LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

PREFEITO DE PARANAPANEMA SP RENUNCIA PRA NÃO ROUBAR

SGA NOTÍCIAS
Márcio Faber - Paranapanema - SP

Menos de oito meses após assumir o cargo, um prefeito do interior de São Paulo decidiu abrir mão do mandato


02/08/2013 - Menos de oito meses após assumir o cargo, um prefeito do interior de São Paulo decidiu abrir mão do mandato. O motivo: descobriu que o salário era baixo demais em relação ao que ganhava como médico.

"Tinha dois rumos a seguir: ou voltava a trabalhar e ganhava meu dinheiro honestamente ou tirava da prefeitura", disse Márcio Faber (PV) à TV Globo, após deixar o cargo de prefeito em Paranapanema (a 261 km de São Paulo).

Faber afirmou que o salário de R$ 5.800 não chegava a 20% do que recebia como médico, R$ 30 mil. Por isso, afirma, estava em dificuldades financeiras.

A Folha tentou entrar em contato com Faber ontem, mas foi informada que ele já havia voltado a atuar como médico e não poderia atender à reportagem.

O vice-prefeito Antonio Nakagawa (PV) disse ter sido pego de surpresa pela decisão. "Não imaginava, embora ele já comentasse que a situação não estava fácil", disse.

"Foi o maior exemplo de hombridade. É um caso inédito no Brasil, alguém renunciar para não roubar", disse.

Apesar das críticas, o agora ex-vice diz acreditar que a saída do prefeito não tenha contrariado eleitores. Mário Faber havia sido eleito em outubro com 55% dos votos.

De acordo com a Constituição, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos. "Mas nada impede que ele exerça a profissão no seu consultório", diz Eduardo Pereira, presidente da Associação Brasileira de Municípios.

O novo prefeito diz que irá aceitar o salário. "Sou contador e aposentado, para mim é suficiente", diz.

MULHER FORJA SEQUESTRO PARA DESPISTAR TRAIÇÃO


Uma mulher de 20 anos, empregada de uma malharia, forjou o próprio sequestro para enganar o marido depois de perder a hora no motel com um amante. O caso aconteceu em Blumenau (120 km de Florianópolis) na semana passada e só agora foi revelado.
Segundo a delegada Rosi Serafim, a mulher deu queixa no dia 24 de julho. Ela disse à polícia que fora sequestrada ao sair de casa, na rua Bahia, levada para um cativeiro num matagal a 4 km de distância, mas que conseguiu fugir dos supostos sequestradores e chegar caminhando à casa de uma tia.
Os policiais que investigaram o caso notaram inconsistências nos depoimentos da mulher. Ela contou que na fuga perdeu os sapatos e estava calçando apenas as meias. Mas a delegada notou que as meias usadas estavam limpas, o que seria incompatível com a fuga pelo mato e a longa caminhada.
Pressionada pela delegada, a mulher acabou confessando a farsa. Ela disse que estava com o amante num motel e que os dois perderam a noção do tempo. Ela disse que foi dele a sugestão do falso sequestro, para dar uma justificativa ao marido pelo atraso.
A mulher vai responder por falsa comunicação de crime. Os nomes dos envolvidos não foram revelados pela polícia. A marido soube da farsa durante a investigação policial.
Ampliar

Celular e internet são meios mais comuns de descobrir traição; veja como não ser pego29 fotos

16 / 29
Apague o histórico de navegação. No Firefox, você pode limpar os dados do histórico abrindo as opções de configuração no canto superior esquerdo. Depois, vá em Histórico > Limpar dados de navegação. Você também pode acessar a opção pelo atalho Ctrl + Shift + Del Reprodução

COMETA SUICIDA PODERA SER VISTO NOS MESES FINAIS DE 2013

 http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/files/2013/08/cometaison.jpg
Ele está sendo chamado por alguns de “o cometa do século”, diante do espetáculo que poderá nos dar em 2013. Mas talvez tudo não passe de um grande fiasco. Como todo cometa, só saberemos na hora. Que, no caso, deve ser lá para o fim de novembro. Se as previsões mais otimistas se confirmarem, talvez dê até para vê-lo à luz do dia.
O Ison foi descoberto em 24 de setembro do ano passado por dois astrônomos amadores, um na Bielorrússia e o outro na Rússia. Como ambos faziam parte de um grupo que, em inglês, é chamado de International Scientific Optical Network, o objeto acabou ganhando a sigla da rede como nome.
De cara, o cometa já tinha uma característica muito interessante. Sua rota parecia muito similar à de um outro objeto do mesmo tipo que teve importância histórica: um cometa visto no longínquo ano de 1680 e que foi fundamental para que sir Isaac Newton saísse do armário.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Não o armário que você está pensando –dizem as más línguas que o brilhante físico inglês morreu virgem–, mas o que dizia respeito a assumir a paternidade da lei da gravitação universal. Newton era um sujeito bem reservado (de fazer muita inveja aos nerds atuais) e tinha verdadeiro pavor de críticas. Então, quando fazia algum trabalho importante, de pronto guardava no armário. Literalmente.
Foi só quando Edmond Halley, um famoso astrônomo daquela época, perguntou casualmente se ele já havia calculado a trajetória do cometa de 1680 que Newton revelou já ter determinado que se tratava de uma parábola, conforme sugeriam as equações da gravitação que ele havia elaborado.
“Opa, opa, opa! Como assim, equações da gravitação?”, questionou Halley. Newton disse que devia ter o cálculo guardado em algum lugar, mas nunca o localizou. Em vez disso, rescreveu a coisa toda, e Halley ficou tão empolgado que o encorajou a elaborar mais. O que nasceu disso foram os “Principia Mathematica”, uma obra de três volumes que mudou para sempre a história da física.
Halley também foi um grande beneficiário do trabalho de Newton. Usando as equações, ele pôde prever a periodicidade de 76 anos do cometa que mais tarde levou seu nome –provavelmente o mais famoso desses objetos, embora tenha também produzido um fiasco em sua última aparição, em 1986 (eu estava de olho, e foi uma sem-gracice terrível).
A FONTE DOS COMETAS
O Ison pode muito bem ser um parente do cometa de 1680 –ou seja, um pedaço do mesmo objeto maior que deu origem também ao cometa visto no século 17. Ambos devem ser originários da nuvem de Oort, uma região cheia de restos da formação do Sistema Solar, muito além da órbita dos planetas. Se for esse o caso e os dois cometas forem parentes mesmo, estaremos observando algo como um tio-avô cósmico do trabalho de Newton.
Ou não. Para darmos essa boa olhada, ele vai precisar sobreviver ao seu encontro com o Sol. Em sua rota parabólica, o Ison vai passar a apenas 1,2 milhão de quilômetros da superfície solar em 28 de novembro de 2013. Isso é menos de um centésimo da distância entre a Terra e o Sol. E, como você pode imaginar, uma pedra de gelo (definição mais rasteira de cometa, um objeto de rocha e gelo remanescente da formação do processo de formação dos planetas) não deve se animar muito de passar tão perto assim de uma estrela fervilhante. Mesmo que tenha os respeitáveis 5 km de diâmetro estimados pelos astrônomos.
Das duas uma. Ou uma boa parte do gelo derrete e produz uma cauda fantástica, ou o cometa se despedaça e a graça vai toda embora. Veremos em novembro, a época que será melhor para vê-lo.
DICAS DE OBSERVAÇÃO
A ideia é procurá-lo na direção do nascente, pouco antes do nascer do Sol, umas duas semanas antes do chamado periélio (o ponto de máxima aproximação com o Sol), em 28 de novembro. Se o cometa atingir o brilho esperado, deve atingir o mesmo brilho de uma lua cheia e ser visível a olho nu mesmo à luz do dia no final de novembro.
Mas, claro, é extremamente complicado estimar o brilho de cometas. Pode ser que ele se despedace e nada se veja. O Telescópio Espacial Hubble, que não tem esse problema todo que nós temos com a atmosfera terrestre para ver o céu, já tirou uma foto bonitona dele em abril (é a que ilustra este artigo, lá em cima), quando ele estava ainda pelos arredores da órbita de Júpiter, em desabalada carreira na direção do interior do Sistema Solar.
E, apesar de cometas terem sido tratados historicamente como sinais de mau agouro durante as épocas mais supersticiosas de nossa civilização, não custa alertar: o objeto não traz perigo algum, não vai trombar com a Terra e promete apenas entreter e educar quem estiver disposto a caçá-lo no céu.

MORRE AOS 111 ANOS EM MONTANHAS RN A MATRIARCA DA FAMÍLIA "BADÉ"


Morreu  hoje aos 111 anos  dona Severina Maria da Conceição (Severina Badé), matriarca da família "Badé"  , segundo um dos seus bisnetos ela aniversariava no dia 06 de janeiro, quando toda família se reunia pra comemorar numa grande festa. Informações da  família é que ela nasceu em 1903 mas ela dizia que tinha nascido em1902 , tornando-a  talvez ela uma das mulheres mais velhas daqui do Rio Grande do Norte.
Dona Severina deixou filhos, netos, bisnetos tri netos e tetra netos.

FOTOS DE DONA SEVERINA POSTADA POR SEUS FAMILIARES NO FACEBOOK



PREFEITA E VICE DE MOSSORÓ SÃO CASSADOS POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE VOTOS


5ae17b6ffef1d55189d8db9f095e0378.jpg
A decisão que cassou o mandato de Claúdia Regina (DEM), gestora da segunda maior cidade do RN, já está publicada no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Foto: Divulgação

Kívia Soares Do NE10/Rio Grande do Norte
A prefeita de Mossoró, cidade do Oeste potiguar e distante 285 km de Natal, Cláudia Regina (DEM) e seu vice-prefeito Wellington Filho (PMDB), tiveram seus mandatos cassados na tarde desta sexta-feira (1). A decisão foi do juiz da 33ª Zona Eleitoral, José Herval Sampaio Júnior, pela acusação de abuso de poder econômico, político e uso indevido dos meios de comunicação. Cabe recurso à decisão.

A ação judicial foi impetrada pela pela coligação Frente Popular Mossoró Mais Feliz, da candidata derrotada Larissa Rosado (PSB), e acusou os gestores ao lado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), de usar a máquina pública para favorecer suas candidaturas nas eleições municipais de 2012.

Dentre os argumentos utilizados pela coligação estão: o uso de carros de som na na campanha eleitoral para a transmissão de mensagem da governadora do RN, apregoando feitos da administração pública estadual; realização de campanha nos meios de comunicação com o emprego de verbas públicas; além das práticas de favorecimento nos comícios, com o uso de obras do Estado como assunto de campanha e o uso de avião do Estado para deslocar-se para eventos em Mossoró.

A decisão em desfavor da gestora da segunda maior cidade o Rio Grande do Norte, já está publicada no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). No documento, o juiz afirma que "o diretito da pessoa da governadora em auxiliar o seu partido e os seus candidatos têm limites".
E acrescenta, "claramente se vê pelas provas produzidas durante o feito que houve extrapolamento, comprovando em alguns casos o uso da máquina estatal, havendo inclusive nítida confusão entre o que era ideia sua,ou seja, pessoal com ato de governo, em especial com relação ao anúncio de obras públicas já feitas e outras ainda por se realizar",  diz um dos trechos da decisão.

Em outro trecho o juiz explica que "mesmo não havendo qualquer comprovação de participação direta dos investigados em quaisquer dos fatos analisados, a legislação é clara que, em havendo benefício, como indiscutivelmente se operou na presente situação, é de se declarar a inelegibilidades dos candidatos eleitos e a consequente perda de seus mandatos, realizando-se nova eleição, já que obtiveram mais de 50% dos votos válidos".
Herval Sampaio determina ainda que a Prefeitura deve ser assumida pelo presidente da Câmara dos Vereadores de Mossoró. E que os políticos Cláudia Regina e Wellington Carvalho Filho fiquem inelegíveis para as eleições nos próximos oito anos, contados a partir do pleito de 2012.

LOCADORA RECOLHE VIATURA DA POLICIA CIVIL EM PEDRO VELHO

 Definitivamente o governo do Rn ta num verdadeiro caos até a policia esta na mira do sucateamento, na Cidade de Pedro velho a camionete da policia foi rebocada por parte da locadora por falta de pagamento e ainda dizem que ela foi adquirida por superfaturamento
Viatura de Pedro Velho - RN sendo recolhida pela locadora por falta de pagamento ( super faturado vale salientar como toda licitação pública ) , governo velhaco para nos fazer vergonha, acaba o restinho governadora. 

FONTE FACEBOOK POLICIA CIVIL RN











Viatura de Pedro Velho - RN sendo recolhida pela locadora por falta de pagamento ( super faturado vale salientar como toda licitação pública ) , governo velhaco para nos fazer vergonha, acaba o restinho governadora. 
FONTE FACEBOOK POLICIA CIVIL RN
https://www.facebook.com/policia.rn?fref=ts

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

NOTICIAS DA AUDIENCIA DO SINTE RN COM A SEECD RN


A SEEC esta enviando uma minuta que vai mudar a Portaria de Nº 731/2013, que trata da redução da carga horária, considerando a Lei Nº 11.738/2008 que estabelece o Piso Nacional do Magistério Público, ARTº 2, paragrafo único foi questionado pelo SINTE-RN " Fica determinado que os professores dos anos iniciais ( 1º ao 5º ano) em razão da especificidade do atendimento, deverão cumprir a jornada de 25h semanais em exercício em sala aula, sendo as 05 horas excedentes pagas com horas suplementares". Para o SINTE-RN o estado não pode induzir a hora extra, até pq nossa luta é pelo direito ao planejamento e não pelo pagamento de horas extras, a modificação será feita. O secretário adjunto informou que não depende da SEEC implantar o plano de carreira dos funcionários (as), não é uma decisão que cabe a secretaria e sobre este assunto não quis se prolongar, tornando o ambiente tenso. O governo do estado resolver reajustar o orçamento cortando as gratificações dos diretores (as) das escolas, alguns diretores (as) da rede procuraram o SINTE-RN e pautamos este assunto na audiência. Outro ponto da audiência foi o pagamento dos salários atrasados dos coordenadores (as) do Mais Educação que estão a 6 meses sem receber salários, segundo o secretario adjunto, os coordenadores serão pagos, mas não falou em datas, resposta que se repetiu ao indagarmos a respeito dos novos professores (as) da rede que estão 5 meses sem receber.Já esta na consultoria jurídica o Projeto de Lei que trata da promoções horizontais, será mudado uma letra e o SINTE-RN reivindica revisão, o numero do processo: 51411\2013-5, Já as promoções das licenças, o processo e 171168\2013. Outro ponto foi a respeito do descumprimento da chamada que seria feita para convocação de professores (as) e suportes, mas será feito um processo seletivo para contratação de mais professores (as). O secretario adjunto informou que a reforma da Escola Atheneu e ginásio do Ded não passará de Agosto. A relação que o governo Rosalba e a secretária Betânia Ramalho tem estabelecido com nossa categoria é de total desrespeito, o estado não reconhece que deve a categoria desde a aprovação do Piso Nacional, Lei Nº 11.738/2008, tão pouco acha que tem que pagar as horas extras trabalhadas desde abril/2013 ( decisão favorável a categoria pelo desembargador Claúdio Santos) até o presente mês. A política de perseguição sistêmica ao sindicato continua, e a intenção já sabemos: desorganizar a categoria e não pagar o que nos deve. 
VEJA O QUE FOI REPASSADO PELO SECRETARIO ADJUNTO
O SINTE/RN participou de uma audiência com representantes do Governo. Confira os pontos abordados e as respostas dadas às reivindicações da categoria.
1/3 DE HORA ATIVIDADE: sobre a implantação do 1/3 de hora atividade e o pagamento dos quatro do trabalho excedente que o STF mandou pagar, a direção do SINTE/RN foi informada que a portaria Nº 731 de 24 de julho, será refeita e foi garantido que será retirada imediatamente a obrigatoriedade do professor do ensino fundamental I ter que assumir as horas de planejamento em sala de aula com os alunos.
Sobre o pagamento dos quatro meses, o secretário adjunto disse que enviou a relação de quem tinha direito nesta quarta-feira (31) e disse que agora cabe à Secretaria de Administração autorizar o pagamento.

PLANO DE CARREIRA DOS FUNCIONÁRIOS: os direitos dos funcionários continuam sendo negados, o secretário adjunto disse que a SEEC não trataria do assunto e passou a responsabilidade para o Governo.
ENVIO DE PROJETO DE LEI PARA ATUALIZAÇÃO DAS LETRAS: o Governo respondeu que tem um processo (Nº 51411/2013) em tramitação, mas contempla somente uma letra.
PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE LICENÇAS: a SEEC já enviou à Secretaria de Administração a solicitação dos procedimentos para promoção do processo seletivo. O número do protocolo é 171168/2013.


ENVIO DOS PROJETOS DE LEI PENDENTES DESDE 2010: sobre a reformulação do Plano de Carreira do Magistério o Governo não deu resposta; com relação ao Porte das Escolas e às gratificações dos diretores e vice- diretores, o secretário disse que se encontrava na CORE; no tocante à Gestão democrática não foi emitida nenhuma resposta.
PUBLICAÇÃO E PAGAMENTO DAS PROMOÇÕES VERTICAIS: o secretário adjunto admitiu que não conhece as pendências e que somente as de 2013 não estão sendo publicadas.
CORREÇÃO IMEDIATA DE 0,26% NOS SALÁRIOS DE TODOS OS EDUCADORES: os representantes do Governo pediram esclarecimentos sobre esse ponto, depois de sanadas as dúvidas disseram que irão consultar a secretária Betânia Ramalho para se pronunciar.
CONVOCAÇÃO DE CONCURSADOS: a resposta da SEEC foi de que com o reordenamento das Direds iria apresentar as necessidades. Com relação à revisão da portaria que fere a lei 322/2006, no artigo 33, o assessor jurídico disse que ia falar com a secretária Betânia Ramalho para fazer a correção.
APOSENTADORIAS e AFASTAMENTOS: as respostas foram as de sempre sobre a agilização das aposentadorias e o afastamento do profissional que completaram o tempo de contribuição e idade para esperarem a aposentadoria fora da escola. Nada avançou.
REFORMA DAS ESCOLAS E RECURSOS MATERIAIS DE QUALIDADE PARA OS ESTUDANTES: somente a primeira parte foi respondida: ao longo desses dois anos e meio o governo reformou apenas 170 escolas.

SECRETÁRIO ALERTA PARA O RISCO DE ATRASO NOS SALARIOS DO ESTADO DO RN

“O Governo gasta mais do que arrecada”, disse ontem o secretário de Planejamento e das Finanças (Seplan), Obery Rodrigues. A avaliação foi a resposta encontrada para a pergunta mais ouvida nos últimos dias: “Como a economia potiguar inspira tantos cuidados com a arrecadação em alta?”. O auxiliar da governadora Rosalba Ciarlini (DEM)  frisou que é verdade que a receita estadual cresceu, superando inclusive a inflação, mas – disse Obery Rodrigues – houve um aumento ainda maior nas despesas, incluindo os repasses feitos aos Poderes, Ministério Público e Tribunal de Contas. Em seguida, ele alertou: “Se o Estado não antecipasse as medidas de contenção nesse início de semestre, no final do ano a situação estaria crítica, inclusive com possibilidade de faltar recursos para prioridades, como a folha de pessoal”. A coletiva contou com a participação, também, do controlador-geral e consultor-geral do Estado, Anselmo Carvalho e José Marcelo Costa.
Ivanizio RamosObery Rodrigues, Anselmo Carvalho e José Marcelo concedem entrevista coletiva sobre os ajustes no orçamento do EstadoObery Rodrigues, Anselmo Carvalho e José Marcelo concedem entrevista coletiva sobre os ajustes no orçamento do Estado


O titular da Seplan disse que o Rio Grande do Norte enfrentou o primeiro semestre com uma frustração na receita de 5,3% entre o que foi projetado para o período e o que foi efetivamente consolidado. Segundo ele, não houve superestimação no orçamento elaborado pelo Governo para este ano. Ele assinalou que a maior fonte de receita do Estado – o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – é estimado conforme previsão da Secretaria Estadual da Tributação e com base em critérios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Quanto ao Fundo de Participação dos Estados (FPE), a segunda origem dos recursos, a projeção é de responsabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Fatores

Para Obery Rodrigues, a frustração na receita do Rio Grande do Norte advém de fatores macroeconômicos que tem alcançado o país inteiro. “É normal que no segundo semestre se aplique uma estimativa e eventualmente se consolide um ganho ou perda de produtividade”, pontuou.  Os cortes anunciados pelo Executivo atingem 10,74% das finanças inicialmente programadas para os Poderes, MPE e TCE/RN. No caso do Governo, o montante chega a R$ 417,9 milhões, o que resultará em uma redução nas transferências para os municípios de R$ 127,3 milhões. O secretário Obery Rodrigues afirmou que os investimentos no Estado estão comprometido se dependerem de recursos próprios. No entanto, observou que a intenção é preservar contrapartidas de convênios, sobretudo os que já estão firmados.

PROJETO DO DEPUTADO VACAREZZA(pt) QUER LEGALIZAR OS DESVIOS DE CAMPANHA ELEITORAL

Ao mesmo tempo em que freou uma reforma do sistema político para valer já em 2014, a Câmara dos Deputados prepara um "pacote" de alterações na legislação eleitoral que diminui punições a partidos e candidatos, derruba restrições às doações e coloca amarras no Judiciário e no Ministério Público.
O projeto está pronto para ser votado no plenário na semana que vem, quando o Congresso retoma as votações após o recesso.


Chamada de "minirreforma eleitoral", a proposta foi elaborada pelos líderes das principais bancadas e é comandada pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), ex-líder do governo na Câmara e coordenador da comissão que discute a reforma política.
O texto altera quase todo o sistema eleitoral. No trecho que aborda a fiscalização das campanhas, por exemplo, a minirreforma prevê que a Justiça só fará o "exame formal" dos documentos apresentados pelas campanhas e pelas legendas, sendo vedada a análise das atividades "ou qualquer interferência na autonomia dos partidos".
A punição também é esvaziada. Uma dos artigos diz que o candidato não será responsabilizado por crime praticado por integrante de sua campanha, salvo se provada sua participação intencional.
A multa a empresas que doarem acima do limite de 2% do faturamento bruto do ano anterior também cai de até dez vezes o valor doado a mais para até uma vez.
Outra mudança sugerida tem impacto nas contas da União. Até maio, a AGU (Advocacia-Geral da União) já tinha cobrado judicialmente de políticos "fichas-sujas" R$ 2,7 milhões gastos pela Justiça Eleitoral com novas eleições geradas por cassação de prefeitos. O projeto proíbe essa cobrança.
A proposta restringe ainda a possibilidade de suspensão do Fundo Partidário, verba pública rateada entre todas as siglas registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Caso o texto seja aprovado e sancionado pela presidente Dilma Rousseff, os candidatos a presidente e governador em 2014 estarão dispensados de protocolar na Justiça os seus planos de governo.
De acordo com o deputado Vaccarezza, o projeto ainda pode ser alterado e tem por objetivo diminuir a burocracia das eleições e torná-las mais "democráticas" e "transparentes".
Entre os pontos citados por ele, há mudanças que limitam ações adotadas por candidatos ficha-suja, a que prevê nova eleição no caso de cassação do vencedor, o fim da exigência de recibos nas doações eleitorais e a diminuição em cerca de 20 dias do período de campanha, hoje estipulado em três meses.
DOAÇÕES
O texto dos deputados também flexibiliza as regras para o financiamento das candidaturas.
É liberada a doação de "autoridades" e abre-se brecha para que dinheiro de concessionários e permissionários de serviços públicos vá parar na conta dos partidos.
Hoje eles são proibidos de doar. Pelo texto, a doação não resultará em punição caso o dinheiro seja destinado ao Fundo Partidário, que abastece as próprias legendas.
A minirreforma também permite a propaganda paga na internet, hoje vedada.

Editoria de Arte/Folhapress
+ Canais

terça-feira, 30 de julho de 2013

VIDEO MOSTRA SUSPEITO ROUBO DE CARROS EM MONTANHAS RN

O vídeo foi gravado pelas câmeras de segurança de uma loja de material de construção, localizada no Centro de Montanhas. Nele aparecem três homens, suspeitos de roubarem um Fiat Uno, no último sábado, dia 20, na festa de aniversário de montanhas.
O proprietário do veículo participava de uma festa na cidade e tinha pago 10 reais a um “flanelinha”. Quando voltou, não achou nem carro nem “flanelinha”.
Por Tiago Medeiros NOVACRUZOFICIAL

SINTE RN APROVA INDICATIVO DE GREVE PARA O DIA 12

Em assembleia geral realizada nesta segunda-feira (29), a categoria da rede estadual deliberou indicativo de greve para o dia 12 de agosto. Caso o Governo não dialogue e atenda as reivindicações, professores e funcionários paralisarão as atividades.
A partir desta terça (30), a categoria promoverá diversas atividades de mobilização para o fortalecimento do movimento junto à comunidade escolar.
Para a coordenadora geral Fátima Cardoso, a sociedade também precisa ser mobilizada para apoiar a luta. “Precisamos divulga os motivos que nos levaram a essa decisão, o povo com certeza ficará ao nosso lado porque já conhece o desrespeito desse Governo com a educação do estado”, ressaltou.
Cronograma de Atividades de Mobilização
De 30/07 a 09/08 – Realização de Assembleias nas Regionais onde estava em recesso, com o indicativo de greve para o dia 12/08;
Dia 02/08 – Ato de protesto com outros Sindicatos. Concentração às 8 horas em frente ao Hospital Walfredo Gurgel. Saída às 9 horas com caminhada até a governadoria;
Dia 06/08 – Reunião da Diretoria do SINTE/RN com Diretores de Escolas;
Dia 07/08 – Reunião com novos professores no SINTE-RN;
Dia 08/08 – Reunião da Diretoria do SINTE/RN com os Grêmios;
Dia 12/08 – Deflagração da Greve em assembleia geral da categoria às 9 horas no Churchill. Após a assembleia realização de um ato de protesto até a Assembleia Legislativa.
Atividades nas Escolas
No período de 30/07 a 9/08 – Professores realizarem reuniões com alunos e pais;
Realização de reuniões com os professores e funcionários sobre a decisão de entrar em greve.
Principais pontos da pauta da greve
1. Implantação do terço de hora atividade nos termos da lei 11.738/2013 e pagamento imediato dos quatros meses de trabalho excedente dos professores em sala de aula, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal;
2. Implantação do Plano de Carreira dos Funcionários, no que diz respeito à tabela salarial, correção da tabela e direitos funcionais previstos no plano, novos enquadramentos;
3. Envio à Assembléia Legislativa de Projeto de Lei para atualizar as promoções horizontais da categoria;
4. Realização do processo seletivo com a concessão das licenças prêmios e afastamento para mestrado e doutorado, já que tem o instrumento legal, aprovado em forma Lei Nº 9.737/2013;
5. Garantia da cessão dos 36 profissionais da educação para o SINTE-RN, com restituição dos salários dos 20 profissionais que tiveram seus salários cortados;
6. Envio imediato dos projetos de lei que tratam da revisão do Plano de Carreira dos Educadores, Porte das Escolas, gratificação dos diretores e Gestão Democrática;
7. Publicação e pagamento das promoções verticais;
8. Pagamento imediato aos professores recém-convocados e a carga suplementar;
9. Correção imediata do salário dos educadores em 0,26% face à consolidação da correção do piso salarial em abril de 2013;
10. Convocação de concursados para preenchimento de vagas existentes por falta de professor e pela necessidade que apresenta com a implantação do terço de hora atividade;
11. Revisão da Portaria/SEEC de Nº 541/2013 que fere a lei 322/2006 no art. 33;
12. Agilização das aposentadorias e afastamento imediato dos profissionais que já completaram tempo de contribuição e que tem idade para aposentar-se;
13. Reforma e manutenção das escolas, dotação de recursos de utilização dos estudantes.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

GOVERNO DO RN GARANTE PAGAMENTO DOS SERVIDORES


imagemO governo do estado garante que nos próximos dias 30 e 31 de julho (terça e quarta-feira) vai efetuar o pagamento dos servidores. Se isso acontecer, será cumprido o prazo estipulado no cronograma de pagamentos. Na última quarta-feira, os funcionários lotados na região Seridó já puderam sacar seus salários, segundo o governo.
Para arrecadar os recursos para pagar o funcionalismo público, o governo Rosalba precisou realizar profundos cortes no orçamento – algo em torno de R$ 50,5 milhões, em áreas importantes como Saúde e Segurança.
Agora, o governo precisará encontrar formas de também levantar fundos nos próximos meses, pois pelos cálculos, até o fim do ano será necessário um extra de R$ 450 para quitar a folha em dia até dezembro.

JA ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO PUBLICO DE GOIANINHA


imagemComeçaram nesta segunda-feira (29) as inscrições para o concurso de provimento de cargos vagos existentes no Quadro de Pessoal Permanente da Prefeitura de Goianinha. As inscrições são feitas exclusivamente através da internet, no site da empresa organizadora do certame, a Fundação Vale do Piauí (Funvapi), disponível em www.funvapi.com.br. As inscrições encerram às 23h59 de 18/08/2013.
Este concurso terá validade de dois anos, a contar da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período. No total são 431 vagas abertas. O valor da taxa de inscrição varia de acordo com o cargo pretendido: Nível Fundamental (R$ 35), Nível Médio/Técnico (R$ 50) e Nível Superior (R$ 70). Os salários variam entre R$ 678 a R$ 3.700. A prova objetiva composta por 40 questões será realizada em Goianinha em 22/09/2013. Haverá também prova de títulos para o cargo de Professor.
Para quem completou o Ensino Fundamental as oportunidades são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Porteiro, Coveiro e Merendeira. Os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou Técnico, as chances são para Mecânico de Automotivos, Eletricista de Automotivos, Motorista, Técnico em Laboratório, Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal de Vigilância Sanitária, Agente de Endemias, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Fiscal Urbanístico, Fiscal Ambiental, Telefonista, Massagista, Auxiliar de Creche, Atendente de Farmácia, Auxiliar de Secretaria, Agente Fiscal de Tributos.
Os candidatos com Nível Superior concorrem aos cargos de: Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Psicólogo, Veterinário, Contador e Professor (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, História, Ciências, Geografia, Ensino da Arte, Ensino Religioso e Educação Física).
Outros detalhes estão disponíveis no edital.

ITEP REGISTRA 13 MORTES EM NATAL E NO INTERIOR EM 24 HORAS

Foto: Blog Santo Antônio Minha Cidade

Mulher foi uma das vítimas em duplo homicídio na cidade de Santo Antônio.
O Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) registrou, em um intervalo aproximado de 24 horas, 13 mortes por amas de fogo, até o início da manhã deste domingo (28). Seis delas aconteceram em Natal, outras três em Macaíba, duas em Parnamirim e outras duas em Santo Antônio do Salto da Onça, onde um casal foi assassinado, na noite deste sábado (27).
De acordo com os registros do ITEP, deram entrada na unidade, neste sábado, os corpos de Marcos Aurélio do Nascimento, de 24 anos, morto no bairro de Nazaré, bem como os dois jovens de 18 anos assassinados na feira livre de Macaíba. Eles foram identificados como Luciano Felix da Silva e Madson Pinheiro Siqueira Felix, este último vítima de bala perdida.
Ainda na noite do sábado, a polícia registrou o assassinato de um homem não identificado, na rua 31 de março, na Vila de Ponta Negra. Na cidade de Macaíba, João Porfirio Lima Neto, de 19 anos, foi morto em via pública (Veja matéria). Já em Parnamirim, um homem identificado Jadson Felicino Ramos, de 28 anos, também foi morto a tiros, na rua das Oliveiras, no Parque das Árvores.

Adolescente Wellington foi assassinado no Jardim Progreso
Mulher assassinada
Ainda no município de Parnamirim, já na madrugada deste domingo (28), o ITEP registrou a morte de Lucineide Maria Dantas de Queiroz, de 31 anos. A mulher foi morta a tiros, na rua Manoel de Oliveira Bulhões, no bairro de Santos Reis. Ela estava em via pública quando foi atingida pelos disparos e morreu.
Casal executado
Na cidade de Santo Antônio do Salto da Onça, a polícia registrou um duplo homicídio. Um casal foi executado no bairro do Carmo. A mulher foi identificada como Suenia Janaina Mascena do Vale, de 26 anos. Já o homem morto ainda não foi identificado. Pelas características do crime, a polícia acredita que os dois tenham sido vítimas de acerto de contas pelo tráfico de drogas.
Cidade Nova
Também um duplo homicídio foi registrado no bairro de Cidade Nova, zona Oeste de Natal. Dois homens, sendo um deles não identificado, foram mortos a tiros, na rua dos Pinheiros. Um dos mortos foi identificado como Leonardo Rodrigues Veras, de 29 anos.


Mortes no Jardim Progresso
No Jardim Progresso, na zona Norte de Natal, foram registrados duas mortes, mas em horários distintos. Uma delas aconteceu durante a madrugada deste domingo, na travessa Rosário do Oeste, onde Pedro de Lima Silva, de 27 anos, foi assassinado a tiros. Já no início da manhã, por volta das 7h50, um adolescente de 16 anos, identificado como Wellington Alexandria da Silva foi executado na mesma localidade. Neste caso, dois homens chegaram chamando por ele em casa e, ao abrir a porta, o adolescente foi surpreendido com os disparos.

SECD E GOVERNO DO RN DARÃO UM CALOTE NOS PROFESSORES

Em portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), a Secretaria de Educação (SEEC) garantiu que o Rio Grande do Norte está na lista dos nove estados que cumprem devidamente a Lei Federal Nº 11.783, conhecida como Lei do Piso. No documento é explicitada a carga horária trabalhada pelos professores, que devem dedicar um terço da jornada semanal de atividades para planejamento.
Entretanto, o cumprimento dessa lei é questionado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN), o qual afirma que os professores não vinham cumprindo as horas de planejamento por necessidade de carga horária a mais em sala de aula.
O problema, que segundo o Sindicato ocorre há cinco anos, poderia ser solucionado se o Governo do Estado arcasse com as horas extras trabalhadas pelos profissionais da Educação até este ano. Porém, a secretaria alega que o real cumprimento da lei só pode ser feito agora, já que não havia como fiscalizar as horas dos professores.
Segundo a secretária Betânia Ramalho, apesar da Lei do Piso ser de 2008, o julgamento final do trecho que trata da hora atividade só foi concluído pelo Supremo Tribunal Federal no primeiro semestre de 2013 e a Secretaria estava se adequando para sua implantação. “A Lei do Piso não tinha efeito vinculante, pois os Estados precisavam de tempo para se organizar. É necessário planejamento e tempo de adequação. Com o SIGEduc teremos a possibilidade de fiscalizar a carga horária real de cada professor”, disse Betânia.
“Por isso que só agora estamos cumprindo a hora atividade. Apesar do Sindicato saber de todo esse processo, entraram com uma ação judicial junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Mas estamos cobertos pela lei”, afirmou a secretária. Até a aplicação da Lei Federal, a jornada de trabalho dos professores do Estado era regida pela Lei Complementar Estadual N° 322, destinando 24 horas semanais para sala de aula, e 6 horas para planejamento.
Agora, 20 horas serão destinadas à sala de aula e 10 horas para o planejamento. Conforme anunciou a secretária de Educação, isso só está sendo possível devido ao Sistema Integrado de Gestão da Educação – SIGEDUC, que proporciona dados cada vez mais consistentes sobre a carga horária e alocação de pessoal nas Unidades Escolares.
A SEEC determinou que as Diretorias Regionais de Educação – DIRED adotem providências diante dos ajustes necessários à atualização da carga horária dos professores e orientem os gestores das escolas para que, a partir de 1º de agosto de 2013, os professores alocados em sala de aula possam estar com 20 horas da sua jornada de trabalho destinadas ao exercício na sala. Ao mesmo tempo, aqueles que estiverem com carga horária inferior a 20 horas em sala de aula, devem ajustar a jornada de trabalho até completar a carga horária exigida por lei.
“Aproveito para esclarecer que a carga horária do professor em sala de aula está sendo reduzida de 24 para 20 horas, mas isso não modifica em nada o horário dos alunos. Isso porque as 4 horas que ficarão abertas serão ocupadas por professores que estão com a jornada de trabalho inferior a 20 horas”, explicou Betânia.
Mesmo o Governo alegando estar dentro da lei, o Sinte/RN acredita que a intenção da secretaria é dar um “calote” nos professores. “Eles enlouqueceram de vez. Estão deturpando o que o Supremo Tribunal alegou e insistem em dizer que o Ministro Marco Aurélio determina algo errado. O governo quer passar um calote nos professores, mas não iremos permitir isso”, afirmou Fátima Cardoso, coordenadora geral do Sindicato.
Registro sindical
Mais um problema vem colocando Governo do Estado e Sinte um contra o outro. Isso porque recentemente foi divulgado que o Sindicato não possui registro sindical. Segundo Betânia Ramalho, a informação foi confirmada pela Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, em resposta a requerimento da Procuradoria Geral do Estado. “O registro sindical é o que legitima as ações dos sindicatos em defesa de suas categorias. Quem está afirmando isso não somos nós, mas sim os órgãos de fiscalização, os mesmos que controlam a mim e a minha administração”, disse.
Ainda segundo a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, o processo de solicitação de registro sindical do SINTE-RN, datado de 26 de fevereiro de 2008, tramita na Secretaria Nacional de Relações do Trabalho, reafirmando que, até o momento, a entidade não dispõe de personalidade sindical.
De acordo com o procurador-geral do Estado, Miguel Josino, a ausência do registro deixa o sindicato em uma posição delicada, já que existe no Supremo Tribunal Federal jurisprudência que impossibilita de estar em juízo, em defesa dos interesses de determinada categoria, entidade sindical cujos estatutos não se encontram devidamente registrados no Ministério do Trabalho.
“Miguel Josino devia ao menos ter lido as resoluções do Supremo Tribunal, onde o próprio órgão diz que a legalidade do sindicato não é comprovada com a carta sindical. Esse registro só serve para especificar onde é localizada a base sindical”, rebateu Fátima Cardoso. “Nós temos estatuto e ata de fundação, aprovada em congresso. Nós já ganhamos varias ações, mas tem um mês que o Supremo ratificou que o governo deve pagar aos professores a hora atividade e eles estão tentando fugir de todas as formas”, disse.

domingo, 28 de julho de 2013

JORNAL DIZ QUE BARBOSA DIRIGE ILEGALMENTE EMPRESA

: O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, é hoje um homem fora da lei. É o que informa reportagem do Correio Braziliense, assinada pela jornalista Ana D'Angelo, publicada neste domingo. Segundo o texto, ele se colocou nesta condição ao atribuir como sede de sua empresa offshore nos Estados Unidos, a Assas JB Corp, o apartamento funcional onde mora, em Brasília, que pertence ao próprio STF e pode ser usado apenas com finalidades residenciais. Em outro aspecto, ele também ignorou o Estatuto do Servidor Público ao ser sócio de empresa privada. Leia abaixo:

ANA D"ANGELO

A empresa criada na Flórida, Estados Unidos, pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, para adquirir um apartamento na cidade de Miami, tem como sede o imóvel funcional onde ele mora, na Quadra 312 da Asa Sul, em Brasília, o que contraria o Decreto nº 980, de 1993. Ao Correio, o Ministério do Planejamento informou que o inciso VII do artigo 8º da norma — que rege as regras de ocupação de imóveis funcionais — estabelece que esse tipo de propriedade só pode ser usado para “fins exclusivamente residenciais”. 

Nos registros da Assas JB Corp., pertencente a Barbosa, no portal do estado da Flórida, consta o imóvel do Bloco K da SQS 312 como principal endereço da companhia usada para adquirir o apartamento em Miami — conforme informado pelo jornal Folha de S.Paulo no domingo passado. As leis do estado norte-americano permitem a abertura de empresa que tenha sede em outro país. A Controladoria-Geral da União (CGU) também assegurou que o Decreto n° 980 não prevê “o uso de imóvel funcional para outros fins, que não o de moradia”. O presidente do STF consta, ainda, como diretor e único dono da Assas Jb Corp. A Lei Orgânica da Magistratura (Lei Complementar nº 35, de 1979), a exemplo da Lei n° 8.112/90, do Estatuto do Servidor Público Federal, proíbe que seus membros participem de sociedade comercial, exceto como acionistas ou cotistas, sem cargo gerencial.

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) defende a apuração “rigorosa” acerca das duas situações. “Um ministro do STF, como qualquer magistrado, pode ser acionista ou cotista de empresa, mas não pode, em hipótese alguma, dirigi-la”, afirmou  o presidente da entidade, Nino Toldo, referindo-se ao artigo 36 da Lei Complementar nº 35. “Essa lei aplica-se também aos ministros do STF. Portanto, o fato de um ministro desobedecê-la é extremamente grave e merece rigorosa apuração”, ressaltou Toldo.

Brasil 247

MARCHA DAS VADIAS SE CONTRAPÕE A JMJ



A Marcha das Vadias do Rio de Janeiro, em seu terceiro ano consecutivo, reuniu mais de mil manifestantes na orla carioca, na tarde deste sábado (27), e causou alvoroço nas redes sociais, assumindo a liderança dos trending topics do Twitter no Brasil no início da noite. O grupo saiu às 15h20 de Copacabana pela Avenida Atlântica e foi até Ipanema, pela Avenida Vieira Souto, pedindo a legalização do aborto e o fim da violência sexual. Por volta das 19h, diminuto, o grupo voltou à Copacabana. Duas horas depois, pelo segundo dia seguido, uma manifestação entrou em espaço reservado para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
O nome irônico do protesto, segundo os organizadores, teve origem no Canadá, quando um policial justificou um estupro por conta das roupas utilizadas pela mulher violentada. No Rio, o grupo reforçou a autodeterminação sobre o corpo feminino caminhando pela praia com gritos e cartazes. Num deles, a manifestante provocava: "Será preciso eu usar burca para você me respeitar?".
O tema, naturalmente, esbarrou em dogmas da Igreja Católica e em fiéis da JMJ que seguiam para o evento religioso, instalado em palco na Praia de Copacabana, na altura da Avenida Princesa Isabel. Com manifestantes usando pouca roupa e algumas delas de seios de fora, as discussões foram acaloradas. "Vou rezar por eles", chegou a dizer uma peregrina.
Radicais quebraram imagens santas na Marcha das Vadias (Foto: Tasso Marcelo/ AFP Photo)Radicais quebraram imagens santas na Marcha
das Vadias (Foto: Tasso Marcelo/ AFP Photo)
Integrante do grupo Católicas pelo Direito de Decidir, Valéria Marques foi chamada de assassina por outra fiel. "Sinto pena de uma mulher que oprime o próprio gênero. A organização é apenas a favor das mulheres poderem decidir o que fazer com o próprio corpo, incluindo a legalização do aborto", disse Valéria.

Radicais do movimento, no entanto, chegaram a quebrar imagens santas por volta das 16h30. Em outros momentos tensos, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram insultados por manifestantes que perguntavam "Cadê Amarildo?", em alusão ao pedreiro que sumiu há duas semanas depois de prestar depoimento a policiais da UPP da Rocinha. Várias vezes, foram ouvidos gritos de "Fora Cabral".
A Polícia Militar acompanhou a caminhada com cerca de 50 PMs. Após a chegada em Ipanema, o grupo decidiu voltar para Copacabana e questionar fiéis sobre alguns tabus. Ao se aproximar do palco da Jornada Mundial da Juventude, uma barreira humana da Força Nacional foi armada em frente ao Hotel Rio Othon Palace.
O grupo fardado se estendia da calçada à areia e impedia que manifestantes se aproximassem do evento católico. Algumas manifestantes, com os seios à mostra, subiram nos ombros de companheiros e provocaram fiéis. Às 21h, o bloqueio foi furado e parte do grupo ocupou as areias nas proximidades do palco principal da JMJ.
Em nota, os organizadores do ato lamentaram a quebra de imagens. "A performance que envolveu quebra de imagens de santas na Marcha das Vadias hoje não foi programada pela organização deste evento".
Manifestantes subiram nos ombros de colegas e, com os seios à mostra, provocaram fiéis que acompanhavam shows da Jornada Mundial da Juventude, em Copacabana (Foto: Tasso Marcelo/ AFP Photo)Manifestantes subiram nos ombros de colegas e, com os seios à mostra, provocaram fiéis que acompanhavam shows da Jornada Mundial da Juventude, em Copacabana (Foto: Tasso Marcelo/ AFP Photo)
Cerca de mil pessoas caminharam pela orla do Rio neste sábado (Foto: Reprodução/TV Globo)Cerca de mil pessoas caminharam pela orla do Rio neste sábado (Foto: Reprodução/TV Globo)
 

MULHER SEQUESTRADA EM JACARAÚ FOGE DO CATIVEIRO


http://portalcorreio.uol.com.br/obj/82/122133,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0.jpgJacaraú: Mulher sequestrada pelo ex-marido consegue fugir do cativeiro
A jovem Fernanda Cristina dos Santos Silva, 21 anos, que havia sido sequestrada pelo ex-marido no início deste mês de julho, na cidade de Jacaraú-PB, conseguiu fugir do local em que estava sendo mantida presa. Ela estava separada do marido quatro dias antes dele tê-la levado arrastada de sua casa, para um local até dias atrás desconhecido da polícia.
Fernanda conseguiu fugir dos maus tratos do marido e entrou em contato com a polícia. O motivo da separação seria as constantes agressões do marido a ela e aos filhos: um menino de 1 ano e seis meses e uma menina de 4 anos de idade.
Ela está na sede da companhia de Polícia Militar da cidade de Mamanguape-PB.
Entenda o caso 
Na tarde da última segunda-feira (1), revoltado por não aceitar a separação, ”Sandro”, ex-marido de Fernanda, decidiu acertar as contas com sua ex. Testemunhas afirmaram que ele arrombou a porta da casa onde a mesma estava morando com os filhos e, na frente das crianças, saiu à ”pé” arrastando a ex-mulher pelos cabelos, gritando: “vou acertar as contas com você, desta vez você me paga”.
Minutos após o suposto sequestro, vizinhos foram avisar a irmã da vítima, que havia saído a poucos instantes da casa onde tudo aconteceu. Ao saber do fato, desesperada, ela procurou a polícia para que pudesse resgatar sua irmã, porém sem sucesso.
As buscas foram feitas de forma intensa pela polícia no sentido de encontrar o paradeiro de Fernanda, até que ela fez uma ligação telefônica para parentes e disse que estava no Rio Grande do Norte e estava bem, porém a PM suspeitou de que ela havia sido forçada a dizer tal coisa, pelo ex-marido. Sandro é natural do Rio Grande do Norte e trabalha como segurança de festas. Segundo a polícia, ele e é ex-presidiário.