para as próximas competições Existe a possibilidade de outras sedes, fora da Europa. Na Ásia, o torneio poderia ser inclusive mais lucrativo

sexta-feira, 21 de junho de 2013

INGLATERRA SE OFERECE COMO PLANO B DA FIFA PARA 2014



O portal Brasil 247 informa, nesta sexta-feira (21), que a Fifa, comandada por Joseph Blatter, tem uma carta na manga, caso o Brasil se mostre incapaz de garantir padrões mínimos de segurança para as seleções internacionais e seus torcedores. A Inglaterra, que tentou ser sede da Copa de 2018, e perdeu a disputa para a Rússia, se ofereceu como "plano B" para o Mundial de 2014. A proposta foi feita a Blatter, que, dias atrás, antes de sair prematuramente do Brasil, antes do fim da Copa das Confederações, lembrou que não foi a Fifa quem pediu ao Brasil para realizar a Copa – mas exatamente o contrário.

As imagens de violência e depredação de espaços públicos que se espalham pelo mundo, com ataques a prefeituras, ao Congresso, ao Itamaraty e cerco até ao Palácio do Planalto, correm o mundo, sinalizando um poder acuado e incapaz de responder aos desafios do momento – numa primeira reação, a presidente Dilma Rousseff convocou, para as 9h desta sexta-feira, uma reunião de emergência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.



Perder a Copa, no entanto, depois de gastos de R$ 30 bilhões gastos na construção das arenas e em outros investimentos para o torneio, teria impacto devastador no mundo político. Seria uma demonstração de fracasso coletivo do Brasil como nação. Mais grave ainda seria a transferência para a Inglaterra, cuja imprensa tem feito campanha sistemática contra a condução da política econômica no País.

POLICIA PRENDE SUSPEITO DE ENGRAVIDAR A ENTEADA DE 13 ANOS

Por Thyago Macedo
Foto: Divulgação / Polícia Civil
A polícia prendeu, na cidade de Goianinha, um homem suspeito de estuprar a própria enteada, uma menina de 13 anos. Ele estaria praticando esse crime há um ano e já tinha mandado de prisão em aberto. Marcilio Camilo dos Santos, de 34 anos, foi detido após agredir a companheira e ser autuado pela Lei Maria da Penha. A menina abusada por ele está grávida de quatro meses.
Wellington Guedes, titular da delegacia de Goianinha, disse ao Portal BO que a Polícia Civil já vinha investigando o suspeito e, inclusive, tinha conseguido mandado de prisão, porém, ainda não tinha localizado Marcílio. Nesta quinta-feira (20), ele teria voltado para casa e agredido a própria companheira.
Com isso, o suspeito acabou sendo preso em flagrante, já nesta sexta-feira (21), e levado para a Delegacia de Goianinha. “Agora, além do mandado de prisão pelo estupro, ele também está sendo autuado pela Lei Maria da Penha”, informou o delegado Wellington Guedes.
Ele contou ainda que a menina de 13 vítima dos estupros já passou por exames que comprovam o abuso e a gravidez. “Ela é categórica quando diz que sofria violência e chegou a dizer que era uma escrava sexual do suspeito”, completa.
Ainda de acordo com o delegado Wellington, a polícia está investigando a possibilidade de conivência da mãe da vítima com as atitudes de Marcílio Camilo. “A gente não pode afirmar isso ainda, mas existe uma suspeita e vamos apurar”, concluiu.

FIFA VAI CANCELAR COPA DAS COFEDERAÇÕES SE PROTESTOS CONTINUAREM

A Fifa deu um ultimato ao governo brasileiro: ou as autoridades nacionais garantem a segurança da Copa das Confederações, dos jogadores, comitivas e membros da imprensa internacional que estão no Brasil, ou irá cancelar a realização do evento.
O UOL Esporte apurou que a cúpula da entidade que controla o futebol mundial levou à presidente Dilma Rousseff o seguinte recado: se mais algum membro da Fifa, das seleções que participam da Copa das Confederações ou da imprensa internacional sofrer algum tipo de violência advinda dos protestos que tomaram conta do país, a Copa das Confederações será cancelada.
Oficialmente, a entidade e o Comitê Organizador Local negam qualquer tipo de reclamação ao Governo Brasileiro ou a possibilidade de suspensão da Copa das Confederações. A área de comunicação ligada à Presidência afirma desconhecer o assunto.
Também em virtude desta situação, a presidente da República marcou uma reunião ministerial de emergência para a manhã desta sexta-feira. Um dos objetivos do encontro é encontrar subsídios para convencer a Fifa de que é possível realizar os torneios mundiais no país em segurança.
Delegações já pedem cancelamento
Um dos motivos para que Fifa e Governo comecem a discutir medidas drásticas em relação aos eventos esportivos é o clima de insegurança que passou, a partir desta quinta-feira, a atingir as delegações que estão participando da Copa das Confederações. Os problemas mais graves ocorreram em Salvador.
Nas manifestações realizadas na capital baiana, após confrontos com a polícia nos arredores da Fonte Nova, o protesto migrou para a região do hotel onde membros da Fifa estão hospedados. Alguns manifestantes jogaram pedras sobre dois ônibus oficiais da entidade. Houve também uma tentativa de invasão ao hotel, contida pelo Batalhão de Choque.
A violência já causou uma mudança oficial de comportamento na Fifa. Desde a última quinta-feira, todos os membros da entidade devem ir e voltar juntos ao estádio, sempre com escolta da polícia, independentemente do horário de trabalho dos profissionais.
Além disso, Juca Kfouri, blogueiro do UOL, informou que uma das seleções já teria manifestado a intenção de deixar o Brasil, em razão da insegurança. Segundo ele, "uma delegação, que a Fifa não quer mencionar, mas cujos jogadores trouxeram famílias, está pressionando seu comando para ir embora. Eles dizem que não querem jogar futebol em uma praça de guerra". Essa seleção seria a Itália, ainda de acordo com Kfouri. Oficialmente, a delegação italiana nega a reclamação.
Órgãos de segurança já discutem como conter violência
Na última quinta-feira, a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), o Exército Brasileiro e a Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos (subordinada ao Ministério da Justiça) debateram o assunto em duas reuniões, em Brasília e Belo Horizonte.
Na capital mineira, a reunião aconteceu na Sala de Situação e Gerenciamento de Crises e Grandes Eventos, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que centraliza informações e operações de segurança durante a Copa das Confederações.
De acordo com o coronel Messeder, chefe de comunicação da 4ª Região do Exército Brasileiro, há 1.600 homens prontos para agir em Minas Gerais para garantir a segurança do Estado durante o evento. "Basta que o governador Antonio Anastasia solicite. Estamos prontos", diz o capitão.
Lei da Copa prevê Fifa indenizada pelo governo
Caso a medida extrema seja adotada e a Fifa, realmente, cancele o evento, a Lei Geral da Copa prevê que o Governo Brasileiro pague eventuais prejuízos da entidade. O capítulo V da Lei, sancionada em 2012, fala sobre o assunto.
O artigo 22 diz que "A União responderá pelos danos que causar, por ação ou omissão, à FIFA, seus representantes legais, empregados ou consultores". O artigo 23 fala que "A União assumirá os efeitos da responsabilidade civil perante a FIFA, seus representantes legais, empregados ou consultores por todo e qualquer dano resultante ou que tenha surgido em função de qualquer incidente ou acidente de segurança relacionado aos Eventos, exceto se e na medida em que a FIFA ou a vítima houver concorrido para a ocorrência do dano".
Além da agressão aos ônibus da delegação de Salvador, a entidade internacional já está lidando, há alguns dias, direta ou indiretamente, com problemas graves decorridos dos protestos. No Rio de Janeiro, a Fifa blindou o centro de distribuição de ingressos. Placas da Copa das Confederações foram destruídas no centro da cidade e, durante um evento paralelo aos jogos, na Avenida Presidente Vargas, tendas foram depredadas.
Patrocinadores da Copa também viraram alvo dos manifestantes. Em São Paulo, um painel da Coca-Cola, que ficava na Avenida Paulista, foi queimado durante um dos protestos. No Rio, a loja da marca ao lado do Maracanã foi fechada, com medo de depredação.

ACONTECEU DE TUDO ONTEM NO PROTESTO EM NATAL RN


protestoPelo menos, 50 mil pessoas participavam do #ProtestoNatal por volta das 18h. A estimativa foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em contato com o portalnoar.com. A manifestação, que pouco antes sofreu com um clima de tensão devido à presença de grupos políticos, está novamente pacífica e segue a caminhada pela Avenida Salgado Filho.

Contudo, é importante ressaltar que o número de pessoas é tão grande que, segunda a PRF e a Polícia Militar, que acompanha de longe o movimento, há pessoas desde a Casa da Indústria, até as intermediações do shopping Via Direta, onde o manifesto começou.
Segundo o repórter Saulo de Castro, do portalnoar.com, que está acompanhando o protesto, até agora não foi registrado nenhuma ocorrência policial, o que confirma o perfil pacífico da manifestação. Além disso, ele informa que alguns manifestantes vaiaram quando o estádio Arena das Dunas ao passar por ele.
veja mais acontecimentos
band

Carro de reportagem da Band Natal é depredado por manifestantes no cruzamento das avenidas Prudente de Morais e Bernardo Vieira. Os vândalos terminaram o serviço virando o carro da equipe.
Foto: @pires_filho
A primeira é desse rapaz acima onde é flagrado jogando um tijolo na vidraçaria do shopping Midway Mall.
Foto: Via Certa Natal

A segunda é da principal avenida da capital do Estado. A Salgado Filho tem um transito que não para um minuto, principalmente em dia de semana. Porém, nesta quinta de manifestações, a avenida ficou assim, vazia.



vereadora Amanda Gurgel sendo Expulsa do Movimento juntamente com militantes que portavam bandeira do PSTUManifestantes expulsam vereadora Amanda, e militante Tenta protege-la de forma UMA Bem sensual.  Foto: @ canindesoares
 militantes do PSTU, CUT e PT foram mal recebidos na organização do protesto

Foto: Miguel Duarte no meio da multidão
mais fotos do protesto
IMG_0515

quinta-feira, 20 de junho de 2013

POLICIA APREENDE ARMAS NA ZONA RURAL DE MONTANHAS E NOVA CRUZ



Uma ação conjunta da Polícia Militar e Civil, prendeu nesta terça, 18, dois homens com uma vasta quantidade de armas e munições. As informações são da 6ª DRP e do 8º BPM, trazidas pelo blog Xuá do Agreste.

Após uma denúncia anônima, a polícia chegou até João Batista da Silva, 31 anos, vulgo (Pitoco) residente em Montanhas onde há pouco tempo tinha acabado de chegar do Rio de Janeiro e o Otacílio Marculino da Silva, de 33 anos, vulgo Otacílio taxista residente no Sitio Maranhão interior de Nova Cruz. 

Com os dois foram encontrados pelos Policiais uma pistola 380, com dois carregadores e 38 munições, um revolver 32 com Cinco munições, duas espingardas de soca, uma espingarda não identificada, muita pólvora, espoletas, e uma quantidade de chumbo.
A ação policial teve a participação de o Delegado titular da 6ª DRP Drº Normando Feitosa e do GTO da policia Militar do 8º Batalhão que hora comandava era o Tenente Jorgivam.

Os dois segundo o Delegado Feitosa serão enquadrados em posse ilegal de armas e munições.

VEJA A CONCORRENCIA PARA O CONCURSO DE PASSA E FICA


A Funvapi, empresa responsável pelo concurso público de Passa e Fica, divulgou a concorrência dos candidatos por cargo. Foram mais de 16 mil inscritos, e os cargos de ASG e Agente de Portaria tiveram as concorrências mais altas.

O BLOG NovaCruzoficial traçou uma tabela mostrando a concorrência por cargos a concorrência de todos os cargos.

Confira:

ADVOGADO - 31.00 p/ 1 vaga
AGENTE DE ENDEMIAS - 13.75 p/ 1 vaga
AGENTE DE PORTARIA - 93.08 p/ 1 vaga
AGENTE DE PROTEÇÃO PATRIMONIAL - 39.73 p/ 1 vaga
AGENTE DE SAÚDE - EQUIPE I - BAIRRO BELA VISTA - 8.00 p/ 1 vaga
AGENTE DE SAÚDE - EQUIPE II - BAIRRO 3º MILÊNIO - 7.33 p/ 1 vaga
AGENTE DE SAÚDE - EQUIPE IV - ZONA RURAL -  21.00 p/ 1 vaga
AGENTE DE SAÚDE - EQUIPE V - BAIRRO SÃO PEDRO - 4.50 p/ 1 vaga
AGENTE DE SERV. ADM.– ATENDENTE DE CONSULTÓRIO - 36.00 p/ 1 vaga
AGENTE DE SERV. ADM.– AUXILIAR DE BIBLIOTECA  - 23.50 p/ 1 vaga
AGENTE DE SERV. ADM.– INSTRUTOR DE INFORMÁTICA - 12.50 p/ 1 vaga
AGENTE DE SERV. DE EDIFICAÇÕES. – PEDREIRO - 5.50 p/ 1 vaga
AGENTE DE SERV. OPER. – AUXILIAR DE PEDREIRO - 7.75 p/ 1 vaga
AGENTE DE SERV. OPER. – AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (ASG) - 94.75 p/ 1 vaga
AGENTE DE SERV. OPER. – ENCANADOR - 4.50 p/ 1 vaga
AGENTE DE SERV. OPER. – MERENDEIRA - 83.08 p/ 1 vaga
AGENTE DE SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS - 32.14 p/ 1 vaga
AGENTE DE SERVIÇOS FUNERÁRIOS - 26.00 p/ 1 vaga
AGENTE FISCAL DE TRIBUTOS - 11.00 p/ 1 vaga
AGENTE MUNICIPAL DE CONSERVAÇÃO - 22.17 p/ 1 vaga
AGENTE MUNICIPAL DE CONSERVAÇÃO – COLETA - 12.88 p/ 1 vaga
BIBLIOTECÁRIO - 9.00 p/ 1 vaga
COORDENADOR PEDAGÓGICO - 3.50 p/ 1 vaga
MOTORISTA - CATEGORIA ”D” - 48.75 p/ 1 vaga
MÉDICO VETERINÁRIO - 11.00 p/ 1 vaga
NUTRICIONISTA - 22.50 p/ 1 vaga
ORIENTADOR PEDAGÓGICO -  4.00 p/ 1 vaga
PROF. DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) - 9.77 p/ 1 vaga
PROFESSOR COM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS - 30.33 p/ 1 vaga
PROFESSOR COM LICENCIATURA EM GEOGRAFIA - 28.50 p/ 1 vaga
PROFESSOR COM LICENCIATURA EM HISTÓRIA - 36.00 p/ 1 vaga
PROFESSOR COM LICENCIATURA EM LÍNGUA INGLESA - 8.50 p/ 1 vaga
PROFESSOR COM LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA - 32.67 p/ 1 vaga
PROFESSOR COM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA - 19.67 p/ 1 vaga
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL MENOR - 27.08 p/ 1 vaga
PROFESSOR DE ENSINO INFANTIL - 36.73 p/ 1 vaga
PROFESSOR DE INFORMÁTICA - 4.50 p/ 1 vaga
SUPERVISOR PEDAGÓGICO - 5.50 p/ 1 vaga
TRATORISTA - 3.50 p/ 1 vaga
TÉCNICO AGRÍCOLA - 49.00 p/ 1 vaga
TÉCNICO DE ENFERMAGEM - 38.67 p/ 1 vaga
TÉCNICO DE ENFERMAGEM- PSF - 11.67 p/ 1 vaga
TÉCNICO EM CONTABILIDADE - 4.00 p/ 1 vaga
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES - 14.00 p/ 1 vaga
TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE - 8.00 p/ 1 vaga

ZOOTÉCNICO - 7.00 p/ 1 vaga

PIRÂMIDE TELEXFREE COMEÇA A QUEBRAR EM TODO O BRASIL

Já é visível a preocupação dos divulgadores da empresa denominada Telexfree em todo o país sobre o esquema de capitalização diário da Ympactos Comercial LTDA.
Sem dinheiro entrando em caixa, o esquema já começa ruir e investidores que aplicaram milhares de reais estão preocupados por já estarem percebendo de como irão ser ressarcidos pelo prejuízo dado pelo empresa caso a decisão judicial se confirme, isso porque essa liminarl proibiu em todo o pais o pagamento e a realização de novos cadastros de possíveis vítimas dessa "pirâmide financeira".
Esse é o cara que está por traz da TELEXFRIA
Nesta quarta-feira (19) a promotora de Defesa do Consumidor, Nicole Gonzalez, deu uma entrevista coletiva onde explicou o que levou o MPE a formalizar a denúncia. De acordo com ela, a Telexfree no Brasil estaria fazendo o recrutamento de investidores e criando um esquema de pirâmide sob o disfarce de marketing multinível.

"Existem empresas de marketing multinível já consolidadas no mercado como a Herbalife, Mary Kay e Tupperware. Elas trabalham com esse sistema, no caso da Telexfree o interesse não é vender os produtos, mas recrutar novas pessoas", explica. Ela acredita que cerca de 70 mil pessoas possuem contratos com a Telexfree no Acre.


Nicole diz que o foco da Telexfree no Brasil não é a venda de produtos ou serviços, mas a adesão de novas pessoas para alimentar o sistema de pagamento. Ela argumenta que o suposto produto oferecido pela Telexfree, um software para realização de ligações pela internet, deve ser comprado em kits.
J

quarta-feira, 19 de junho de 2013

APRESENTADOR DO SBT VISITA A PEDRA DA BOCA

Richard RasmussenO apresentador do programa Aventura Selvagem, exibido pelo SBT, Richard Rasmussen visitou o parque estadual da Pedra da Boca, no município de Araruna, nesta segunda-feira (17). Localizada na zona rural de Araruna, às margens do Rio Calabouço, divisa natural dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, a Pedra da Boca, com seus 336 metros de altura, se destaca majestosa entre outras formações rochosas que embelezam o Parque Estadual da Pedra da Boca, uma área de conservação ambiental de aproximadamente 157 hectares, criado em 07 de fevereiro de 2000 pelo Governo do Estado por meio do Decreto 14.889.
Encantado com a beleza do local, Richard disse que voltará para gravar um programa.
Richard é apresentador, economista, biólogo e naturalista. Profundo conhecedor da fauna, ele tem uma forma espontânea e irreverente de cuidar e se relacionar com os bichos. Richard ganhou destaque e visibilidade, desde 2005, quando começou a apresentar o quadro “Selvagem ao Extremo”, na TV Record. Em agosto de 2009, assinou contrato com o SBT para apresentar um programa semanal dedicado à natureza selvagem, o Aventura Selvagem.

 

terça-feira, 18 de junho de 2013

ESTADO VAI PAGAR 40% DO 13º NO FINAL DO MES

 O Governo do Estado pagará a primeira parcela do décimo terceiro salário, que corresponde a 40% dos proventos, junto com o salário do mês de junho, que deverá ser depositado nos últimos dias do período.
Ao definir pelo adiantamento do décimo terceiro, a governadora Rosalba Ciarlini mantém um formato já adotado pela sua própria administração e pelas gestões passadas.

FAMÍLIA É EXECUTADA EM NISIA FLORESTA

 
Quatro pessoas da mesma família foram executadas na madrugada desta terça-feira (18), em Nísia Floresta, na Região Metropolitana de Natal. Uma mulher, um casal de filhos dela e a nora, viúva de um outro membro da mesma família, foram assassinados dentro da casa onde moravam, no conjunto Carnaúbas, por volta das 2h da manhã. Nenhum deles foi identificado ainda pela polícia.

Segundo o soldado Oliveira, do 3º Batalhão da Polícia Militar, os suspeitos chegaram em dois carros, um preto e um prata, e uma motocicleta. Eles invadiram a residência e iniciaram a chacina. A polícia acredita que os homens tenham utilizado revólveres para executar as vítimas, visto que não havia cápsulas de munição pelo imóvel.

Ainda de acordo com o soldado, a orelha de uma das mulheres, a filha da matriarca, foi decepada pelos criminosos. “O que denota que o homicídio pode ter sido encomendado e a orelha levada como prova da execução”, informou Oliveira.

O policial também disse que, entre os anos de 2003 e 2013, nove pessoas dessa mesma família foram assassinadas.

A polícia foi acionada após a chacina e ainda realizou diligências na tentativa de encontrar os responsáveis. No entanto ninguém foi preso, bem como ainda não se tem informações sobre a identidade dos executores.

BRASILEIROS LUTAM POR UM PAIS MELHOR

manifestação sp
São Paulo, 17 de junho de 2013, agora são 1:57 da madrugada.
A esta altura, suponho que você já saiba que milhares de brasileiros, aqui e no exterior estão se manifestando contra o que os aflige. Para alguns é a passagem de ônibus, outros o fato de terem que tentar a vida em outro País, pois o nosso não oferece condições, outros por que não tem um tratamento digno para seus filhos nos hospitais e precisam de empregos extras para conseguir pagar uma escola particular para suas crianças, pois em uma escola pública ele não só deixa de aprender como pode ser ameaçado de morte ou estar próximo a traficantes.
Acredito que você esteja até cansado de saber que não lutamos apenas por R$ 0,20, as pessoas não lutam por uma diminuição no orçamento do mês, isso não as faria sair para as ruas correndo o risco de tomar tiros de bala de borracha e coisas piores. Pessoas vão para as ruas pois acreditam que de uma forma ou de outra podem mudar a realidade e até mesmo o rumo de um País que insiste em ser chamado de “o País do futuro” há quase 50 anos e não consegue oferecer condição nenhuma para uma criança crescer, aprender e se educar por aqui.
Hoje, por volta das 17 horas estarei no Largo da Batata, auxiliando alguns amigos jornalistas na cobertura do evento e presenciando um ato que pode ser o começo de uma longa batalha que iremos travar. Essa luta não é nas ruas, ela começa lá, e passa por escolas de qualidade, hospitais públicos decentes, voto consciente e se fortalece dentro de nossas casas, todos os dias, onde precisamos lutar pelo que acreditamos e educar nossos irmãos, filhos e netos para que façam o mesmo.
não são só 20 centavos
Vale lembrar alguns mais exaltados que este embate também não é contra os policiais, que transferem para nós a infelicidade de um salário medíocre, que faz com que ele tenha que arrumar um bico de madrugada de segurança num Buffet infantil, boate ou até mesmo na milícia. Tudo por que no passado ele foi vítima da educação precária que o Governo oferece e faz com que ele sequer entenda que a manifestação que está acontecendo a sua frente está lá para que ele, seu filho e esposa tenham mais oportunidades e uma vida mais digna. Para que ele não precise dar porrada em manifestante para esquecer um pouco a vida de merda que leva.
 cuidado polícia
Para que tudo isso seja entendido, precisamos dar exemplo. Milhares de pessoas estarão lá, algumas mais revoltadas, outras mais conscientes, essas tem por obrigação zelar pelo bem do nosso patrimônio público, as ruas, praças, ônibus, afinal, não é preciso quebrar nada para ser ouvido e assim como aconteceu com os próprios policiais, a perda da razão só gera mais caos e sofrimento e pode transformar algo histórico em apenas um piti burguês adolescente na capa da Veja dessa semana.
Como pude perceber nos protestos e nas redes sociais, os motivos pelos quais as pessoas protestam são diferentes, não quero nem posso abraçar todas essas causas, pois por trás de todo coletivo existem milhões de individualidades, portanto vou contar para vocês o motivo pelo qual eu vou estar lá.
Eu luto por um precedente, que hoje custa R$ 0,20, mas amanhã terá um valor inestimável.
Luto para que o movimento pare São Paulo, e que de fato seja ouvido por nossos governantes, em especial o Governador Geraldo Alckmin e o Prefeito Fernando Haddad e que, à princípio, como sinal de respeito ao cidadão a tarifa volte aos 3 reais.
Alguns podem pensar que isso não é muita coisa, mas é. Uma conquista dessas abre um precedente para todos os brasileiros, eles saberão que não estão sozinhos e que podem e devem lutar pelo que lhes é de direito.
Ninguém merece viver em um País que cobra um dos impostos mais caros do mundo e não oferece retorno nenhum para seus contribuintes.
Esses tão questionados e discutidos R$ 0,20 , se ganhos, mostrarão a todos os políticos que o brasileiro resolveu tirar a bunda da cadeira e exigir o que é de direito de todo cidadão: viver e criar seus filhos em um País decente.
filho seu não foge a luta
Que as imagens da manifestação de amanhã rodem o mundo e fiquem na cabeça de todo e qualquer político que esta ou estará no poder, para que ele saiba que a partir de agora as coisas podem ser diferentes.
Esses são os motivos pelos quais eu luto. E você, luta pelo quê?
Que a paz, a calma e principalmente a razão de lutar pelo que é certo estejam ao lado de todos que resolveram participar da história ao invés de assisti-la.
Até lá!

CANDIDATOS A GESTOR ESCOLAR NO RN TERÃO QUE PASSAR POR CURSO DE FORMAÇÃO

Estão abertas as inscrições do curso de formação continuada para os profissionais em educação que queiram disputar as eleições escolares deste ano. As eleições serão realizadas em parte da rede estadual de ensino, sendo, nessa primeira etapa, nas maiores escolas em números de alunos.
Para que o funcionário possa concorrer as vagas de diretor, vice-diretor, coordenador pedagógico ou coordenador financeiro, é necessário que este realize pré-inscrição no portal da Gestão Democrática, onde além de preencher a ficha com seus dados o interessado poderá obter maiores informações sobre como serão realizadas as eleições escolares 2013. É necessário está pré-inscrição para concorrer a qualquer um dos cargos, pois através dela os candidatos serão conduzidos a realizarem um curso de gestão e somente depois de concluído o curso ele estará apto a concorrer a vaga pleiteada.
O curso será realizado em todas as Diretorias Regionais de Ensino em agosto deste ano. Essa formação oportunizará uma reflexão sobre a organização do trabalho pedagógico e seus respectivos desdobramentos, objetivando uma gestão de qualidade nas escolas da rede estadual de ensino. A Gestão Democrática nas escolas do Estado é uma conquista da comunidade escolar e da sociedade, e se fundamenta na lei Nº 290/2005 que dispõe sobre a gestão democrática no âmbito das escolas públicas da rede estadual de ensino. 

Para a secretária de Educação, profª Betania Leite Ramalho, a gestão democrática se faz na vivência do ensino e no trabalho coletivo da comunidade escolar: “A SEEC acredita que o fortalecimento deste processo se dará na construção diária e nas relações democráticas estabelecidas nas escolas, estruturadas a partir das reais necessidades, onde os ajustes necessários para que sua plena efetivação sejam fundamentados e construídos coletivamente. Assim, a eleição da equipe gestora deve ser vista como uma etapa que associada a outras ações,  fortalece a democratização nas relações escolares.”
As inscrições vão do dia 17 de junho ao dia 31 de julho. Para inscrever-se, clique aqui.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

COMO FICARIA A TERRA SE TIVESSE ANEIS IGUAIS A SATURNO

Terra com anéis de SaturnoA ideia é tão inusitada quando cativante. Imagine se a Terra possuísse anéis semelhantes aos de Saturno. Além de provocar uma drástica mudança nos céus de praticamente todo os planeta, isso teria forte influência na cultura – assim como o sol e a lua.
O ilustrador e apaixonado pelo espaço sideral Ron Miller não só imaginou a Terra com anéis, como também criou as imagens que ilustram este texto.

Do que são feitos os aneis de Saturno

Recorrendo à Wikipédia, podemos descobrir que os anéis de Saturno são constituídos essencialmente por uma mistura de gelo, poeiras e material rochoso, por vezes comparados a uma pista de patinagem. Embora possam atingir algumas centenas de milhares de quilómetros de diâmetro, não ultrapassam 1,5 km de espessura.
A origem dos anéis é desconhecida. A primeira teoria concluiu que sua formação ocorreu junto com a dos planetas, há cerca de 4 bilhões de anos, mas estudos recentes apontam que sejam mais novos, tendo apenas algumas centenas de milhões de anos.
Uma outra teoria sugere que um cometa tenha se desintegrado devido a forças de maré quando passava perto de Saturno. Uma outra possibilidade é o choque de um cometa com uma lua de Saturno que, ao desintegrar-se, teria formado a misteriosa estrutura.

Imagens mostram paisagens terrestres com anéis

Aplicando à Terra as proporções que os anéis têm em relação a Saturno, fica relativamente fácil imaginar como eles seriam vistos em diferentes lugares do mundo. Da linha do equador, os anéis estariam passando diretamente acima. Desse modo, tudo o que poderíamos ver seria uma imensa linha brilhante cortando o céu de um horizonte ao outro.
Veja na imagem abaixo como seria a visão dos anéis terrestres a partir de Quito, no Equador:
Terra com anéis de Saturno - Equador- Quito, no Equador
Se viajássemos até o norte da Guatemala, os anéis começariam a se espalhar pelo céu. Uma curiosidade interessante é que a luz do sol refletida sobre os anéis poderia tornar mais claro o lado escuro da lua. Veja na imagem abaixo:
Terra com anéis de Saturno - Guatemala- Guatemala
Movendo-se para algum lugar na Polinésia, no Trópico de Capricórnio (a 23° de latitude sul), uma visão panorâmica dos anéis despontaria no horizonte. No centro do arco veríamos uma forma oval provocada pela sombra da própria Terra. A sombra avançaria conforme o decorrer das horas, transformando o fenômeno em um verdadeiro relógio.
Terra com anéis de Saturno - Polinésia- Polinésia
De Washington, (a 38 ° de latitude), a visão seria inspiradora com os anéis dominando o céu de dia e de noite.
Terra com anéis de Saturno - Washington- Washington, EUA
Por fim, no Círculo Polar Ártico, os anéis mal se sobressairiam ao horizonte. Vistos de Nome, no Alasca, os anéis brilhantes iluminariam a paisagem com intensidade pouco maior que a de uma lua cheia. Ao contrário do sol ou da lua, no entanto, os anéis nem nascem nem se põe, eles estariam permanentemente visíveis, dia e noite, sempre exatamente no mesmo lugar.
Terra com anéis de Saturno - Alasca- Alasca, EUA

PT ABANDONA BANDEIRA E REVOLTA A ESQUERDA


Por que tantos jovens aderiram à campanha contra o aumento de tarifas de ônibus e não às manifestações convocadas, com o apoio maciço da mídia, contra a corrupção e os réus do mensalão? A resposta é simples: porque esse é um protesto de esquerda, com reivindicações caras à esquerda. A direita não está nem aí para o aumento das tarifas do transporte público, até porque ela anda de SUV. “São só 20 centavos”, foi a reação mais comum que vi deles nas redes sociais. Condenaram o movimento desde a primeira hora, e vão condenar ainda mais daqui para a frente, porque, em minha opinião, o aumento da tarifa em São Paulo foi apenas o detonador de uma insatisfação crescente nos últimos anos e que agora parece prestes a explodir. E que diz respeito não à direita, mas ao PT.
É uma indignação já antiga, que começou a brotar quando o PT chegou ao poder, em 2002, e passou a substituir o verbo “lutar” de suas origens por “acochambrar” –em nome da tal governabilidade, uma palavra cada vez mais suja. Em 2010, a esquerda brasileira se uniu em torno de Dilma Rousseff porque não queria que chegasse ao poder a corja de fundamentalistas que apoiava o outro candidato. Mas, para nosso espanto e asco, eles estão hoje do lado do PT, influindo nos destinos da Nação. Pior ainda, junto com os ruralistas que sempre abominamos. Imaginem, quando poderíamos pensar que a direita ficaria feliz com o PT no poder, e a esquerda, contrariada? Parece um pesadelo.
No poder, o PT abandonou praticamente todas suas bandeiras históricas –a única que se mantém verdadeiramente de pé é a diminuição da pobreza, da desigualdade social e étnica. Todos aplaudimos as conquistas inegáveis neste setor. Mas a gente não quer só comida, lembram? Queremos todas as outras bandeiras de volta, também. Abandoná-las tem um custo eleitoral e, se o partido não resolver fazer algo a respeito, a fatura será cobrada em 2014.
As bandeiras que o PT abandonou:
– A moralidade. Não importa que seja caixa 2 ou outra coisa, o mensalão representou uma mancha num partido que se construiu em cima de um discurso ético e não para fazer “o que os outros também fazem”. Não houve mea culpa por parte do PT até hoje, e nem sequer uma reflexão conjunta sobre o ocorrido, apenas críticas à mídia e ao Supremo.
– Os direitos humanos. Este ano, o PT, ao optar pela presidência de outras comissões “mais importantes”, deixou de estar à frente de uma comissão que tradicionalmente sempre prezou, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Isso deu espaço para que se instalasse na presidência da Comissão, para horror da sociedade civilizada, um pastor fundamentalista com histórico de homofobia e racismo, Marco Feliciano. Esta semana, diante da selvageria da PM nas manifestações de quarta-feira em São Paulo, o governo federal, em vez de denunciar a violência policial, fazendo jus à história do PT, ofereceu “ajuda” a Geraldo Alckmin, do PSDB, contra um protesto de jovens. O prefeito petista da capital, Fernando Haddad, em lugar de se portar ao lado dos manifestantes como seria digno de um membro do partido que tem greves no DNA, se colocou ao lado do governador tucano e da truculenta polícia.
– A reforma agrária. Dilma Rousseff conseguiu ser pior que o governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso em famílias assentadas: apenas 21,9 mil, o menor número desde 1995. São dados do MST (Movimento dos Sem-Terra), velho parceiro de lutas do PT, não do “PIG”. É o MST quem diz que o governo de Dilma é um dos piores nos últimos 20 anos em desapropriação de terras para assentamentos. Não é à toa que a líder ruralista e senadora Kátia Abreu chegou a declarar que se sente próxima à presidenta “pela concordância de ideias” e por sua “compreensão da agropecuária brasileira”. Por favor, respondam: quem, na esquerda, votou no PT esperando ver uma ruralista contente?
– Os direitos LGBTs. A bandeira da diversidade, tão cara ao PT desde os seus princípios, inexiste hoje em dia no partido, que cedeu inteiramente à pressão dos pastores evangélicos. Os petistas se encontram tão reféns do fundamentalismo em nome da “realpolitik” –surrealpolitik, melhor dizendo–, que o ministro da Saúde telefonou ao pastor-deputado Marco Feliciano antes de decidir suspender uma campanha pelo uso de camisinhas entre prostitutas. E quem vai esquecer que o governo Dilma voltou atrás em lançar uma campanha anti-homofobia nas escolas só para atender ao obscurantismo dos políticos evangélicos? O apego ao poder deixou o valente PT medroso.
– Os índios. Dilma Rousseff, ao contrário de seus antecessores, nunca recebeu no Palácio do Planalto as lideranças indígenas. Só recentemente, após um índio ser morto pela Polícia Federal no Mato Grosso do Sul é que o secretário-geral da presidência, Gilberto Carvalho, recebeu lideranças (em um anexo do Palácio) e admitiu erros na condução da política indígena e na discussão em torno da usina de Belo Monte. A presidente Dilma é, até agora, a governante que menos concedeu terras a índios desde o governo FHC. Enquanto isso, no Mato Grosso do Sul, prosseguem os conflitos: na segunda-feira 12 outro índio foi morto em uma emboscada. É ou não é para um cidadão de esquerda ficar indignado?
– Transporte público barato e de qualidade. Sim, o PT já acreditou nisso. Quando Luiza Erundina se tornou a primeira mulher prefeita de São Paulo, em 1988, o partido defendia a mesma tarifa zero que os meninos do MPL (Movimento Passe Livre) que estão nas ruas protestando, defendem (leia mais aqui). Por aí fica claro quem foi que mudou.

FAMOSOS ENTRAM NO MOVIMENTO POR MUDANÇAS NO BRASIL



Carmo Dalla Vecchia (Foto: Instagram/ Reprodução)Carmo Dalla Vecchia
Na noite deste domingo, 16, vários famosos se mobilizaram nas redes sociais em ação que clama por mudanças no Brasil usando as hashtags “muda Brasil” e “dói em todos nós”. Carmo Dalla Vecchia, Fernanda Rodrigues, Thaila Ayala, Mayana Neiva, Miguel Rômulo, entre outros, postaram no Instagram fotos suas em que aparecem com o olho roxo - em referência à repórter Giuliana Vallone, do jornal “Folha de São Paulo”, que foi atingida por bala de borracha durante manifestação em São Paulo. As imagens fazem parte do protesto fotográfico "Dói em Todos Nós",  do fotógrafo Yuri Sardenberg.
“Vivi muito anos metendo o pau no que achava que estava errado nesse país, na nossa política, criticando e sentindo falta de fazer algo a mais, sentindo falta de atitude da população, de nós brasileiros acomodados. O país do futebol e carnaval, do "tudo tem um jeitinho", da malandragem! Me senti enojada e envergonhada muitas vezes e agora sinto repulsa de toda essa sujeira e maquiagem feita o tempo todo no nosso país. Principalmente do que esta acontecendo agora! Tenho pena das pessoas que não tem informações, nada além dessas notícias deturpadas e que ainda acham que tudo isso é arruaça por 20 centavos! Acorda, Brasil! Essa é nossa chance de mudar, de crescermos, de brigarmos por uma educação decente, saúde, segurança", escreveu Thaila Ayala no Instagram.
Thaila continuou: "Chega de impunidade, de mensalão, de políticos podres de ricos comprando iates com o nosso dinheiro. Chega de obras bilionárias que nunca chegam a fim para que possam roubar mais e mais. Chega de se calar, chega de aceitarmos tudo o que nos é imposto! Vamos às ruas, vamos às janelas, vamos às redes sociais, vamos gritar, vamos nos unir! Porque juntos conseguimos ir mais longe! Chega de violência, seus policias, pois já sabemos que estão passando em cima de gente com moto, carro, e o que tiver na frente, que estão quebrando seus próprios carros para colocar a culpa em quem esta lutando para um futuro melhor para seus filhos! Agora é a hora de lutarmos por um país livre, pelo direito da democracia , contra essa ditadura e essa opressão ridícula e vergonhosa!”, escreveu Thaila em sua página no Instagram.
Paulo Vilhena (Foto: Instagram/ Reprodução)Paulo Vilhena
Seu marido, o ator Paulo Vilhena , também se juntou à causa: “Essa foto faz parte de mais uma manifestação entre tantas que vem acontecendo em todo país. A violência e truculência com que os manifestantes vêm sendo abordados são mais uma forma de desrespeito ao cidadão brasileiro, não bastasse tudo que nos falta de direito, manifestar a insatisfação se tornou mais um medo para o brasileiro. Sair pra trabalhar em paz, ficar doente e confiar na saúde pública, pensar no futuro dos filhos, comprar o necessário para viver, ter direito a dignidade e a um cuidado sério dos nossos governantes é uma possibilidade cada vez mais distante para todos nós. Peço aqui, aos senhores responsáveis por uma nação, que pensem em todos nós com o coração livre de qualquer interesse político ou próprio e moralmente cuidem do nosso país de forma a permitir que todos nós tenhamos direitos preservados e por favor respeitem o dinheiro público, ele como o nome diz, deve servir as necessidades do povo. Parem com a falsa ignorância de achar que o que está acontecendo é somente pelo aumento do transporte público. É também! Mas a grande verdade é que o brasileiro não aguenta mais o que esta acontecendo. Nós queremos e merecemos ter orgulho de ser brasileiro”.
A modelo Yasmin Brunet foi outra que se manifestou. "Isso é por nossos direitos! Não é pelos 20 centavos. É pela ditadura e democracia inexistente, repressão e opressão, correntes e prisão sem muros, a roubalheira do governo, pela falta de atenção e prioridade da saúde e educação, pela violência. Nós somos brasileiros e não fugimos à luta! 'A ditadura perfeita terá as aparências da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão' (Aldous Huxley)", escreveu  ela na rede social.
Thaila Ayala (Foto: Instagram/ Reprodução)Thaila Ayala
Fernanda Rodrigues (Foto: Instagram/ Reprodução)Fernanda Rodrigues
Yasmin Brunet (Foto: Instagram/ Reprodução)