LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

ROBERTO BOLAÑOS (CHAVES) FAZ 85 ANOS

Da EFE
O comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños abriu conta no Twitter (Foto: Henry Romero/Reuters)Roberto Gómez Bolaños (Foto: Henry Romero/
Reuters)
Rodeado de alguns poucos familiares e muito perto de seus seis milhões de seguidores no Twitter, o comediante mexicano Roberto Bolaños celebra nesta sexta-feira em Cancún seus 85 anos, com a saúde frágil.
"Não teremos uma festa, na hora do almoço vamos ao seu quarto para parabenizá-lo. Sua saúde está frágil e, há algum tempo, ele fica na cama, com acompanhamento médico. Fica uma pessoa com ele 24 horas por dia", contou à Agência Efe nesta manhã um familiar próximo, que preferiu não se identificar.
Em uma conversa por telefone, o parente disse que ultimamente o criador dos célebres personagens "Chaves" e "Chapolin Colorado" "teve dias bons e ruins".
De acordo com esse familiar, o comediante tem uma forma de explicar seus problemas de saúde "mais a seu estilo", pois "diz que correu sem óleo por mais de 40 anos trabalhando e com muitas viagens que o levaram para cima e para baixo, e agora os resultados estão aí".
"É um homem forte de 85 anos, que não perde o senso de humor. Ficamos muito tristes em vê-lo de cama. Agora, estamos felizes porque já tem três dias que ele está muito bem. Ele até publicou um tweet, e isso nos encoraja. Dessa forma, sabemos que ele se sente bem, com ânimo para escrever para os seguidores", declarou.
A Televisa, principal emissora do México, já sugeriu por várias vezes que alguém escrevesse as postagens em seu nome, mas ele se nega. "É minha conta e eu comando minhas mensagens", disse o ator.
Pela rede social, o comediante agradeceu a todos os seguidores pelas mensagens recebidas. "Obrigado por todo o seu amor e todos os parabéns. Estou animado e grato, sempre. Um abraço: Chespirito", publicou.
Alguns amigos também enviaram recados de felicidades pelas redes sociais. O ator Rubén Aguirre, que na série "Chaves" vive o professor Girafales, postou diversas mensagens e uma foto lembrando a época em que atuavam juntos.
Em uma das mensagens ele escreveu: "Um presente de vida é ter compartilhado alegrias, tristezas, sucessos e fracassos ao lado de (Roberto Bolaños) @ ChespiritoRGB".
Roberto Bolaños tirou seu apelido do dramaturgo William Shakespeare, cujo diminutivo em Espanhol era "Chespirito".
Há alguns anos, ele se mudou para Cancún junto com a mulher Florinda Meza, a Dona Florinda da série. O casal vive em uma casa próximo à Lagoa de Nichupté.
Sucesso em diversos países, o comediante também já foi homenageado na cidade de Cali, na Colômbia, onde um artista criou uma escultura do personagem Chaves com 9 metros de altura.
Escultura de 9m de altura de personagem interpretado pelo mexicano Roberto Gómez  Bolaños está exposta em frente a shopping (Foto: Luis Robayo/AFP)Escultura de 9m de altura de personagem interpretado pelo mexicano Roberto Gómez Bolaños está exposta em frente a shopping (Foto: Luis Robayo/AFP)
  •  
Mulher tira foto ao lado de 'Chaves' gigante em shopping na cidade de Cali, na Colômbia (Foto: Luis Robayo/AFP)Mulher tira foto ao lado de 'Chaves' gigante em shopping na cidade de Cali, na Colômbia (Foto: Luis Robayo/AFP)

GOVERNO NÃO ENVIA PROJETOS A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA E GREVE CONTINUA

Em mais uma assembleia, realizada na manhã desta sexta-feira (21), os trabalhadores em educação decidiram pela continuidade da greve. A decisão foi motivada pelo não cumprimento da promessa de enviar, até a última quinta-feira, os projetos de lei que contemplam as reivindicações da educação, para a Assembleia Legislativa.
Após a assembleia a categoria seguiu em passeata até a Assembleia Legislativa, para alertar o Poder Legislativo da importância da aprovação das Leis em caráter de urgência.
O coordenador geral do Sinte-RN, José Teixeira disse que existe a expectativa de encerramento da greve na próxima semana. “Se o governo cumprir o que ficou acertado com a direção do Sindicato a greve poderá ser encerrada na próxima assembleia da categoria”, disse o sindicalista.
A assembleia está marcada para as 14:30 da próxima quarta-feira(26), na Escola Winston Churchill. No dia anterior, o Sinte-RN está convidando toda a categoria para se reunir em frente à SEEC, a partir das 8h30 da manhã. O objetivo é pressionar para que os projetos de lei sejam realmente enviados a Assembleia Legislativa.

TRE RN ABRE VAGAS DE ESTAGIOS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

O Tribunal Regional Eleitoral do RN abriu inscrições para o Programa Social de Estágio para lotação nos cartórios eleitorais, destinado a estudantes do nível médio, na sede da Zona Eleitoral onde se pretende estagiar, no período de 19 a 25 de fevereiro, com exceção da 29° ZE, no município de Assu, que terá o período de 19 a 21 de fevereiro.
São 138 vagas, distribuídas entre as 69 Zonas Eleitorais do RN, sendo 19 para Natal, 8 para Mossoró, 4 para Parnamirim e 6 para Assu.  O processo seletivo será realizado por meio da média aritmética das notas do histórico escolar do aluno, e ficará com a vaga o estudante que obtiver maior coeficiente de rendimento escolar.
Podem concorrer estudantes do ensino médio maiores de 16 anos (completos até a data de início do estágio) e que possuam frequência regular na respectiva instituição de ensino. A carga horária a ser cumprida será de 20 horas semanais (4 horas diárias), com bolsa de R$ 300, mais auxílio transporte no valor de R$ 5,00 por dia de efetivo estágio.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

CREDITOS DE CELULARES TERÃO VALIDADE MINIMA DE 30 DIAS

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determinou que os créditos de celulares pré-pagos tenham validade mínima de 30 dias. A obrigação está em um regulamento aprovado nesta quinta-feira (20) pela agência reguladora.
As operadoras têm prazo de 120 dias, contados a partir da publicação do regulamento, para implementar a validade de 30 dias para os créditos pré-pagos. A publicação das novas regras no Diário Oficial da União deve ocorrer nos próximos dias.


De acordo com o relator da matéria, conselheiro Rodrigo Zerbone, a facilidade de compra de créditos de pré-pago faz com que, muitas vezes, o consumidor não seja informado sobre a validade do serviço, que, em alguns casos, expira em sete ou dez dias.
"É difícil exigir que o atendente da padaria, da banca de jornal ou da farmácia saiba qual a validade desse crédito", disse Zerbone. A empresa também terá que comunicar ao consumidor quando os créditos estiverem na iminência de expirar ou acabar e comercializar créditos com validade de 90 e de 180 dias.
No ano passado, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região chegou a proibir o estabelecimento de créditos na modalidade pré-paga, mas a decisão foi derrubada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).
O regulamento traz também outras regras que devem ser cumpridas pelas operadoras de telefonia fixa, móvel, internet e TV por assinatura. No caso do celular pós-pago, a fatura terá de detalhar o valor dos tributos por serviço e a operadora deverá comunicar quando o consumo se aproximar da franquia contratada.
A Anatel também determinou que as operadoras não podem enviar mensagens de texto para os clientes com publicidade, a não ser que o consumidor peça para receber os anúncios. Em 2012, a Anatel já tinha determinado que as prestadoras fizessem uma consulta aos assinantes sobre o interesse em continuar recebendo mensagens publicitárias.
As empresas deverão disponibilizar aos clientes um sumário com as informações da oferta antes da contratação, principalmente as que impactem custos para o usuário. Segundo Zerbone, isso vai ajudar a resolver problemas de falhas de comunicação na hora da contratação do serviço. "Percebemos que parte das reclamações é referente a falhas na comunicação durante a contratação. Ou o usuário não entendeu, ou alguma restrição não estava clara, ou algum valor não foi bem apresentado pelo vendedor. Depois, na hora de pagar a conta, o consumidor percebe isso."
Cancelamento automático
A rescisão de contrato poderá ser feita pelo consumidor junto à operadora de duas maneiras: falando com o atendente ou automaticamente. Quando for feito em contato com um atendente, o cancelamento terá efeito imediato. Se for feito de forma automática, por telefone, internet e por terminais de autoatendimento, será efetivada em até dois dias úteis, período no qual o consumidor poderá desistir do cancelamento. As empresas também terão que disponibilizar na internet um espaço no qual o consumidor possa ter uma cópia do seu contrato, plano de serviços, histórico de demandas e solicitação de gravações no call center.

EDUCAÇÃO:MÃE DESEPERADA PEDE PRA ESCOLA REPROVAR O FILHO QUE NÃO SABE LER


Mateus Antero estuda na Escola Estadual Malik Didier (Foto: Jonathan Cosme/ TV Centro América)Entrada da Escola Estadual Malik
Didier (Foto: Jonathan Cosme/ TV Centro América)
Frequentar a escola regularmente para aprender a ler e a escrever não tem dado certo para um dos alunos da Escola Estadual Malik Didier Namer Zahafi, no Bairro Pedra 90, em Cuiabá. Uma estudante de pedagogia, mãe de um aluno de 10 anos, disse ter implorado para a direção da unidade de ensino reprová-lo. O menino está no quinto ano do 'Ciclo de Formação Humana', que corresponde à quarta série do ensino fundamental, mas não sabe ler, nem escrever.
"Ele só sabe copiar do quadro, então acho melhor retê-lo do que aprová-lo sem que ele apresente condições para isso", disse ao G1. Ela afirmou ter exposto a situação durante reunião realizada recentemente entre a assessoria pedagógica da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e pais de alunos, mas a resposta foi que não poderiam retê-lo, pois o sistema de ensino não permite. "Eles [direção da escola] dizem que ele [filho] aprenderá no tempo dele, mas não acho normal. O que será do futuro do país?", questionou.
Ela trabalha na escola onde o filho estuda na função de auxiliar de limpeza e, segundo ela, esse não é um problema apenas do seu filho. "Tem muitos alunos em situação pior ainda, porque já estão no 7º ano e não sabem ler, nem escrever", disse. Ela contou que o filho só consegue escrever se estiver copiando do quadro, mas não consegue entender o que escreve. É como se estivesse desenhando. O garoto é filho único.
A escola em que ele estuda obteve a menor média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 em Mato Grosso. A unidade foi fundada há 22 anos e até 2011 só oferecia a Educação para Jovens e Adultos (EJA) como modalidade de ensino.
O secretário da unidade de ensino, José Carlos Oliveira, afirmou ao G1 que o sistema de ciclos determina que o aluno não pode ser retido. "Ocorre que nas escolas 'cicladas', independentemente do aluno saber ou não, ele não pode ser retido, porque também existe a questão de idade e série", disse. Ele deu como exemplo um caso que ocorreu no ano passado, quando a escola recebeu um aluno da rede municipal que tinha 13 anos e fazia a 4ª série, mas a escola não pôde matriculá-lo nessa série e o 'elevou' à 8ª série.
"É culpa do sistema, porque a escola não faz milagres. Por mais que tenhamos vontade de ajudar o aluno, ele pulou as fases de aprendizagem", afirmou. Ele disse ter tirado dúvidas com a Seduc quanto à questão desse aluno, especificamente, e a resposta que recebeu foi de que tinha que seguir o sistema. "Em alguns casos, a culpa também é da família. Tem casos em que o aluno não é matriculado no tempo certo e, quando o Conselho Tutelar descobre, obriga os pais a colocá-lo na escola, mas às vezes causa um desequilíbrio psicológico no aluno ao ver que os colegas mais novos sabem mais do que ele", avaliou Oliveira.
Ele citou a média obtida pela Malik Didier no Enem, em 2012, como resultado desse método de ensino. Explicou que, dos 21 alunos que fizeram o Exame, 20 eram da Educação para Jovens e Adultos (EJA), que também não reprova os alunos. "São alunos que passaram 20 anos sem estudar e concluíram o ensino médio em um ano e se saíram mal, até porque a EJA não reprova", disse. Segundo ele, o sistema exige somente que o aluno tenha 75% de presença para ser aprovado. "Isso é ruim para as escolas. Em São Paulo tinha esse tipo de ensino e foi revogado", comentou.
Para a coordenadora de Ensino Fundamental da Seduc, Aparecida de Paula, a situação do menino é delicada, mas não é permitida a retenção de nenhum aluno até o final do terceiro ciclo e ele está no segundo ciclo. "O normal é que a criança aprenda no processo de aprendizagem, mas a questão de ficar retido não está prevista no ciclo", afirmou. Conforme a coordenadora, a política da não-reprovação tem o intuito de fortalecer o trabalho pedagógico, mas que dependendo da situação de cada aluno é designado um professor para acompanhá-lo.
Ela avalia que a capacidade cognitiva varia entre os alunos. "Está prevista uma compreensão cognitiva das crianças. Se a criança está no ciclo, ela não precisa ficar retida, porque cada uma tem a capacidade cognitiva a seu tempo", argumentou. "Se uma criança de seis anos estiver à frente das demais, não precisa ficar amarrada aos colegas de seis anos.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

ACIDENTE COM LANCHA EM PIPA FERE OITO EPSSOAS

Acidente de lancha na praia de Pipa resultou em um passageiro com fratura e mais 7 com escoriações leves. Foto:Divulgação
Acidente de lancha na praia de Pipa resultou em um passageiro com fratura e mais 7 com escoriações leves. Foto:Divulgação
A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) comunica que, às 11h30 desta quarta-feira (19), tomou conhecimento da ocorrência de um acidente na praia da Pipa – Tibau do Sul/RN, com a lancha “LUANA SILVA II”, que, ao suspender para um passeio turístico, teve problemas no motor, ficando à deriva e, com isto, foi arremessada nas pedras.  
O condutor da embarcação teve fratura na perna direita e os sete passageiros sofreram escoriações leves.
Uma equipe de inspetores navais da CPRN foi deslocada para o local visando iniciar as apurações preliminares e as condições em que ocorreram o acidente.
O competente Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo acidente.

COMERCIANTE É ASSASINADO EM ASSALTO EM PARNAMIRIM


O comerciante Elias Cazuza, de 50 anos, foi morto no Mercadinho Cazuza, na manhã desta quarta-feira (19), vítima de um latrocínio, na rua Capitão Martino Machado, no bairro de Passagem de Areia, em Parnamirim.
Dois adolescentes chegaram ao estabelecimento, anunciaram o assalto e, de acordo com testemunhas, a vítima teria reagido, o que fez com que um dos bandidos atirasse. O comerciante foi baleado na cabeça e morreu no local.
De acordo com o cabo Geisson, do 3º Batalhão da Polícia Militar, no momento em que a dupla fugia a pé, um morador fez uma perseguição e conseguiu deter um deles, um adolescente de 15 anos, que por muito pouco não foi linchado pela população.
Uma viatura da PM chegou ao local e conduziu o suspeito para a Delegacia de Parnamirim, onde o adolescente confessou que participou da tentativa de assalto, mas quem atirou foi o comparsa dele. O comerciante era bastante querido na região e a população ficou bastante revoltada.
 

DNIT VAI DESLOCAR PARADAS NA BR 101

Uma nova BR-101, com tráfego ágil e pontos de transporte coletivo organizados. Esse panorama pode sair do campo dos sonhos de quem transita na via nas imediações de Natal e Parnamirim, para se tornar realidade. Embora não tenha definido prazos, o Departamento de Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) apresentou proposta para mudar a configuração da BR-101 em um trecho de mais de 10 km, que se inicia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) até o bairro de Potilândia, em Natal, nas proximidades do complexo Viário Quarto Centenário.
Adriano AbreuMudança é para desafogar rodovia e dar mais fluidez ao trânsitoMudança é para desafogar rodovia e dar mais fluidez ao trânsito

A ideia é fazer a interligação das marginais da via federal e o deslocamento dos pontos de embarque e desembarque de passageiros do leito da rodovia para as vias marginais que serão calçadas e asfaltadas. Em alguns trechos, como na altura do bairro de Emaús, em Parnamirim, e na região de Neópolis, já próximo ao Viaduto de Ponta Negra, as marginais ainda estão incompletas, em barro.

Além do deslocamento das paradas, poderá ainda haver um escalonamento dos pontos, com uma nova divisão dos pontos de ônibus por linhas e exclusão dos estaduais. A proposta está em fase de licitação, em Regime  Diferenciado de Contratação (RDC), em que não pode ser divulgado o valor da obra. Segundo Willy Saldanha, supervisor de operação do DNIT, a licitação prevê a contratação de uma empresa para construir o projeto e executá-lo. Ao final de fevereiro sai o resultado do certame e, após 60 dias, a empresa vencedora deverá apresentar o projeto para aprovação do DNIT e assinatura da ordem de serviço. O prazo de conclusão da obra será definido no projeto.

Neste ínterim, o DNIT tem se reunido com os órgãos municipais e estaduais para apuração de dados a fim de embasar o projeto executivo. O plano foi discutido nesta última quarta-feira, 12, com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), quando foi pedido levantamento do quantitativo das paradas, fluxo de passageiros e de todas as linhas de ônibus que trafegam no percurso a partir do bairro Cidade Satélite até Potilândia, nos dois sentidos da via.


O levantamento do restante da BR-101, trecho no município de Parnamirim, será responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). “Se estuda ainda a possibilidade de um corredor exclusivo para o ônibus na marginal da BR”, relata Clodoaldo Trindade, secretário adjunto de trânsito.

“Estamos hoje com mais de 400 veículos coletivos transportando na BR-101”, já contabiliza o secretário, acrescentando que na via federal já se sabe que há mais de 1.700 viagens de todas as linhas. “O que vamos fazer é entregar esses dados ao DNIT para eles comporem o projeto executivo”, conta.

A BR-101 hoje se configura como o principal acesso à Zona Sul. Todos os bairros da região possuem saídas para a via federal. Em horários de pico, como às 8h, no sentido Zona Sul ao Centro, o fluxo para. Carros pequenos competem com os ônibus, não só na faixa direita, como na faixa do meio, onde os transportes de grande porte adentram para avançar, já que não há exclusividade de faixa. Próximo ao viaduto da Roberto Freire, ao lado direito, sentido Zona Sul, já se configura um ensaio para a proposta. A marginal da BR  tem parada para ônibus intermunicipais.



juiza_comarca_alagoinha

Segundo relato do portal Nordeste1.com a Juiza da cidade de Alagoinha, Dra. Inês Cristina, determinou, algemou e mandou recolher ao Batalhão da cidade, todo o destacamento policial, dois cabos e um soldado por desobediência. O fato correu na última ter-feira no forum daquela cidade.
O FATO
A Juíza determinou para o cabo Jair  que fosse efetuar a prisão de  um homem não identificado, que teria invadido uma residência. O outro membro do pelotão, cabo Haroldo disse que só iria efetuar a prisão com um mandato de prisão no que a Juiza discordou. Diante do impasse a Juiza pegou as algemas dos policiais,  anunciou voz de prisão dos dos cabos da PM e de  soldado Thiago que estava presente. A magistrada também determinou que os três policiais presos fossem recolhidos ao batalhão.
“Sendo assim a juíza disse que não precisa de ofício, eu estou mandado, o CB Jair por si, disse que não iria efetuar a diligência sem o mandado de prisão. Então, a Dr Inês mandou prende-lo e o algema-lo, da mesma forma o seu colega de farda,  o CB Aroldo  se algemou por consideração ao companheiro, criando todo esse desconforto, também teria o terceiro policial, que é o SD Thiago, esse, a mesma pediu para ele se retirar da sala”. explicou o Coronel.
Já na manhã desta quarta-feira (12), a equipe de reportagem do Nordeste1 procurou o Tenente Coronel Valério da Silva, para poder explicar o acontecido, já que a cidade de Alagoinha pertence ao Quarto Batalhão de Polícia Militar de Guarabira.
O Tenente Coronel Valério da Silva, se dirigiu até a cidade de Alagoinha na tarde de ontem, chegando no fórum se deparou com os seus policiais algemados, na mesma hora pediu para tirar as algemas dos mesmos, e constatou um deles chorando.
Os policiais foram conduzido ate o Quarto BPM em Guarabira,  foram ouvido e liberado, o Coronel também disse que os PMs pediram para serem transferidos, pois não se sentiam confortados em trabalhar na mesma cidade, devido a essa episódio ocorrido na tarde desta terça-feira (11)
- See more at: http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/2014/02/13/desobediencia-juiza-de-alagoinha-algema-e-prende-dois-cabos-e-um-soldado/#sthash.dAAGLzM0.dpuf