LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 11 de janeiro de 2014

MENSAGEM DE CANTORA FAMOSA IMPEDE FÃ DE COMETER SUICÍDIO

Na noite da ultima quinta-feira (9), a cantora Lady Gaga enviou uma mensagem de apoio para o fã brasileiro Willian Macedo, que é homossexual e pensava em suicidadar por não ser aceito pela mãe. O rapaz havia postado uma mensagem, em inglês, com indicações de que ia cometer suicídio na rede social Little Monster, que reúne os admiradores da popstar. 
Getty Images
Lady Gaga deu seu apoio a fã brasileiro homossexual que publicou desabafo na internet



Acostumada a responder os fãs na rede social, Gaga leu a mensagem do Willian e pediu que ele não tomasse nenhuma atitude drástica.  “Não, não se atreva. Olhe para esse lindo rosto. Toda a tristeza pode mudar, mas você tem que trabalhar nisso. Fale com aqueles que te apoiam e fique com a gente nesse site. Nos precisamos de você. Eu preciso de você, sem você eu iria perder uma parte do meu coração. Eu te amo bebê monster. Algumas pessoas não tem compaixão, não se sinta mal, se sinta mal por eles”. 

Reprodução/LittleMonster.com
Mensagem postada por Willian Macedo na rede social de fãs de Lady Gaga, Little Monster
Em sua mensagem, Willian relatou seu sofrimento pela falta de aceitação. “Adeus, eu não sei se consigo... Passar pelo que eu passo e ouvir o que eu ouço não é bom e eu não desejaria isso nem ao meu pior inimigo”, desabafou ele.
O jovem explica que o seu principal problema é a convivência com a família. “Depois que eu me assumi para a minha mãe, ela vem dizendo coisas horríveis para mim. Todos os dias, a pessoa que eu mais amo na minha vida me chama de drogado, prostituta, obsceno, promíscuo, demoníaco e condenado a ir para o inferno”, continuou Willian.
Ele prosseguiu revelando estar cansado desta situação. "Minha família inteira me aceitou, mas minha mãe evangélica que é extremamente religiosa não aceitou. Ela esfrega a Bíblia na minha cara sempre que pode. Eu não sei se aguentarei muito mais tempo”. 
Depois de contar que participou de um show da cantora em 2013, no Rio de Janeiro, Willian se despede: "Talvez, esse seja meu último post aqui, então adeus. Eu amo todos vocês e te amo Gaga”.
Posteriormente, Willian agradeceu a mensagem de Gaga e o apoio de outros fãs, dando sinais de que estava se sentindo melhor e que não tomaria nenhuma atitude impensada.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

CENTRAIS DO CIDADÃO PEDEM SOCORRO

Paciência” é a palavra chave para quem procura o atendimento disponibilizado pelas centrais do cidadão da capital. Filas quilométricas, falhas no atendimento e falta de estrutura física são um teste de nervos para qualquer um que precise tirar uma simples carteira de identidade ou mesmo renovar sua habilitação de motorista. Para se ter ideia, na Central do Cidadão do Alecrim, só o setor do Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep), responsável pela emissão dos RGs, possui uma demanda de aproximadamente 450 pessoas ao dia, quando o normal eram cerca de 120 até outubro passado. Os resultados são longas filas e uma espera por atendimento que chega a  ultrapassar quatro horas.
Emanuel AmaralNa Central do Cidadão do Alecrim, usuários enfrentam filas e uma espera por atendimento que pode ultrapassar quatro horasNa Central do Cidadão do Alecrim, usuários enfrentam filas e uma espera por atendimento que pode ultrapassar quatro horas

Em Natal, são três centrais do cidadão: uma no Shopping Estação, na zona Norte; uma no Via Direta e outra no Alecrim. Esta última é a que mais possui problemas. Desde janeiro de 2013, quando a Coordenadoria de Identificação (Coid) do Itep foi transferida da Ribeira para a estrutura no Alecrim a demanda aumentou. A situação só piorou quando a Central do Cidadão da Cidade Alta foi desativada e mais recentemente as matrículas da rede estadual também impulsionaram as estatísticas.

O coordenador das Centrais do Cidadão, Nelson Mendonça, explica que os maiores problemas na unidade do Alecrim se devem pela alta demanda quanto ao RG. Ele enfatiza que o números de atendimentos cresceram muito desde o início das matrículas na rede estadual. “As matrículas neste ano precisam do CPF do aluno, então gera o tumulto porque o pessoal vem, quer o CPF e também tirar outra via para juntar RG e CPF num só documento”, justifica o coordenador.

Desde novembro, a situação desandou de vez, com as matrículas. Só o Itep atendia um público de 120 pessoas diariamente. Hoje, o número chega a uma média de 450. Como solução para tentar amenizar os atuais problemas, Mendonça afirma que cinco funcionários do Itep que hoje trabalham no térreo serão remanejados para o andar de cima da Central, onde funciona a Polícia Técnica.

Um dos usuários que procuravam atendimento na unidade era a secretária escolar Idoleide Maria da Silva, de 46 anos. Ela conta que chegou ao Alecrim por volta das 6h de ontem. “Cheguei às 6h e ainda não fui atendida. Pela demora acho que saio lá paras 13h. Estou aqui para tirar minha segunda via do RG. Desde a greve do Itep [que durou de setembro a outubro de 2013] não tenho o documento”, afirmou, às 10h30.

Falta estrutura

Idoleide ainda chamou a atenção da reportagem para os problemas físicos. Mas não precisa procurar muito para encontra-los. Logo de cara, quem adentra na Central do Cidadão do Alecrim encontra um ar condicionado no teto do térreo, pingando água, e um balde logo abaixo. Quem estiver desatento corre o risco de tropeçar na gambiarra. “Viram o banheiro? Uma sujeira só”, relata Idoleide.

Ela não está mentindo. Aliás, é realmente só um para a Central do Cidadão que recebe mais de três mil pessoas diariamente. Homens, mulheres e crianças. Todos usam o mesmo local para suas necessidades. Na parede do aposento, um disjuntor apresenta fios elétricos a mostra. No chão, sujeira, tal qual a pia. O odor pode ser sentido do lado de fora. Ao lado, há outro banheiro, mas uma placa na porta indica que ele está interditado.

Um detalhe chama a atenção, conforme também relatou a secretária escolar que conversou com a reportagem. “Nem beber água a gente pode porque o bebedouro é dentro do banheiro, um odor terrível”, diz Idoleide. Mais uma vez ela está correta. O bebedouro fica ao lado da pia usada para os usuários do local lavarem as mãos.

Servidores reclamam
A situação incomoda até os funcionários. A servidora do Itep, Fátima Monte afirma que todos os dias o órgão, que atende no primeiro andar da Central do Cidadão, recebe um grande volume de pessoas. Segundo ela, falta estrutura.

“Não temos um prédio adequado aqui. Queremos fazer o melhor, mas está difícil. Pra você ver, ainda estou com o malote de ontem [quarta-feira] para concluir. Hoje, até às 10h30, já foram umas 250 pessoas atendidas”, reivindicou. “Mas a nova administração assumiu há pouco e está vendo a possibilidade de mudança”, concluiu.

O coordenador das Centrais do Cidadão do RN, Nelson Mendonça, garante que serviços estruturais pontuais estão sendo feitos para resolver os problemas físicos. Porém, não há um plano ainda para uma reforma geral na unidade do Alecrim.

Memória
A diretora geral do Instituto Técnico-científico de Polícia do RN (Itep/RN), Raquel Taveira, confirmou ontem que o órgão pretende reabrir o atendimento ao público na semana que vem. Ela espera que o Itep retorne à Central do Cidadão  do Shopping Estação, na zona Norte, até terça-feira (14). Com isso, Taveira espera aliviar a situação no Alecrim. O mesmo vai acontecer no município de São José de Mipibu, na Grande Natal. “Depois da reativação [na zona Norte] acreditamos que vai haver um alívio no Alecrim. Desde que assumimos estamos tentando reestruturar o Itep. Mas não posso passar informações detalhadas porque ainda estamos fazendo o levantamento”, destacou a diretora geral. De acordo com Raquel Taveira, ainda não há previsão da Coordenação de Identificação sair do Alecrim.

Números
Natal tem três Centrais, sendo a do Alecrim a mais congestionada
450 é média de atendimentos/dia do Itep na Central do Cidadão do Alecrim.  Até outubro era 120
2.653 foi o número de atendimentos do Detran de 1 a 7 de janeiro de 2014

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

JUSTIÇA CONDENA COMANDANTE E EX-PREFEITA POR TRANSFERIREM POLICIAL DE FORMA INDEVIDA

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte deu provimento a recurso do Ministério Público Estadual, condenando a então prefeita do município de Ipueira, que transferiu um policial militar da cidade, de forma indevida e por motivos de cunho pessoal. Os desembargadores reconheceram a apelação e atenderam à pretensão formulada na Ação de Improbidade Administrativa em relação à ré, a ex-prefeita Concessa Araújo Macedo, que deverá pagar multa civil equivalente a 10 vezes o valor do subsídio ou remuneração percebida ao tempo em que era chefe do executivo municipal.
O Juízo da Vara Única da Comarca de São João do Sabugi havia acatado o pedido formulado pelo MP/RN por meio de ação civil pública ajuizada pelo Promotor de Justiça Sérgio Gouveia de Macedo e condenou a então prefeita e o coronel da PM Antônio Cipriano de Almeida, dada a remoção de soldado da PM de uma cidade para outra, por motivação pessoal.
Na primeira instância haviam sido reconhecidos os argumentos do representante ministerial quanto à ofensa aos princípios da administração pública, em especial os da impessoalidade e da moralidade, quando a prefeita do Município de Ipueira, valendo-se de sua posição política, solicitou a transferência do policial militar Francimar Noberto, que dias antes havia se envolvido numa desavença com seu filho, ao tentar cumprir o seu dever funcional.
Depoimentos revelam que o desentendimento ocorreu quando o filho da prefeita pediu para ligar o som do carro e o policial não permitiu. Francimar Noberto foi chamado à sala do Comandante do batalhão, três dias após o ocorrido, e informado que seria removido a pedido da prefeita, sem qualquer justificativa. Foi para a cidade de Timbaúba dos Batistas.
As condenações da ex-prefeita e do comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar Antônio Cipriano de Almeida são inéditas, após apelação ajuizada pelo MP.
Os desembargadores da 2ª Câmara do TJ levaram também em conta que, entre os moradores da cidade, ouvidos na fase inquisitorial, o comentário geral era de que o soldado havia sido “expulso” de Ipueira após ter abordado o filho da prefeita.
A abordagem efetivada pelo soldado PM foi considerada normal pelos superiores hierárquicos, até mesmo pelo Comandante do Batalhão, não se podendo falar em excesso ou abuso de autoridade; além do que nenhum dos populares ouvidos confirmou o alegado pelo filho da então prefeita, de que o policial transferido tinha mau comportamento na localidade. Ao contrário, aduziram que seu trabalho era pacífico e nunca ouviram falar nada que desabonasse a conduta do militar.

Como salientou o Ministério Público, não se pode ignorar que é prática bastante comum, na maioria das cidades do interior do Estado, a penalidade de policiais que, no legítimo exercício de seus deveres funcionais, contrariam os interesses da classe política ou econômica dominante.

Fonte: Diretoria de Comunicação do MPRN (http://www.mp.rn.gov.br/noticias.asp?cod=8103)

MORREU HOJE (09) EM NATAL, O EX DEPUTADO EX SENADOR JOÃO FAUSTINO

joao faustino RN
Morreu por volta de 02h de hoje (09) o ex-deputado e ex-senador João Faustino. Ele havia dado entrada na segunda-feira (06) no Hospital do Coração, em Natal, apresentando um possível quadro clínico de pneumonia, mas que depois foi diagnosticado como leucemia. João se preparava para viajar hoje a São Paulo para tratamento, mas seu estado de saúde se agravou muito rapidamente e ele não resistiu.

BIOGRAFIA

João Faustino Ferreira Neto (Recife, 16 de julho de 1942) é um professor e político brasileiro.
Militante no movimento estudantil, foi presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Norte. Graduou-se em Pedagogia e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde se tornou professor titular. Possui pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas e Universidade de Michigan.
Foi o primeiro diretor da antiga Escola Técnica Federal, atual Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Entre 1979 e 1981 presidiu a União dos Escoteiros do Brasil.
Em 2008, publicou o livro "A Escola que vivi – memórias de um educador", no qual faz um histórico da Escola Técnica Federal norte-riograndense.

Política

Foi secretário de Educação do município de Natal entre 1971 e 1972, Secretário de Estado de Educação do Rio Grande do Norte entre 1975 e 1979.
Em 1978 elge-se pela primeira vez deputado federal, então filiado a ARENA. Seria reeleito em 1982 e novamente eleito em 1990. em 1986 concorreu ao governo do Estado do Rio grande do norte pela aliança popular, composta pelos candidatos ao senado Jose Agripino Maia e Lavousier Maia, era chamada de Aliança Popular João, Lavo e Jaja, sendo derrotado pelo candidato do PMDB, Chamado no estado de Bacural, o usineiro Geraldo Melo. Exerceria como suplente entre 1997 e 1998. Pertenceu ao PDS, PFL e atualmente é filiado ao PSDB.
Entre 1999 e 2002 exerceu cargos na Presidência da República. Eleito em 2002 como 1º suplente do Senador Garibaldi Alves Filho, exerceu o mandato entre 15 de julho e 12 de novembro de 2010. Com a licença de Garibaldi para assumir o Ministério da Previdência Social, volta a exercer o cargo em 1º de janeiro de 2011, concluindo o mandato até dia 31 do mesmo mês.
Nas eleições de 2010, foi eleito novamente 1º suplente, desta vez do senador José Agripino Maia.1

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

SELEÇÕES DEFINEM LOCAIS DE TREINOS NO BRASIL

  • O Brasil ficará no RJ; Granja Comary foi reformada para a Copa do Mundo O Brasil ficará no RJ; Granja Comary foi reformada para a Copa do Mundo


A Argélia foi a última seleção a definir em qual cidade a sua delegação ficará hospedada durante a Copa. O local escolhido foi o município de Sorocaba, no interior de São Paulo. A equipe realizará os seus treinos no CT do Atlético de Sorocaba. Com isso, todas as 32 seleções já têm destino certo.
Quase metade dos países escolheu ficar no estado de São Paulo, que abrigará 14 seleções pelo seu interior e litoral, mais os EUA, que ficará na capital paulista.
O estado do Rio de Janeiro ficou encarregado de receber o Brasil e outras três seleções europeias. A Espanha, última campeã do mundo, ficará no CT do Atlético-PR, em Curitiba, no Paraná.
A Fifa havia aprovado 83 locais para treinamentos. A maioria das seleções resolveu esperar o sorteio dos grupos da Copa, que aconteceu em dezembro de 2013, para saber onde iriam mandar os seus jogos.
Confira os locais das 32 seleções:

AMÉRICA DO SUL

Brasil - Teresópolis-RJ (FOTO)

Argentina - Belo Horizonte-MG

Colômbia - Cotia-SP

Chile - Belo Horizonte-MG

Uruguai - Sete Lagoas-MG

Equador - Viamão-RS

AMÉRICA DO NORTE E CENTRAL

  • Estados Unidos - São Paulo-SP

    México - Santos-SP (FOTO)

    Honduras - Porto Feliz-SP

    Costa Rica - Santos-SP

EUROPA

  • Alemanha - Santa Cruz de Cabrália-BA (FOTO)

    Rússia - Itu-SP

    Holanda - Rio de Janeiro-RJ

    Espanha - Curitiba-PR

    Suíça- Porto Seguro-BA

    França - Ribeirão Preto-SP

    Portugal - Campinas - SP

    Croácia - Salvador-BA

    Itália - Mangaratiba-RJ

    Grécia - Aracaju-SE

    Bósnia - Guarujá-SP
    Bélgica - Mogi das Cruzes-SP
    Inglaterra - Rio de Janeiro-RJ

ÁFRICA

  • Camarões - Vitória-ES

    Nigéria - Campinas-SP

    Gana - Maceió-AL

    Costa do Marfim - Águas de Lindóia-SP

    Argélia - Sorocaba-SP

ÁSIA

  • Irã - São Paulo-SP (FOTO)

    Coréia do Sul - Foz do Iguaçu-PR

    Japão - Itu-SP

    Austrália - Vitória-ES

TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO JA DOBROU OS GASTOS

Texto

 

AE
Obra mais cara financiada pelo governo federal com dinheiro 100% público, o projeto de transposição do Rio São Francisco sofreu tantas alterações desde que foi iniciado que seu custo e prazo de entrega praticamente dobraram. O valor da construção saltou de R$ 4,7 bilhões para R$ 8,2 bilhões entre compensações ambientais, desapropriações e despesas com mão de obra. Apenas em licitações, o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou sobrepreço de R$ 876 milhões, além de R$ 248 milhões em aditivos acima do limite estipulado por lei.
Iniciada em 2007 com previsão de entrega para 2012, a transposição do São Francisco só deve ser concluída em dezembro de 2015, quando finalmente levará água a 390 cidades do agreste e sertão de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O TCU deu o primeiro alerta ainda em 2005, quando o tribunal fiscalizou os primeiros editais de concorrência para elaboração do projeto, execução e supervisão das obras, que foram “cancelados em decorrência do sobrepreço detectado da ordem de R$ 400 milhões”.

Em 2007, novo sobrepreço, agora de R$ 100 milhões justamente no edital que substituía a licitação cancelada em 2005. Outra irregularidade em 2010, na concorrência 2/2007-MI, quando R$ 36 milhões “extrapolaram o limite permitido para alterações contratuais e superfaturamento”.
O valor foi bem inferior aos R$ 340 milhões que obrigaram o Ministério da Integração Nacional (MIN) a revogar o edital que colocaria de pé as obras civis no Eixo Norte, de 402 quilômetros e três estações de bombeamento. O motivo: “deficiência do projeto básico, sobrepreços e restrição à competitividade na licitação”.
Aditivos
Outros prejuízos não foram evitados, como os aditivos financeiros acima do limite legal de 25% sobre os preços combinados. Pelo menos 11 empresas cobraram mais do que esse percentual.
Em uma fiscalização de 2007, chama a atenção a inclusão de serviços novos “que redundaram em acréscimos de R$ 127,7 milhões”, 53% acima do valor original, de R$ 238,5 milhões. Em outra contratação, agora de 2008, o sobrepreço chegou a 54%, ao saltar de R$ 115 milhões para R$ 212,1 milhões.
Em sua defesa, o ministério afirma que providenciou decréscimos de custos de 28% e 32%, respectivamente, o que compensaria os excedentes. Mas na opinião do TCU, “os diversos aditivos a esses contratos levou a acréscimos e supressões de serviços em percentual superior a 25% do valor inicial dos contratos, fato que configura irregularidade por contrariar a Lei 8.666/1993”.
O rio
Equivalente à distância entre Brasília e Salvador, os 2.830 quilômetros de extensão do Rio São Francisco são hoje responsáveis pelo abastecimento de cinco usinas hidroelétricas e pelo sustento de milhões de ribeirinhos do Vale do São Francisco, que passa por Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia.
Se o atual cronograma de obras vingar, em dezembro do ano que vem outras 12 milhões de pessoas também serão beneficiadas pelas águas de um dos maiores símbolos do País.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

DINHEIRO DO PNE PODE SALVAR A PROFISSÃO DE PROFESSOR

Um caminhão de dinheiro pode vir a ser destinado para a educação no Brasil dentro de dez anos, segundo o Plano Nacional de Educação, aprovado pelo Senado, e que pode ser aprovado até fevereiro pela Câmara dos Deputados. Se o porcentual de 10% do Produto Interno Brasil, previsto pelo plano, estivesse em vigor atualmente, ele representaria nada menos que 440 bilhões de reais, tendo como base o PIB de 2012, de 4,4 trilhões de reais. Hoje, o país investe o equivalente a 5% do PIB, ou cerca de 220 bilhões de reais. O que parece uma boa notícia, no entanto, frustra especialistas pois beneficia a quantidade, mas não a qualidade do ensino.

Mais do que isso, se o tema não for tratado com a seriedade devida, o ofício de professor vai se manter na lista das “profissões mais patéticas do Brasil”, como descreveu a escritora Vanessa Barbara, em artigo no NYTimes no dia 16 de dezembro. Não se trata de exagero. Uma das metas do plano de educação, visa equiparar o salário dos professores da rede pública, com a de outras profissões do nível superior contratados pelo Estado, pois hoje os profissionais de ensino ganham 40% menos do que seus pares. Se a famosa meta 17, das 21 que constam no plano, for cumprida, os professores poderão, ao menos, resgatar, em médio prazo, a dignidade de ser remunerados conforme seus anos de estudo. O piso salarial este ano é de 1.697 reais, um valor que frustra a categoria, pois não acompanharia o valor que deveria corresponder ao número de alunos matriculados na rede pública, explica Roberto Leão, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Educação. “Esse valor é ridículo”, diz Leão.
Há outras listas de frustrações para os profissionais da categoria, que são uns dos que lideram as greves no país a cada ano, por más condições de trabalho. Não por acaso, isso se reflete na qualidade do ensino, e no tratamento que a sociedade oferece ao professor. No Youtube, não faltam protestos indignados de profissionais, como o da professora Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte, no Nordeste, que em 2011 fez um relato tão sincero sobre a situação do professor, durante uma audiência publica sobre educação, que teve milhões de visualizações. “Em nenhum momento, na nossa cidade, no nosso estado ou no nosso pais a educação foi prioridade. Estamos aceitando a educação como uma fatalidade, e me colocando em salas de aula superlotadas. Sou eu a redentora do país, ainda mais com o salário que ganho? ”, perguntava Amanda.
Durante as manifestações de junho, o tema educação estava nas ruas, num grito de protesto que chamava a atenção para o problema. “Alô Brasil! Vamos acordar! Um professor vale mais do que o Neymar!”, cantavam em coro os manifestantes. Os protestos, inclusive, tiveram um papel importante no sentido de fazer o Plano Nacional de Educação, que foi formulado inicialmente pelo Ministério da Educação e representantes da sociedade civil, a avançar no Congresso. A ferocidade das ruas fez o Executivo e o Legislativo darem respostas rápidas para atender às demandas da população naquele momento, e assim foram definidos, por exemplo, que parte dos royalties do petróleo do pré-sal seriam destinados para educação, a fim de concretizar a meta de chegar a 10% do PIB para educação.
A meta 17, que garante a correção do salário dos professores é visto como um primeiro passo para alcançar um melhor tratamento para os profissionais de ensino. Mas, ainda é insuficiente. “É positivo, mas o desafio é superar essa média, fazer de fato a carreira docente atraente, e isso não é só uma questão de salário”, diz Daniel Cara, cientista político que coordena a Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
Com a frustrante colocação 55 no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) do ano passado, o Brasil pode aprovar um plano, que em vez de reposicionar o país em termos de qualidade, pode manter os mesmos problemas, reclamam os especialistas da área. “É colocar dinheiro novo em estruturas velhas”, avalia Ryon Braga, da Hoper Consultoria, especializada em educação. Ele reconhece que o país teve avanços matemáticos nos últimos anos, como o aumento do número de alunos no ensino superior, que passaram de 2,6 milhões em 2000 para 7 milhões no ano passado. Mas, para ele, o foco em qualidade não é o ideal.
O Plano de Educação vem seguindo o ritual processual do Congresso. Já havia passado pela Câmara, seguiu para o Senado, onde recebeu modificações, e agora volta para a Câmara, onde haverá pressões para que alguns pontos que foram abandonados pelos senadores, sejam retomados. Um deles é a destinação clara que os recursos devem ter, como a obrigação de o Estado destinar verbas para a ampliação de vagas e a contratação de professores na educação básica.
Cara explica que o Senado retirou parte do texto que previa o controle de qualidade por uma medida criada pela Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca), batizado de Custo Aluno Qualidade Inicial. Por uma série de indicadores – tais como bibliotecas disponíveis, plano de carreira do professor, aplicação do piso salarial de educação, entre outros – seria possível chegar a um denominador mínimo que começaria a nortear o Brasil para os padrões dos países da OCDE. “Estudos mostram que somente 0,6% das escolas públicas no Brasil estariam dentro do ideal desse custo mínimo”, diz ele.
O plano prevê, em todo caso, que haverá mais recursos para a capacitação de professores, mas as estratégias para fazê-la não estão expostas com clareza. “ Hoje ninguém quer ser professor no Brasil. Já estamos em desemprego zero. Nessa situação, outras profissões se tornam mais atraentes. Por que alguém faria magistério?”, diz Priscila Cruz, da ONG Todos pela Educação. A especialista lembra ainda que a infraestrutura das escolas de rede pública é muito precárias. “E não é preciso ir muito longe para ver isso, basta ir à periferia de São Paulo. As salas são um forno, não entram nem luz. Se eu não valorizo espaço, não valorizo o profissional nem o aluno”, completa.
Outra crítica severa ao texto, como foi aprovado, são as brechas abertas para que essa montanha de recursos seja repartida pelo Governo nos diversos programas educacionais, incluindo os de financiamento de ensino, com linhas de crédito a juros subsidiados, que pode beneficiar o acesso a universidades privadas. O que, a priori, é positivo, é visto com desconfiança por algumas lideranças. “No final, só ajuda essas empresas de educação a ficarem mais lucrativas”, reclama o senador Cristovam Buarque, que já foi ministro da Educação no Governo Lula.
Cara também teme essa distorção, uma vez que ao menos 40% dos alunos de cursos superiores estão atrelados a programas de financiamento a juros subsidiados do Governo. “Nos bastidores, já se fala que depois das empreiteiras se tornarem grandes financiadoras de campanha, é a vez das empresas de educação, além das petroleiras”, diz Cara.
A preocupação com o lobby de empresas de educação é o fato de o setor educacional no Brasil ter hoje um número grande de companhias, atreladas a fundos de investimentos estrangeiros. Todas se beneficiam das linhas de crédito subsidiadas do Governo para aumentar o número de alunos. “O Brasil é o país com maior número de instituições de ensino superior com fim lucrativos do mundo”, diz Braga, da Hoper. Muitas delas vêm liderando os ganhos na Bolsa de Valores, como a Kroton, que tem comprado diversas faculdades que oferecem cursos a preços acessíveis, beneficiando principalmente a classe C, que voltou a estudar com a melhoria de renda nos últimos anos.
Os representantes do setor devem pressionar para que as distorções sejam corrigidas na Câmara, para que o Brasil não desperdice mais uma década sem trabalhar pelo melhoria da qualidade do ensino. “Com esse plano, a educação não vai piorar. Mas vai melhorar na velocidade atual, ficando para atrás, diante do avanço de outros países”, afirma o senador Cristovam Buarque. A meta do Governo era que o Plano Nacional fosse aprovado com a volta dos trabalhos do Congresso, mas as lideranças do setor de educação querem adiar a votação para depois da Conferência Nacional de Educação, que ocorre de quatro em quatro anos, e está marcada para o dia 17 de fevereiro. A condução do plano certamente vai ser a pauta principal desse encontro que dura cinco dias.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

DOIS HOMICIDIOS EM SANTO ANTONIO RN NESTE DOMINGO

Dois homicídios foram registrados na noite deste domingo (5) no município de Santo Antônio, na região Agreste do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Militar, as vítimas foram identificadas como Fabiano Nunes de Freitas, de 20 anos, conhecido como Malandragem, que foi morto no bairro São Domingos; e José Moacir da Cruz, de 47 anos, que foi morto a facadas por um primo após uma discussão na zona rural do município.

O primeiro homicídio aconteceu por volta das 18h40, no bairro São Domingos, próximo ao centro do município. De acordo com o cabo Evaldo Amorim, da Polícia Militar de Santo Antônio, a vítima foi morta próximo a sua casa. Ele teria envolvimento com tráfico de drogas na região. "O Malandragem era conhecido na cidade por trabalhar com tráfico de drogas. A suspeita é que o crime tenha essa motivação", disse o policial.
Ainda segundo o cabo Evaldo, os familiares disseram à polícia que Fabiano havia sido ameaçado na manhã de domingo. "Os familiares nos disseram que ele vinha recebendo ameaças, tendo sido ameaçado na manhã de domingo. O principal suspeito é justamente o responsável por essa ameaça", contou o cabo. O suspeito fugiu após o crime.
O segundo o homicídio aconteceu no sítio Capim Açu, na zona rural de Santo Antônio. De acordo com o cabo Evaldo, José Moacir da Cruz, de 47 anos, foi morto a facadas após tentar defender o irmão em uma discussão com um primo. "Os três estavam bebendo juntos em um bar desde o início da noite. Na volta para casa, o suspeito começou a discutir com irmão do José Moacir. A vítima foi defender o irmão e acabou sendo esfaqueado", disse ele.
O irmão de José Moacir não se feriu na ação. O suspeito foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia de Santo Antônio.

3 PESSOAS SÃO ASSASSINADAS NA FESTA DE REIS EM AREZ RN

Três pessoas foram mortas na noite deste domingo (5) durante festa de Reis no município de Arez, na região Leste do Rio Grande do Norte. As vítimas foram identificadas como Alaison Oliveira da Silva, de 20 anos; seu irmão, Elenilson Oliveira da Silva, de 16 anos; e Diana Emanuelle Patrício de Lima, de 19 anos. Outras três pessoas foram baleadas e encaminhadas para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. De acordo com a Polícia Militar, o crime tem relação com o tráfico de drogas na região.
De acordo com o capitão Fábio Sandrine, comandante da Polícia Militar na região, a equipe da polícia estava fazendo o patrulhamento durante a festa quando foram ouvidos os primeiros disparos. "A equipe fazia o patrulhamento quando escutou os tiros. Houve um princípio de tumulto no local", disse o capitão.
Ainda segundo Sandrine, o crime tem características de acerto de contas, uma vez que Alaison tinha envolvimento com o tráfico. "Já temos suspeitos e estamos trabalhando para pode efetuar a prisão deles", disse o comandante.
O capitão informou que o Alaison já tinha passagem pela polícia por homicídio e tráfico de drogas. Dos três baleados, um foi liberado, enquanto os outros seguem internados, sendo um em estado grave.

domingo, 5 de janeiro de 2014

MORRE NELSON NED: CORPO TA SENDO VELADO EM SÃO PAULO

O corpo do cantor Nelson Ned era velado na tarde deste domingo (5) no cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo. O artista de 66 anos morreu nesta manhã no Hospital Regional de Cotia, também na região metropolitana. Ele estava internado desde sábado com pneumonia.

Segundo funcionários da Funerária Municipal de Cotia, o cantor morreu às 7h25 em decorrência de "choque séptico, sepse, broncopneumonia e acidente vascular cerebral". O corpo do cantor será cremado. A cerimônia de cremação está prevista para as 21h.
De acordo com a irmã do cantor Neuma Nogueira, que cuidava dele em São Paulo, Nelson teve infecção pulmonar e urinária e não respondeu ao tratamento. “Ele teve febre muito alta e estava muito debilitado. Nos últimos 2 dias, ele já estava inconsciente e respondia muito pouco”, disse.
Natural de Ubá, Minas Gerais, Nelson Ned fez fama como cantor de músicas românticas nos anos 60, quando já vivia no Rio de Janeiro. "Tudo passará", de 1969, foi um de seus grandes sucessos.
Em 2003, o cantor sofreu um acidente vascular cerebral. Desde então, vivia no Recanto São Camilo, na Granja Viana, em Cotia, sob a guarda e cuidados de Neuma. O AVC afetou sua parte vocal, assim como memória. Ned foi casado duas vezes e teve três filhos com Marly, sua segunda esposa: duas filhas, de 32 e 33 anos, e um filho, que mora no México. Segundo a irmã Ned Helena, as filhas irão acompanhar o velório em São Paulo.

Parentes recordavam com carinho do autor do sucesso "Tudo passará". "O Céu está mais romântico", disse Veronica Pinto, filha mais velha de Nelson. Ela contou que um dos últimos momentos que viveu com ele foi em seu aniversario, em dezembro. "Dei o primeiro pedaço de bolo para ele e ele ficou se achando", afirmou, com um sorriso no rosto.
A família acrescentou que, além das canções românticas, o cantor deixa um legado de superação, principalmente após sofrer um derrame que afetou sua voz. "Ele é um homem que só deixou exemplos. Só tenho a agradecer a Deus por ter nascido na família que ele nasceu. Para mim é um privilegio", afirmou Neide, uma de suas irmãs.
Outra filha de Nelson, Monalisa Pinto Pereira afirmou que o cantor foi "um pai, uma mãe, um amigo, um artista". "O Céu esta mais romântico. Está uma festa.”
Carreira
Primogênito dos 7 filhos de Nelson de Moura Pinto e Ned d´Ávila Pinto, ele saiu de Ubá (MG) para tentar a vida no Rio de Janeiro aos 17 anos. Começou bem distante dos palcos, trabalhando em uma linha de montagem de uma fábrica de chocolates. Cantou em boates paulistas e cariocas antes da maioridade e era escondido embaixo do balcão das casas quando o Juizado de Menores passava para fiscalizar.
Tempos depois, passou a ser figura recorrente no programa do Chacrinha, que ele considera o “pai de sua carreira artística”. Foi na televisão que conquistou espaço e sucesso com o hit "Tudo passará", uma de suas primeiras músicas.“Ele foi um divisor de águas na minha vida. Me deu oportunidade e comida. Devo muito ao falecido amigo. Foi muito difícil ser cantor de brega e anão neste país”, relembrou Ned em entrevista ao G1, em 2012.
 Com 32 discos gravados em português e espanhol, Ned cantou no Carnegie Hall e no Madison Square Garden, ambos em Nova York. Ele se converteu nos anos 90 à religião evangélica e, desde então, cantava músicas gospel. Em 1996, lançou a biografia "O pequeno gigante da canção", que fazia referência à sua altura, de 1,12m.
O hit "Tudo passará” era sua faixa predileta, conforme contou ao G1. “É a que mais gosto. Quando cantei em um programa fui aplaudido de pé no meio da música. Isso é ser brega? Quem não é brega quando fala de amor? É o amor que é brega, não a minha música.”
Principais discos:
1960 - "Eu sonhei que tu estavas tão linda/Prelúdio à volta"
1969 - "Tudo passará"
1970 - "Nelson Ned"
1979 - "Meu jeito de amar"
1992 - "Penso em você"
1993 - "El romantico de América"
1997 - "Jesus está voltando"
1998 - "Seleção de ouro/20 sucessos"
1999 - "Os melhores tangos e boleros"
1999 - "Tudo passará/Meu jeito de amar"

EX - JOGADOR EUSÉBIO MORRE DE AVC AOS 71 ANOS


Agência O Globo
Eusébio, ex-atacante de Portugal
O ex-atacante português Eusébio, considerado um dos maiores jogadores da história do futebol, morreu na madrugada de sábado para domingo na cidade de Lisboa, vítima de uma parada cardiorrespiratória. O "Pantera Negra" tinha 71 anos de idade.

Nascido em Maputo, no Moçambique, o embaixador do futebol de Portugal pelo mundo já vinha dando sinais de saúde debilitada desde 2012, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e ficou internado por algum tempo.
Conhecido nos campos pela sua velocidade, técnica e chute poderoso, Eusébio fez quase toda sua carreira no Benfica, onde atuou por 15 anos. Pela seleção portuguesa, o atleta levou o time ao 3º lugar da Copa do Mundo de 1966. Naquele Mundial, o atacante fez dois gols na vitória sobre o Brasil, por 3 a 1, placar que eliminou a equipe de Pelé da competição.